O Segredo e o Bode da Maçonaria


Este texto foi enviado como um simples comentário em "Maçonaria e Igreja". Devido a sua pertinência e veracidade para a enorme maioria dos Maçons, transformo-o em um uma postagem, com os agradecimentos à pessoa que o enviou e ao autor.

Autor: Pedro Borges dos Anjos, é Cristão Evangélico e Mestre Maçom do quadro da Loja Maçônica Caridade e Segredo, da cidade histórica da Cachoeira, estado da Bahia.


No livro de Daniel, capítulo 12, versículo 4, o Senhor ordena que o profeta lacre e guarde em segredo as palavras de uma mensagem expressa em um determinado livro até o fim dos tempos. Mais adiante, no mesmo capítulo, nos versículos 9 e 10, diz o Senhor: “Vai Daniel, porque estas palavras estão fechadas e lacradas até o tempo do fim. Muitos serão purificados, esbranquiçados e refinados, mas os transgressores procederão iniquamente, e nenhum dos transgressores entenderá, mas os sábios entenderão.” Fiel às instruções do Senhor Deus, Daniel guardou e os de hoje prosseguem guardando o segredo recomendado por Deus.

Embora guardar sigilo na Ordem Maçônica vem desde sua origem, a notícia remonta do período dos apóstolos, por volta do terceiro ano depois de Cristo quando eles se dirigiram a várias localidades para pregar o evangelho. Os que foram para a Palestina, ficaram surpresos com o costume do povo judaico em falar ao ouvido de um bode, um animal muito presente na cultura do povo judeu daquele período. Os apóstolos de Cristo, ao buscarem saber as razões que sustentavam aquela postura, os palestinos davam o silêncio como resposta. Até que um Rabino de uma comunidade, em atenção à indagação do apóstolo Paulo, respondeu-lhe que tal procedimento era (e ainda é parte, até hoje em algumas aldeias do território Israelense) de um cerimonial judaico para expiação de pecados e erros, cujo povo tem o bode como confidente. Confessar erros e pecados ao um bode, junto ao seu ouvido, segundo o mencionado ritual, assegura ao pecador de que o segredo de seus delitos confessados ficam guardados, tendo em vista que bode não fala. O confessionário na Igreja Católica foi instituído anos depois, cuja instituição garante ao pecador o voto de silêncio por parte do sacerdote-confessor.

Perseguida pelo governo papal do Vaticano, por discordar frontalmente das instituições oficiais do seu poderoso império, com que a Igreja subjugou, humilhou e matou nas fogueiras da Inquisição milhões de pessoas, muitos maçons foram presos e submetidos aos inquisidores que a todo custo buscavam arrancarem deles confissões sigilosas de domínio da Ordem Maçônica, semelhantes as que o Senhor recomendou ao profeta Daniel fechar e lacrar até o tempo do fim. Um dos inquisidores, Chasmadoiro Roncalli, um reconhecido perverso dos quadros da Igreja, chegou a desabafar, com um superior seu: “Senhor, este pessoal maçom parece bode, por mais grave que eu torne o processo de flagelação a que lhes submeto, não consigo arrancar de nenhum deles quaisquer palavras.”
Remonta desse período a alcunha de bode com que se faz referência aos cidadãos maçons, em todo o mundo, como aquele que sabe guardar segredo.

Muitos associam a figura do bode ao demônio com que buscam acusar a Maçonaria de práticas satânicas, com argumentações integralmente destituídas da expressão da verdade. Ministros da Palavra de Deus e fiéis de quaisquer segmentos da Igreja de Cristo têm compromisso com a verdade, razão por que o próprio Deus recomendou e instruiu a todos, conforme está expresso nas Escrituras Sagradas do Livro de Êxodo 23:01 “não deves propagar uma notícia inverídica. Não cooperes com o iníquo por te tornares testemunha que trama violência.”

A Maçonaria proclama a existência de Deus, os iniciados em seus templos (não são deístas) são teístas e têm a Jesus Cristo como único Salvador. Ensina que a alma é imortal. Proíbe a discussão sectária de natureza política ou religiosa em seus templos. Busca unir a todos pelos laços da fraternidade conforme recomenda Jesus “tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.(Este último parágrafo foi negritado por iniciativa do autor do blog).

134 comentários:

Anônimo disse...

Moço,
Quanto mais você posta mais curioso me deixa.

Anônimo disse...

Muito interessante o texto. Mas, sempre tive vontade de conhecer melhor maçonaria e poder fazer prte dela. Como isso acontece? Como posso fazer parte desta sociedade de conhecimento e fraternidade?

Anônimo disse...

meu avô me contava outra versão... quando um grupo de homens livres, membros da gde loja de londres veio ao brasil... se referiam aos seus irmãos obreiros como brothers(irmão em ingles), outro grupo de mau ouvidores e profanos que ouvia a conversa começou a se referir aos membros da ordem como os bodes...um abraço fraternal... do Paulo Fernando

Anônimo disse...

Eiiiiiiiiii vocês deveriam tomar vergonha na cara, e aceitar Jesus como seu unico e suficiente salvador, abrão seus olhos e vejão que a maçonaria é uma seita unicamente constituida pelo diabo as benevolencias para com a sociedade servem só para incobrir as maudades que nela estão embutidas. A maçonaria é simplismente uma seita satanica, tenho afirmado, puramente satanica. E você que é autor desse blog, publique meu comentário
exponha a verdade, pelomenos uma vez!

Anônimo disse...

Ô RETARDADO! PRIMEIRO APRENDA A ESCREVER E DEPOIS PENSE ANTES DE FALAR, SERVO DE DOIS DEUSES!
LEIA MAIS, EDUQUE-SE MAIS, SENÃO VAI PRO INFERNO...

Anônimo disse...

é muito educativo o texto,,meus parabens ao autor...

e um abraço fraterno aos irmãos...

Anônimo disse...

Porque mulheres não fazem parte desta sociedade secreta? Não são por acaso igualmente filhas de Deus e irmãs e Jesus Cristo igualmente aos seres masculinos?????????????/

Anônimo disse...

É impressionante,como nosso Mestre nos orienta e só no momento oportuno, oferece os instrumentos necessários para a verdadeira ação em Seu Nome e em defesa da Sua Justiça Divina em prol de tantas injustiças nesse plano terrestre tão material e desprovido de sinestesia espiritual.
Valquíria Brito

Anônimo disse...

Tão sábias e verdadeiras as mensagens contidas nesse texto e quão leigos ainda somos neste plano terrestre.

Unknown disse...

não cansarei de repetir...aos dezavisados,desorientados e sem religiões...por favor...esse blog é acima de tudo...justo e perfeito....os que criticam são os que não tem religião, nunca lêram a bíblia,nunca ouviram a verdade, são curiosos que se deixam apaixonar pela fofoca, vão as suas igrejas apenas de corpo presente, não respeitam a DEUS,só o uscam na hora de pedir mas para agradecer nunca vão...sou maçom com muito orgulho,,tenho em meu coração DEUS E JESUS CRISTO O UNICO SALVADOR, não ei de ficar caladoao ver analfabetos de inteligencia criticarem minha instituição.....pois é a única no mundo que tem em seu quadro pessoas de bem de diversas religiões...Um T.´.F.´.A.´. aos criadores desse blog...meus parabéns...!

Ir.´.Jorgean Rodrigues
jorgeanrodben@hotmail.com

Anônimo disse...

Agradeço ao G.A.D.U. por ter inspirado ao Irmão na elaboração deste texto. Fraternal Abraço.

Anônimo disse...

Olá Irmãos
Ele é JUSTO E PERFEITO,em cada um de nós habita um ser real criado por Ele,basta a luz e tudo se resplandecerá, não sou maçon, estudo muito e tenho um tropismo grande pela sublime ordem ,estou em processo de ingresso e se aceito me dedicarei eternamente aos estudos nos misteres da loja e me orgulharei em ser um eterno e feliz neófito.
Você não entra na maçonaria , ela simplesmente entra em você.
IN GOD WE TRUST.
Forte Abraço a todos.

Anônimo disse...

É com imensurável prazer que entro em contato com vós para tal assunto.
Sou frater Rosa Cruz, em meus estudos, analises e comparações sinto afinidade a Maçonaria, gostaria de parabeniza-lo pelas riquissimas citações e explicações aqui demonstradas. Aos profanos devem meditar e refletir antes de postarem ridicularidades a esta respeitada instituição, devem avaliar sua vida e seus costumes antes de responderem ou denegrirem a imagens que nao os diz respeito.
aos irmãos desejo sinceros votos de paz profunda.
Frater Thiago.

Anônimo disse...

Ol� caro irm�os e amigos!
Vale muito lembrar que o termo profano n�o remete ao ser humano do mau, ou desonesto ou impuro, e simplesmente ao � aquele que est� fora da sublime ordem.

MA�ONARIA:"Isto � hora que fica, eleva e consola". O caminho est� aberto,outros que sigam!

Fraterno abra�o, Tiago.

Anônimo disse...

gente não tem logica quanto mais eu leio mas o assunto me interessa, bom se tudo aqui mostrado for verdade, me responde a mulher tem o direito de participar disso tmbm?

Anônimo disse...

Para você que pergunta se a mulher pode participar, informo que a mulher, esposa de um Maçom, tem papel importantíssimo nas obras Maçônicas. No que se refere a filiação em uma loja, a mulher não pode, contudo, há em alguns estados brasileiros, lojas maçônicas mistas, porém, não são reconhecidas, ou seja, não podem usufruirem dos "benefícios" de uma loja "regular"

Unknown disse...

Sou cristão e não conheço a fundo os preceitos da maçonaria, mas responda-me a maçonaria não é tambem esoterica? se é acretida na reencarnação (vida após a morte)não vai de encontro aos ensinamentos de Jesus, sei que é uma entidade filantrópica conheço seu feitos ao longo da historia e quem sou eu para julgar, mas Pastor faça uma reflexão e eleve seus pensamentos a Ùnico que é digno de toda honra e gloria. A paz

Anônimo disse...

"Baphomet fire" eh e sempre será o princípio de tudo, assim como os templários, que começaram com nove.

Blogante disse...

Demorou para alguém mencionar Baphomet neste blog

Agora só falta proporem incinerar maçons, dá mesma forma como foi feito com os Templários sob a alegação de que eram adoradores de tal figura.

Anônimo disse...

ñ querendo criticar a igreja católica, mas acho que ela tem uma grande influência no que dis respeito a proliferação de pensamentos muitas veses ridiculos contra a Maçonaria, os primeiros boatos que surgiram em nosso paiz de que a Maçonaria seria uma seita demoniaca, foi espalhado por um padre que por não poder entrar e saber oque se passava dentro da l.: resolveu, com sua imaginação muito fertil, diser que as praticas Maçonicas eram em favor do demonio. E assim boa parte da população Brasileira passou a ver a Maçonaria com maus olhos, erradamente. Um T.:F.:A.: A todos os irmãos que defendem a justa e perfeita Maçonaria.

Unknown disse...

As forças que regem o universo são muito maiores e mais poderosas que podemos imaginar. O G.'.A.'.D.'.U.'., estabele para o homem, não o lugar de imagem e sememlhança sua, mas o lugar da superação, da vitória quanto a condição meramente humana.As idéias que ainda são defendidas em muitas religiões e em disciursos apixonados e influencioados pelas religioes cristãs, parecem andar no limite estreito de uma compreensão na qual o universo é o reduzido espaço de nosso sistema solar ou nossa galáxia,e o homem tivesse um lugar privilegiado, como se Deus o tivesses criado como a sua maior obra.
A estriteza de uma visão como essa, é a que gera as discriminações e os pensamentos fudamentalistas. "conheça a verdade e ela o libertará", mas essa verdae deve ser buscada, não revelada, como muitos esperam nos bancos das igrejas. A busca é a compreensão de que tudo é muito maior que essas idéias limitadas e egocentricas que possuimos, ao nos colocar no centro das preocupações divinas, como se fossemos a melhor de suas invenções. O homem não é o ultimo estagio da evolução universal, apenas um deles. Se o homem precisa se melhorar, pela religião, pela ciência ou pela filosofia, lógico que não é imagem e semelhança de Deus, uma vez que Deus na sua perfeição não precisa se melhorar, orar, conhecer, ele é a verdade Eterna, ou seja, Imutável. Quando o homem tornar-se algo superior, deixará de ser homem, tornar-se-á um ser que se superou, portanto, algo mais próximo de Deus, não mais homem. Obrigado pelo espaço Ir.'. e que o Grande Pai Celestial nos dê força, sabedoria e beleza para superação de tudo aquilo que somos. S.'. F.'. U.'.

Anônimo disse...

procuro saber mais da maçonaria já faz algum tempo,gostei muito do que escreveu vou continuar lendo sobre a maçonaria me intereço muito sobre o assunto ja fui ADVENTISTA DO 7 DIA... concordo com o que eles ensinam e,mas não fiés no que ensinam, me identifiquei bastante com a maçonaria parabens pelo blog.....
quero conhecer uma loja, se posivel
conhecer maçons p conversar e ter mais conhecimento....obrigada

Anônimo disse...

Olá!
Sou evangélico e ultimamente tenho me interessado pelo assunto "maçonaria" e tenho visto que no decorrer da História da humanidade, ela se faz presente. Confesso em dizer que estou surpreso em encontrar esse blog escrito por um pastor evangélico e maçon. baseado nessa questão histórica, gostaria de saber o seguinte: Será que os personagens biblicos como Noé, moisés , abraão, Isaque, Jacó, enfim, os diretamente citados no antigo e no novo testamento eram maçons? Gostaria de obter essa resposta. Desde já agradeço. Meu endereço é rj.galdeano@gmail.com

Blogante disse...

Caro rj.galdeano

UM ESCLARECIMENTO: O autor deste blog (eu) não é pastor evangélico e nem nunca afirmou ser maçom.

Quanto à sua pergunta sobre os personagens bíblicos citados, não há nem evidências nem coerência histórica em inferir que possam ter sido maçons.

Unknown disse...

Caro PEMG;
Quero me desculpar pelo mal entendido em intitulá-lo de pastor e maçom simultâneamente. Achei que vc fosse o Sr. Pedro Borges dos Anjos, "mestre maçom" citado no início desse texto. Mil desculpas. Agradeço sinceramente pela atenção e resposta dada à pergunta que fiz anteriormente.

Blogante disse...

Reginaldo
Não há do que você se desculpar. Aliás, é comum as pessoas pensarem que eu sou autor de todos os artigos, mesmo quando cito explicitamente o autor. Somente por isto é que fui enfático, negritando uma das frase.

Obrigado por participar e Fique em Paz.

Gago Coutinho disse...

gostei, parabens...

www.maconariaportugal.com

Anônimo disse...

Li este artigo durante minha recente estada em Londres. Li a versão em Inglês. Fiquei bastante interessado devido a importância da informação.Sendo maçom, durante minha viagem pela Europa, participei de sessões maçônicas em Paris, em Londres e por último Amisterdam, na Holanda, e em todos esses lugares este artigo está sendo muito comentado.Este artigo do maçom e cristão evangélico Pedro Borges dos Anjos, já tem versão em 34 línguas estrangeiras. Então, trata-se de um tema de muita importância não só para maçons e evangélicos, mas a estudiosos e pesquisadores, de modo geral.

Anônimo disse...

Achei este artigo muito instrutivo e verdadeiro.Pesquisei os livros bíblicos, capítulos e versículos referidos - são todos verdadeiros.
Sou evangélico e confesso que eu tinha uma visão muito negativa da maçonaria. Agora vejo o que me passaram nas pregações e instruções da escola bíblica dominical não é verdade. Eu também não quero colaborar com o iníquo, conforme adverte-nos a mensagem do senhor Pedro Borges dos Anjos. Peço ao autor deste blog que consiga e publique no seu, o e-mail ou site do senhor Pedro Borges dos Anjos. Muita gente gostaria de comunicar-se com ele.
Obrigado.

Anônimo disse...

Parabéns , Ir.Pedro Borges dos Anjos ... belo trabalho de pesquisa e estudo, está auxiliando a combater os preconceitos e os erros ainda existentes em nosso País sobre a "Maçonaria" Instituição nobre que trabalho o aperfeiçoamento do ser humano.
Em relação a demais comentários no blog, fica a frase " De quem nada se sabe . De nada se duvída "
TFA - Brosers Ir. M.M - RS-BRASIL

Anônimo disse...

Gentleman,
I have just read the article entitled The Secret and the Masonary's Goat, written by the Master Mason and Evangelical Christian Pedro Borges dos Anjos.My name is Don de Luka,american citizen, at present living in London, UK. The article is very interesting and instructable. I am also an evangelical christian, Bushey Hurts Baptist Church's senior pastor.
During the whole months of June and July, I shall be preaching in a couple of evangelical churches about this theme: Masonary. I shall be mentioning and reading parts of this Mr Pedro Borges' article.
Thanks a lot for accepting to publish this short commetary.

Anônimo disse...

Eu tinha uma imagem muita negativa da Maçonaria devido ao que ouço de pastores evangélicos. Recentemente, assisti a um DVD de um pastor evangélico chamado Francisco - o ex-bruxo Chico, como ele se entitula.Arraza com a Maçonaria. Ele também se diz ex-maçom, grau 33, da Grande Loja do Ceará.O que ele fala é abominável.O autor deste artigo e o próprio pastor Francisco deveriam se pronunciar sobre este assunto. Ex-bruxo Chico, afirma categoricamente que os maçons são adoradores de Satanás. Acessem ex-bruxo Chico no Google para se certificarem de suas afirmativas. Será que ele está falando a verdade ou ele é um mentiroso? Acho o artigo do Sr. Pedro Borges dos Anjos muito profundo, muito esclarecedor.É bom que quem leia o divulgue.

Anônimo disse...

RSRS QUANTA IGUINORANCIA!!! NÃO SEI COMO AINDA NOS DIAS DE HJ EXISTEM PESSOAS DISCUTINDO RELIGIAO. COMO PODE ESSES CRENTES QUE SE DIZEM SEGUIDORES DO AMOR ENSINADO ATÉ ANTES DE JESUS CRISTO SER TAO INTOLERANTE QUANTO A OUTRAS BUSCAS ESPIRITUAIS, IGUALZINHO A IDADE DA PEDRA QUANDO UM FALAVA SEU DEUS ÉRA MAIS PODEROSO DOQUE O OUTRO. SENDO TODA EXISTENCIA UMA COISA SÓ, QUE PODEMOS CHAMAR DE DEUS, OU APENAS SABER Q EXISTE SEM NUNCA PRONUNCIAR UM NOME COMO OS JUDEUS FAZEM. OU ATÉ MESMO CRITICAREM A CIENCIA COMO NA INQUISÇÃO , QUANDO MATARAM A GALILEU GALILEI E MILHOES DE OUTRAS PESSOAS EM NOME DE QUEM? SOU HUMANISTA RELIGIOSO ESTUDO TODAS ELAS . E DIGO Q NÓS SOCIOLOGOS E CIENTISTAS BUSCAMOS A MESMA VERDADE QUE TODOS VCS.
PAREM DE BRIGA E PREGUEM O AMOR.
RESPEITEN-SE!!! O DIABO NADA MAIS É DOQ ESTA IGUINORANCIA INTOLERANTE DE VCS...!!!

Anônimo disse...

Esta é boa. Como um macom pode se considerar cristão? Além de uma mentira é uma demonstracão de profunda ignorancia.
Cristão, palavra grega criada para substituir o conceito hebraico de Messias, que para aquele povo significava o salvador de povo de Israel, que iria libertá-los da dominacão romana. à época e cristo.
São Paulo, ele próprio judeu instruído de Tarso não podia ser surpreendido por práticas judaicas da palestina.
Lembro ainda que os primeiros cristãos existiam na palestina também, principalmente liderados por Tiago, o Irmão do Senhor e por Pedro, ou Cefas, sendo todos eles Judeus!
Voltando ao significado de ser cristão, o conceitode messias foi transformado para significar o Filho de Deus que redime, através da sua morte na cruz os pecados da humanidade - morreu para nos salvar.
Como pode então, pessoas que acreditam na evolucão do espírito através do conhecimento autodenominarem-se cristãos? Isso nega o papel de Salvador de Jesus, cerne da cristandade.
Tudo isso não passa de mais bull shit (para os fluentes em ingles) da maconaria que agora distorce seus conceitos para tentar passar uma mensagem mais palatável.
No fim maconaria resume-se a tráfico de influencia.
Junte-se maconaria, extremismo religioso e ignorancia histórica e teremso uma pérola como o acima, que rodou o mundo pela sua sabedoria. ahahaha

Anônimo disse...

Não vou comentar o artigo, à vista do seu brilhante conteúdo, do domínio que autor, o evangélico e mestre maçom, Sr. Pedro Borges dos Anjos mostrou ter das Escrituras Sagradas e de Maçonaria. Quero referir-me a alguns comentários em que os autores, crentes, procuram humilhar os maçons, afirmando que estes deveriam "tomar vergonha na cara...etc," com um português desfigurado, uma verdadeira à gramática do nosso vernáculo,como a expressão "abrão" seus olhos e "vejão" que a Maçonaria, etc..., no lugar de "abram" e "vejam". Um outro comenta, argumentando que é "iguinorância" discutir religião nos dias de hoje. Dizer que é "iguinorância" de alguém com tamanha desfiguração da verdadeira palavra é que é "ignorância" flagrante.
Termino, muito feliz com este artigo do Sr. Pedro Borges dos Anjos. Gostaria de poder conhecê-lo, de poder comunicar-me com ele, pois, vê-se que se trata de quem tem muito raciocínio e sabedoria.

Blogante disse...

Ao anônimo que disse:
"Esta é boa. Como um maçom pode se considerar cristão?"
:

Além de transcrever o texto de comentário para post, o que subentende, pelo menos, minha concordância parcial com ele; não participei das discussões e comentários que se seguiram. Vejo que o tom dos comentários, a qualidade e, digamos, o entusiasmo é bem variado. Além disto, na medida do possível, publiquei todos aqueles que não fossem vulgares ou graciosamente agressivos. O seu comentário, no entanto, deixou-me em dúvida. Embora bem escrito, ele é falacioso ou, pior, sofismático.
Não entrarei em discussão com você, mesmo porque, nem sei quem és. Simplesmente afirmo que sua definição de cristão é propositalmente limitada e limitante, com o intuito de questionar o artigo. Verdadeiramente Cristão é aquele que vive e age segundo os preceitos e ensinamentos de Jesus de Nazaré. Portanto, e sei o que digo, a priori, não há incompatibilidade alguma em ser ambas as coisas.

Ass. O Autor do Blog (não do artigo).

Anônimo disse...

Os crentes que condenam a maçonaria e dizem que maçom não pode ser cristão entram em flagrante contradição com expoentes do Evangelho de Cristo,a exemplo do maior pregador evangélico do século XX, o pastor Billy Graham, dos Estados Unidos que é maçom declarado, membro de uma Loja Maçônica,em seu Estado.Que dizer de tantos outros pastores e bispos evangélicos de renome internacional que são maçons,eles que têm profundos conhecimentos das Escrituras Sagradas? Que dizer de Benny Hinn que é maçom de uma Loja de Montreal, no Canada? Como censurar o autor do artigo,o escritor Pedro Borges dos Anjos que é maçom e evangélico, na cidade da Cachoeira,no Estado da Bahia?Procrei saber através de dois telefonemas que fiz para a cidade histórica da Cachoeira, no Estado da Bahia, sobre o Sr. Pedro Borges dos Anjos, todos o conhecem. Trata-se de uma renomado professor, teológo, doutor em Divindade, professor de hebraico bíblico e moderno. É, de fato, membro da Igreja Evangélica Pentecostal Santuário da Salvação e mestre maçom da Loja Maçônica Caridade e Segredo. É claro que uma pessoa conceituada em sua posição, saberia fazer a distinção, caso fosse verdadeira a afirmativa de que evangélico não pode ser maçom.
Daqui de Santos,SP, fico a abrir este site diariamente e de vez em quando deparo-me com comentários de cidadãos sem qualquer domínio de estudos mais profundos sobre o assunto, emitindo opiniões destituídas de fundamentação bíblica.Sou evangélico há 30 anos,mas graças ao Senhor Jesus,exerço a minha capacidade de raciocínio fundamentado em dados verdadeiros,nunca por comentários de ouvir dizer, nem movido por emoções.

Anônimo disse...

Tem muitas pessoas que consultam este blog e não sabem inglês. Seria bom que o autor deste blog traduzisse o que o cidadão de outro país escreveu em inglês sobre o artigo do Sr. Pedro Borges dos Anjos.Acho que muitos têm interesse em saber a opinião dele também, e igual a mim não têm o domínio do inglês.Eu entendi apenas que o nome dele é Don deLuka. Obrigado! José Massa, de Brasília,DF

Anônimo disse...

É de surpreender que quem é maçom possa ser evangélico também. A Maçonaria é uma seita satânica, basta escutar o testemunho do pastor Francisco Vieira, o ex-bruxo Chico, para se ter uma idéia do que é a Maçonaria. Não importa Billy Grahan, Benny Hinn, Pedro Borges e outros maçons evangélicos. O que se há de valorizar e difundir são depoimentos de pastores estudiosos pelo Brasil inteiro, e pelo mundo também que abominam a Maçonaria. Procurem na Internet o testemunho do pastor Francisco Vieira, o ex-bruxo Tio Chico, e todos verão o que significa ingressar na Maçonaria. Luiz Dias Sampaio,Fortaleza, Ceará.

Anônimo disse...

Tudo começou e aconteceu na idade média,quando a igreja era soberana absoluta,e seus lideres da época praticavam o terror em nome da fé cobrando indilgência e impostos altissimos,eliminando nas fogueiras todos os oponentes.Esta é uma homenagem aos maçons que morreram lutando,e aos que vivem em nome da LIBERDADE,IGUALDADE e FRATERNIDADE.

Anônimo disse...

meus parabens,um dia ainda serei mais um irmão

Anônimo disse...

Li o texto do Sr. Pedro Borges dos Anjos. Eu também fazia uma outra imagem da Maçonaria.Agora vejo o quanto somos enganados pelos que falam e escrevem contra a esta Instituição.Coloquei o nome do Sr. Pedro Borges dos Anjos no Google para saber se havia alguma informação sobre ele.Encontrei que ele é o jornalista editor-chefe do Jornal O GUARANY, da cidade da Cachoeira.O e-mail dele é borgeshalom@yahoo.com.br Agora fica fácil para os leitores que querem comunicar-se com ele. O e-mail dele está no blog de Luciano Borges dos Anjos, um dos diretores do referido Jornal.
Entendo que o artigo é muito esclarecedor.

Anônimo disse...

Um bom dia a você autor do Blog. Queria lhe ser franco. Sou um verdadeiro admirador da ordem. Certo tempo atrás, não mais que 6 anos fui recebido por um mestre em uma loja aqui de minha cidade que me aceitou e me convidou a ordem. Durante o periodo que esperava o grande dia da minha iniciação sempre era muitissimo bem tratado por ele e por um outro irmão com quem tambem tive contato. Sempre se referiam a mim como "Grande Homem". Isso me deixava orgulhoso. Porem algo horrivel aconteceu em minha familia e acabei não podendo iniciar por questões financeiras minhas. No mesmo dia em que comuniquei esse fato me senti humilhado com as palavras que ouvi desse mestre. das quais me chamou: "Sem honra, sem iniciativa, homem sem propósito enfim...várias mesmo". Infelizmente isso me fez ficar decepcionado com o que eu tanto almejava e ter uma imagem diferente da que outrora tivera. Como gostei muito da forma que trata e aborda a ordem em seu blog me senti a vontade pra lhe compartilhar isso.

Por favor nao publique este comentário e caso deseje me responder responda neste e-mail:
hs_sistemas@hotmail.com
Abraços meu caro.

Anônimo disse...

Não tem sentido comparar o domínio das Escrituras Sagradadas por Billy Graham, Benny Hinn e Pedro Borges, autor deste artigo, com o testemunho descompromissado com a verdade feito pelo ex-bruxo Francisco Vieira que se diz pastor evangélico, divulgando um cerimonial de iniciação totalmente desconhecido das Potências Maçônicas, além de fazer afirmações constrangedoras sobre figuras ilustres da nação brasileira, como Orestes Quércia, Xuxa Meneguel, o saudoso senador ACM, etc, afirmando suas ligações com o mundo das trevas, através de sua própria pessoa.
É preciso separar o joio do trigo. O artigo de Pedro Borges dos Anjos é uma referência importante para se esclarecer equívocos gerados nos comentários de ouvir dizer, em pregações de pastores que não têm compromisso com a verdade.

Anônimo disse...

Meu nome é Edésio do Carmo Silva. Moro em Ponta Grossa, Paraná. Sou maçom de uma Loja subordinada ao Grande Oriente.Já tenho 28 anos de maçonaria. Decobri que há uma maçonaria fundamentada nas instruções divinas, segundo a Bíblia, uma maçonaria que instrui aos irmãos posturas que gerem os frutos do espírito conforme lecionam os Evangelhos. Mas há, de fato, uma maçonaria satânica, onde o Príncipe das Trevas age através de suas autoridades: grão-mestres, veneráveis, membros de lojas, etc. São capazes de arrazar com a dignidade dos próprios irmãos, falam mal um dos outros, condenam-se entre si, se tornam ferrenhos inimigos. Há veneráveis e grão-mestres que não dão um passo sequer se não for para humilhar, vingar-se de seus próprios irmãos. Nessas lojas, com e para membros dessas lojas, a fraternidade é um lixo. Uma flagrante contradição. Deus manda que os verdadeiros maçons, os maçons do Deus Todo Poderoso, saiam do meio deles, pois nessas lojas quem opera é Satanás.
Você que é maçom, se na sua loja há comportamentos assim, saia dela, denuncie a farsa, mas não se cale perante as astúcias de Satanás.
Com referência ao artigo do maçom e evangélico Pedro Borges dos Anjos, ele se refere à verdadeira maçonaria, a maçonaria aprovada por Deus e não a maçonaria em cujo meio Satanás atua. É um artigo de alta credibilidade. Entretanto, sei que muitos pastores têm razão quando se referem que tem maçonaria onde há práticas demoníacas.

Anônimo disse...

Vejam todos que lêem este blog que as catedrais da Igreja Universal do Reino de Deus são de inspiração maçônica, com símbolos privativos da Maçonaria Universal. Há um blog evangélico(Sandro site) que lista os pastores evangélicos mais influentes do Brasil que são maçons, entre eles estão o bispo Edir Macedo e Silas Malafaya. Silas nega em uma carta, mas o pastor Saad, ex-da IURD, ex-maçom grau 33, confirma que Malafaya é maçom. E aí? O que de mal há em ser maçom e evangélico? A Igreja Católica, hoje, é contra a Maçonaria, mas quando estava de bem, até papa foi maçom.A Maçonaria discordou dela,aí ela colocou um diabo dentro da Maçonaria, afirmando que nos templos maçônicos têm domônios, os evangélicos, passaram a fazer coro, com raríssimas exceções, a exemplo de Edir Macedo, Billy Graham, pastor Fanini, Pedro Borges dos Anjos, autor do artigo que vem gerando tantos comentários.Os maçons evangélicos terão que orar muito, terão que fazer muitos jejuns e orações para repreender e expulsar o demônio que a Igreja Católica colocou dentro de seus templos. E os evangélicos não-maçons com suas sucessivas acusações à Ordem Maçônica, parecem que querem que o demônio da Maçonaria continui lá. O gesto deles é uma prova inequívoca que optam pela condenção de todos os maçons, inclusive de seus irmãos maçons evangélicos. Isso é que é ser evangélico, mui amigo! Que Deus tenha misericórdia dos maçons, mas muito mais deles, pois desta maneira a salvação está muito distante de ser por eles alcançadas. Misericórida! Quanta ignorância!

Anônimo disse...

no livro de romanos diz:21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém

Anônimo disse...

Chamo-me Quirino (poeta da cidade de Maragojipe), estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e escrevo sobre poesia no próprio Jornal O Guarany do Borges.
É mais do que pertinente o artigo do professor e intelectual da Cidade da Cachoeira, cujo significado perpassa os tempos (não nos preocupemos com o borbulhar do século XXI); guardar segredo é garantir uma perpetuação do saber/poder que poucos entenderam -só Deus sabe disso.
Vale mais um "S" do que um "B" para fixar um "s"egredo que poucos entenderão diferente do "b"rilho não compreendido entre os que confundem o claro com o escuro; o século XXI é uma forma de refletir o que durante muito tempo veio sendo garantido (o segredo) e que por mais que existam diferenças forçantes entre um "s" de um "b" é oportuno certificar-se de que poucos se garantirão... e o século passará como todos os outros (tenhamos todos nós ele, unidos entre si); precisamos de mais forças para um bode não penetrar aquilo que durante muito tempo não deixará de existir.
Parabéns.

Anônimo disse...

bom dia meu nome é , meu nome é fabio pontes e sou evangelico a 13 anos e recentemente fui comvidado para ser maçom, segundo meu pastor, seria uma abominação gostaria de saber do senhor, como um cristão pode fazer parte da maçonaria,com os rituais e juramentos que são feitos nos dois primeiros graus do rito escoses, uma vez que a biblia nos proibe de jurar e e rituais
ligado ao sangue, e a deus como osiris isis e orus, usados na simbologia maçonica
favor responder fabiopontes75@hotmail.com

Anônimo disse...

Quem quer ser maçom poe o dedo aqui pq ja vai fechar...rsrsrs !

A vida é tão linda e cada um faz dela o que bem entender !

Tenho orgulho de ser maçom... e meus filhos também o serão !

Seu texto meu querido irmão é muito interessante !

Um T.'. F.'. A.'.

Anônimo disse...

Peço ao autor deste blog que crie um ícone de envio (enviar) que facilite ao leitor poder transferir artigos como o do maçom e evangélico Pedro Borges dos Anjos, acompanhado dos comentários postados, para pessoas, pastores, outros maçons, lojas maçônicas,que refletirão sobre o assunto e se servirão para instruir mais os divulgadores de comentários mentirosos e constrangedores sobre a maçonaria. Aprendi muito com o artigo do irmão Pedro Borges dos Anjos. Já fiz inclusive uma palestra na minha Igreja Evangélica, tendo como referência o artigo dele, onde tenho certeza que os irmãos não têm mais a mesma imagem falsa que tinham da ordem maçônica.Meu nome é José Santana. Moro em Niterói, RJ e sou ministro evangélico, pregador da palavra de Deus, não quero e não devo mentir, nem concordar com a mentira que infelizmente muitos irmãos evangélicos propagam contra a maçonaria.

Anônimo disse...

Queria dar os parabéns ao meu Tio que postou esse texto em seu blog, sou um DeMolay e fico honrrado em poder fazer parte dessa ordem! Aos "ignorantes" peço que busquem a perfeição para poder criticar esse texto.

Um abraço fraternal a todos!

Anônimo disse...

pAI



Graça e Paz da parte de Deus o Pai Todo-poderoso e do Senhor Jesus Cristo. Sou um seguidor das doutrinas de Jesus Cristo, e observando seus comentarios; vejo que todos vocês estão mais preocupados com uma guerra religiosas identica ao de ISRAEL com os PALESTINOS, ambos estão mais preocupados com suas denominações, do que a de servir aquele que é o criador de tudo que há no planeta terra, universo e no mundo celestial onde é o começo de tudo. O que quero dizer com tudo isso, é que todos os homens seres criados por DEUS, devem entender plano do seu criador. Bom acho que todos que são racionais, deve entender que tudo que existe ha um criador; Então é isso que quero dizer: Nós seres humanos fomos criados para ter uma vida imortal e para obedecer o seus principios, assim como todos voces estao obedecendo os principios de sua denominação. Veja o livro de Genesis no capitulo 2 versiculos 16 e 17, DEUS criou o homem e disse que o homem poderia viver eternamente se ele respeitar seus principios; mas o homem por nao ter dominio próprio fez tudo errado, e fez com que a morte entrasse em sua vida.Bom o que quero dizer que o homem ficou vuneravel a morte eterna, e DEUS o criador que ama o homem, resolve dar o direito de escolha para o homem entre a vida eterna ou a morte eterna.Deus quer resgatar o homem novamente ao seu estado de principio cmo ele era imortal, a escolha agora é de cada um, e o que voce vai escolhar. DEUS que levar voce a um estado de vida melhor o que é agora, quer que seu corpo mortal se revista de um corpo imortal. Ele que levar voce desta terra de crueldades e maldades para uma terra melhor. O ceu onde ele mora.
Bom outra hora digo mais, que DEUS abençoe a todos voces, e deixem esta guerra de denominações de lado, e pratique o amor de DEUS Pai.
Bom quero dizem que este amor é tao real que eu amo a todos vocês sem mesmo conhece-los.
Um grande abraço a todos, e sejam um morador do céu. Meu nome é Reginaldo

Anônimo disse...

This article has called my attention due to have been written by an Evangelical Christian and mason. As a Christian Pastor I feel that Mr Borges, its writer, made me reflect upon Masonry with another disposition of reasoning. Mr Borges writes about the matter with much conviction, and ends his reasonig giving emphasis to one of Jesus Christ's greatest commandments concerning the practice of fraternity among humankind. I express him and the director of this blog my congratulations.
Leonard Wallace Brown
Senior Pastor, Peace Way Baptist Church, Georgetown, Guiana.

Anônimo disse...

É preciso se pensar mais sobre o assunto abordado pelo evangélico e maçom Pedro Borges dos Anjos.Não mudei minha convicção - maçonaria não pode ser uma instituição divina pelo seu caráter secreto, iniciações, citações de deuses que Deus recomenda não adorar. Não acho compatível ser maçom e evangélico. É um equívoco, embora o artigo seja bem feito e muito bem pesquisado.

Blogante disse...

Um anônimo postou aqui uma cópia inteira do artigo "A MAÇONARIA À LUZ DO CRISTIANISMO", contido no JesusSite. Não vou permitir pura e simples cópia de tal artigo aqui. Se quiser manifestar sua opinião faça-o com suas próprias palavras.

Não estou censurando o acesso ao conteúdo do artigo, tanto que aqui está o link para o original: "A MAÇONARIA À LUZ DO CRISTIANISMO", para quem queira ler.

O autor do blog

Anônimo disse...

Caro criador deste blog,
Meu nome é Alfredo Montenegro, brasileiro, do Rio de Janeiro.Estou aqui na cidade Roma em viagem de estudos.Pesquisando informações sobre Maçonaria na Internet, encontrei este artigo do escritor Pedro Borges dos Anjos, no seu blog "O Segredo e o Bode da Maçonaria" o qual vou incorporá-lo ao meu atrabalho acadêmico, devido à riqueza da informação. Acabo de pegar a versão em Italiano, língua na qual o meu trabalho terá de ser apresentado.
Quero parabenizá-lo pelo acerto de incluir este artigo em seu blog o qual tem gerado tantos comentários favoráveis e desfavoráveis. Gostaria muito de poder contatar o autor o Sr. Pedro Borges dos Anjos.
Aprendi muito com as colocações dele.
Obrigado!

Anônimo disse...

Je m'appelle Roger Toussaud.Je suis maçon et chrétion évangélique aussi. J'habite à Paris. Je suis en train de lire l'article Le Secret et le Boue de la Maçonnerie, écrit par le Monsieur Pedro Borges dos Anjos, écrivain maçonnique brésilien.C'est une ouvrage littéraire maçonnique très intelligente. Je veux exprimer mes félicitations.
Finalement, je veux dire:Ah! Qu'il est bon, qu'il est doux à des frères de vivre dans une étroite union! C'est comme l'huile parfumée sur la tête, qui découle sur la barbe, lar barbe d'Aaron, et humecte le bord de sa tunique; comme la rosée du Hermon qui descend sur les monts de Sion; car c'est là que Dieu a placé la bénédiction, la vie heureuse pour l'éternité.
Merci,

Frère Roger Toussaud
Paris, France

Anônimo disse...

Es un artículo muy esclarecedor. Necesitamos que sea ampliamente difundido para evitar que la mentira sigue dominando las mentes y los corazones de muchos. Mis felicitaciones al Sr Pedro Borges dos Anjos, escritor, maçon evangélico. Me encantó el artículo.
ADIF Kaneff

Anônimo disse...

I take this opportunity to ask you to publish my commetary in both Arabic and English. Arabic is my native language. So, a lot of arabic people will be reading the article which is already fully availabe is this language too.
ومن المفيد جدا للمادة. ونحن بحاجة الى
ان تنشر على نطاق واسع لمنع كذبة لا تزال تسيطر على عقول وقلوب الكثيرين. كما اتوجه بالتهنءه الى السيد بيدرو دوس انخوس بورخيس ، الكاتب ، maçon الانجيليه. انا حقا يتمتع المادة.
It is a very enlightening article. We need it to be disseminated widely to prevent the lie still keep on dominating the minds and hearts of many. My congratulations to Mr Pedro Borges dos Anjos, writer, evangelical Christian and freemason. I have deeply appreciated the article.
Arnold Chammas
Master Mason

Anônimo disse...

o que realmente significa na maçonaria as palavras Justo e Perfeito, adoro saber tudo sobre a maçonaria. tenho o maior respeito por esta instituição.
abraços

Anônimo disse...

Pedro Borges dice che: Ministri della parola di Dio e dei fedeli di qualsiasi segmento di l' Chiesa di Christ ha impegno con la verità, ragione perché il dio stesso ha raccomandato ed ha informato a tutti, come è espresso in l' Santa Scrittura incoronate del libro d' Esodo 23:01 “non deve propagare un'osservazione menteuse. Non cooperi con l' iniquo diventarsi pilota che tesse violenza. „ La massoneria proclama l' esistenza di dio, gli iniziati nei loro tempi (non sono déistes) è teístas ed ha Gesù come solo Salvador. Insegna che l' cuore è immortale. Proibisce la discussione settaria di natura politica o religiosa nei loro tempi. Cerca unire a tutti con i pizzi della classe conforme raccomanda Gesù “devono gradire il vostro parente come a te anche. „ (Quest'ultimo capoverso è stato in protuberanza per iniziativa di l' autore di quest'ultimo blogue). L'articolo di Pedro Borges è molto importante. Congratulazioni!

Anônimo disse...

Que o G.'.A.'.D.'.U.'. continue iluminando aqueles que reconhecem a verdadeira essência de seu labor e aqueles que lutam por um mundo melhor e persistem às garras da ignorância. S.'.F.'.U.'.

Anônimo disse...

Muitas pessoas perdem uma boa oportunidade de ficarem caladas. Certos "comentaristas" deveriam ser mais respeitosos, ter ou procurar buscar um melhor conhecimento das coisas e não ficar falando bobagens num blog tão sério. Maçonaria não é religião e, sim, uma sociedade fechada, com suas particularidades, como toda sociedade as têm. É um baluarte contra os vícios e tudo que possa prejudicar a humanidade. Não sou maçom, nunca tive vontade de pertencer aos seus quadros mas respeito a maçonaria como benfeitora, já que, o que a gente conhece de seus membros é só algo a ajudar as pessoas. É bom que as pessoas procurem se informar melhor a respeito, bem como, aprender o bom português, antes de se dirigir a um blog como este. Parabéns ao dono do blog e, com todo respeito, apague os comentários ocos e vazios, que devem ser de gente semelhante. Obrigado!

Anônimo disse...

I know that English is well-studied in the Portuguese speaking countries, this article's author indicates books.
Я бы очень хотел встретиться г-н Педро Борхес душ Анжоша, так что я мог бы иметь возможность руководствоваться им на
Masonary. Меня зовут Йонас Павлов, из Москвы, Россия. Я был прочтения этой статьи на русском языке, из России блоге. Я полностью изменили мой взгляд, о Masonary.Before чтении, я даже не приветствовать каменщиков. В связи с посланием этой статье, теперь я собираюсь добраться вдоль хорошо со всеми из них. И если можно я буду слиш.

Anônimo disse...

Estou em Montreal no Canadá.Acabei de ler a versão em Francês do artigo do Sr Pedro Borges dos Anjos, publicado neste blog, de onde destaquei a seguinte informação:Va Daniel, parce que ces mots sont fermés et cachetées jusqu'au temps de la fin. Beaucoup seront purifiés, blanchâtres et raffinées, mais les transgresseurs procéderont iniquement, et personne des transgresseurs comprendra, mais les savants comprendront. » A versão circula em três outros blogs aqui neste país.É interessante notar a importância histórica, informativa e polêmica do conteúdo explorado pelo autor. Ao meu lado está o pastor Jerry Smith, senior pastor da Igreja Batista Portal da Salvação, aqui de Montreal. Estarei hoje à noite na Igreja dele quando o referido artigo será motivo de uma pregação do pastor. Vou ouvi-lo. Quanto a mim, estou convencido de que tudo o que se divulga de forma negativa sobre a Maçonaria não passa de opiniões e invenções destituídas da verdade e, assim, muitos passam a multiplicar informações dando conta que os maçons prestam culto ao demônio, avolumando o poder da mentira sobre a Ordem Maçônica. Vejo, portanto, que o artigo do Sr Pedro Borges tem mesmo é que divulgado cada vez mais neste e muitos outros blogs a fim de fazer frente aos agentes de tais mentiras.
Obrigado pela publicação deste comentário,
Manoel Carlos Silva, evangélico, de São Paulo, ora em viagem por algumas cidades do Canadá.

Anônimo disse...

Um comentarista quer saber o que significa o JUSTO e o PERFEITO da Maçonaria. Na qualidade de maçom, eu vou responder. Antes porém,gostaria de tecer um pequeno comntário sobre o artigo do Ir.'. Pedro Borges dos Anjos, que com muita propriedade abordou um assunto que muitos maçons e pastores gostariam de esclarecer. Há manifesta ignorância de segmentos evangélicos que passam mais tempo acusando a maçonaria de ter compromisso com as coisas do diabo. Pura invenção.São argumentações sem quaisquer nexos e assim multiplicam mentiras sobre uma instituição que se destaca no mundo pela preservação dos bons costumes, da moral e de tudo que constroi uma vida de paz e glórias e de relação com o Deus de Abraão, Izaque e Jacob.
Quanto ao Justo e Perfeito, filosoficamente, ambas as palavras têm relação com o VERBO, isto é, com Jesus Cristo.O nome Jesus quer dizer Justo e Cristo quer dizer Perfeito. Na inicação maçônica, o candidato recebe a unção do Justo que se incorpora aos seus valores espirituais e passa a atuar através do seu cérebro, a sede da razão, da justiça, em seguida, recebe a unção do Perfeito, cujos valores passam a agir através do coração, sede do amor, das emoções. O iniciado maçom, ou o batizado verdadeiramente nas águas e no Espírito Santo, nas Igrejas Evangélicas verdadeiramente de Cristo, têm incorporadas a sua estrutura espiritual essas unções com que podem inclusive operar milagres quando chamados por Cristo para o ministério do Senhor.
Jesus Cristo revelado no NT é o mesmo Adonai Tsêdekenu no AT. O artigo do irmão Pedro Borges, pela sua praticidade e pelo seu mérito didático é que permite que se comente, que se questione, gerando disposições da parte de quem estuda e pesquisa, de quem já recebeu a unção do Senhor, para dar respostas e tirar dúvidas dos leitores de um blog tão útil, tão importante para os nossos dias. Tenho certeza, que os evangélicos que negavam cumprimento aos maçons, por tê-los como adoradores de satanás, depois desses esclarecimentos começam a saudá-los e considerá-los como irmãos, conforme instruíu o apóstolo Paulo e o Senhor Jesus que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos.
Fraternalmente em Cristo Jesus,

Jaime Sampaio Relemberg,MM e Pastor
Belo Horizonte, MG

Anônimo disse...

CuriosidADES, MAIS CURIOSIDADES, acho que voces, que estao ai querendo saber sobre maçonaria por acharem que vao enrriquecer com isso, POBRES COITADOS, A VERDADEIRA SABEDORIA SO E DADA A QUEM TEM O CORAÇAO PURO!!!

NOS VEREMOS NO FINAL.
ATE LA!!!

Blogante disse...

Justo e Perfeito

Além da explicação apresentada por Jaime Sampaio Relemberg em um comentário anterior, nos livros existem inúmeras menções e conotações para as palavras Justo e Perfeito. Por exemplo:

(Gênesis 6,9)
Esta é a história de Noé. Noé era um homem justo e perfeito no meio dos homens de sua geração. Ele andava com Deus.

Para os leigos, é oportuna e correta a explicação do Pastor Relemberg, mas entre maçons a expressão é de um simbolismo mnemônico muito importante e também deriva do uso e importância que estas palavras tinham quando os maçons eram “simplesmente” pedreiros. Os pedreiros que construíram os templos e catedrais hoje ocupados por muitos dos difamadores e ferozes algozes da ordem maçônica.

É muito curioso notar que o teor de algumas perguntas agressivas, talvez feitas por pessoas que se julguem religiosas limpas e puras perante o Senhor, demonstram uma superficialidade e completo desconhecimento dos textos sagrados.

Anônimo disse...

Sou brasileiro, mas moro em Saint John, em Antiqua, país ilha do Caribe.Que coração puro pode haver em quem escreve assim:"CuriosidADES, MAIS CURIOSIDADES, acho que voces, que estao ai querendo saber sobre maçonaria por acharem que vao enrriquecer com isso, POBRES COITADOS, A VERDADEIRA SABEDORIA SO E DADA A QUEM TEM O CORAÇAO PURO!!!

NOS VEREMOS NO FINAL.
ATE LA!!!"
Parece que para o comentarista anônimo que aqueles que perguntam sobre Maçonaria não têm o coração puro. Chama-nos de pobres coitados.
Afirma que nós achamos que vamos enriquecer com isso. Ele censura que possamos expressar a nossa capacidade de opinar, de pesquisar sobre o assunto que tão bem expôs o escritor maçom e evangélico Pedro Borges dos Anjos. É assim que tem sido na expressão de evangélicos sem compromisso com a verdade - condenam a Maçonaria e os que pesquisam sobre este segmento que é o maior referencial para estudos da sociedade no mundo.
Obrigado,
Evandro Sapucaia,
St. John/Antiqua

Blogante disse...

Olá Evandro Sapucaia,

Seu comentário é muito pertinente.

Eu, como autor do blog, evito ao máximo censurar as opiniões manifestas aqui, no entanto, senti um certo incomodo ao aprovar para publicação o comentário a que você se referiu.

Só gostaria de fazer uma ressalva. Eu não ousaria atribuir este comentário a um evangélico. Para mim, existem desinformados e pedantes em quaisquer segmentos da população, de tal forma que, se ousarmos atribuir a autoria a partidário de uma igreja, também seria perfeitamente possível imaginar um maçom com autor da “pérola”.

Anônimo disse...

Achei este artigo sobre o Segredo e o Bode da Maçonaria muito esclarecedor. Vejo mesmo que não tem o que se contestar. Mas há evangélicos, pastores, bispos que fazem advertências sérias contra a maçonaria. Ontem mesmo aqui em São Félix, no Estado da Bahia, a Igreja Evangélica Presbiteriana de Salém trouxe o ex-bruxo Tio Chico, atual pastor Francisco Vieira, que afirma ter sido iniciado na maçonaria, numa loja maçônica do Ceará, ocasião em que lhe foi feita uma transfusão de sangue de um bode para suas veias e dele para o bode e outras terríveis e abomináveis práticas. Em quem acreditar? A não ser que as autoridades maçônicas venham a público e contestem o ex-bruxo continua sendo o portador da verdade. O problema é que as autoridades maçônicas conservam silêncio sobre o assunto, parece mesmo que o Tio Chico tem razão.Só que conheço diversos maçons aqui da cidade,por quem recuso-me acreditar que els hajam se submetido a tais práticas. Outra coisa que me causa espécie que sendo o pastor Francisco Vieia, ex-condenado da Justiça por inúmeros crimes, pôde ingressar na maçonaria, pois, para ser aceito membro de uma loja maçônica há muitas exigências relacionadas a moral e credibilidade do candidato em sua comunidade. Um criminoso jamais teria chance de ser aprovado para iniciação. Por isso mesmo, culpo a maçonaria de calar-se sobre as terríveis acusações que lhe faz o ex-bruxo Chico, atual pastor Francisco Vieira.
José Aparecido, São Félix/BA

Anônimo disse...

Sugiro ao autor deste blog que envie este artigo do irmão Pedro Borges dos Anjos para o Soberano Grão Mestre do Grande Oriente Maçônico do Brasil, em Brasília, acompanhado de todos os comentários, a fim de que a alta direção da Maçonaria brasileira amplie a divulgação em seus orgãos de comunicação este assunto tão necessário e esclarecedor.
Obrigado,
Fernando Gonçalves Madureira,
Maçom, Brasília, DF

Anônimo disse...

Que a Graça de nosso Deus, e a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo, continue a reinar em meu coração para todo o sempre. Assim, suplico para toda a humanidade mesmo que ainda sejamos iguinorantes e com os olhos vendados. Suplico por saber de sua grandiosa misericordia e infinita bondade. Se estende a todos na face da terra diante de sua Trunidade, Unipotência - Uniciência - Unipresença, bíblicamente isso me permite a tolerância aos comentários aqui averbados.
Nosso senhor Jesus Cristo, pediria no mínimo que não atirassem novamente a primeira pedra, pois você consegue ficar sem pecado pelo menos 03 (dias)?
Quando não conhecemos o Mar revolto, não entramos para nadar, pois é perigoso e podemos nos afogar. Primeiro esperamos a bonacia e depois, criteriosamente vamos conhecer o perímetro e logo após podemos com muita certeza mergular nos deliciando das àguas calmas. Se você entendeu a mesagem reflita e reavalie os comentários isso lhe ajudará não só aqui, como no seu dia a dia. Lembre-se Jesus inumeras vezes pregou por parábulas, para que seus seguidores filhos de Deus, as entendessem. Logo, existia tabém uma linguagem secreta para os seus, que hoje somos nós!!!
Diga-se de propósito:
No caso, se Ele voutasse agora como um homem velho, careca, desdentado, com chapéu de palha, roupas desbotadas e sem efeitos especiais ou milagres, porém, com extrema paciência, benevolência, mostrando todo seu passado na integra por Amor a você, MESMO ASSIM VOCÊ O MATARIA DE NOVO, talvez de forma até pior!!!
Por isso, reflitamos em nossos conceitos, vamos buscar um mundo melhor sem apontar possíveis erros, mas sim, tentar consertar os nossos.
Hoje tento buscar a Justiça e a Perfeição na esperança de um dia, estarmos juntos no Paraiso Eterno. Após viver em um mundo melhor.
Logo após ter aceitado a Jesus, como meu unico salvador e consumador da minha fé, ter constiuído minha família, a Maçonaria cai como uma luva, alva mais que a neve.
SOU MAÇOM!!!
ASB.

Anônimo disse...

Estou hoje na cidade de Cachoeira,estado da Bahia, onde mora o Prof. Pedro Borges dos Anjos, autor deste artigo. Estou participando nesta cidade da Festa da Irmandade da Boa Morte, que se caraceriza especialmente pelo seu caráter cerimonial ligado à preservação dos costumes e da fé do povo negro,afro-descendentes, vivido nos terrenos de candomblé, desde o período do cativeiro. Está presente nesta festa a pastora evangélica noteamericana Barbara King, filha e sucessora de Martin Luther King, em seu famoso ministério evangélico na Georgia, nos Estados Unidos. A pastora esteve presente em todas as cerimônias da Festa da Irmandade, inclusive na procissão, segurando o andor nas ruas centrais de Cachoeira. Estive pessoalmente com o Prof. Pedro Borges dos Anjos, comentando com ele este artigo que tem gerado tantos comentários. Pela manhã, ele próprio entrevistou a pastora norteamericana na sede da Confraria da Boa Morte, onde ele teve uma conversa reservada com ela, sobre a postura de evangélicos que condenam a fé dos afro-descendentes nos terreiros de candomblé, afirmando tratar-se de coisas do demônio, conforme fazem com a maçonaria.
Sou de São Paulo, e planejei vir para esta festa da qual já ouço falar há muito tempo. Como já havia acessado este blog antes e já tinha conhecimento do artigo do Prof. Pedro Borges dos Anjos, e vi num dos comentários que ele morava em Cachoeira, logo o procurei para conhecê-lo e falar-lhe pessoalmente sobre o palpitante assunto. Entendo que o artigo contribui para que as pessoas se amem mais, se considerem mais, sejam mais fraternas, enfim, mais irmãs, os homens mais irmãos uns dos outros, independentes das confissões religiosas de cada um.
Peço-lhe postar o meu comentário.
Carlos Nóbrega Sacramento, antropólogo
Mestre Maçom, Grande Oriente Maçônico de São Paulo/SP

Anônimo disse...

I really enjoyed this article. I had a very negative image of Freemasonary. This article completely transformed my thinking. Now, I can even become a a freemason.
My thanks to the author, Mr Pedro Borges dos Anjos, and the owner of this blog.

Frederic Fantini, from Boston, Massachusetts State, USA

Anônimo disse...

Sou leitor assíduo deste blog. Vi que um dos comentaristas do artigo escrito pelo mestre maçom e evangélico Pedro Borges dos Anjos solicitar a tradução de um comentário feito em Inglês pelo cidadão chamado Don de Luka. Como até agora não vi a tradução, faço esta oferta. Segue o referido comentário em Inglês e abaixo a tadução:Gentleman,
I have just read the article entitled The Secret and the Masonary's Goat, written by the Master Mason and Evangelical Christian Pedro Borges dos Anjos.My name is Don de Luka,american citizen, at present living in London, UK. The article is very interesting and instructable. I am also an evangelical christian, Bushey Hurts Baptist Church's senior pastor.
During the whole months of June and July, I shall be preaching in a couple of evangelical churches about this theme: Masonary. I shall be mentioning and reading parts of this Mr Pedro Borges' article.
Thanks a lot for accepting to publish this short commetary.
Cavelheiros,
Acabei de ler o artigo entitulado o Segredo e o Bode da Maçonaria, escrito pelo mestre maçom e e cristão evangélico Pedro Borges dos Anjos.Meu nome é Don de Luka, cidadão americano, atualmente vivendo em Londres, Reino Unido. Este artigo é muito interessante e instrutivo.Eu também sou cristão evangélico, pastor presidente da Igreja Batista de Bushey Hurts. Durante o mês inteiro de junho e julho, estarei pregando em algumas igrejas evangélicas sobre o tema: Maçonaria.Deverei estar mencionado e lendo partes deste artigo do Sr Pedro Borges dos Anjos. Obrigado por aceitar publicar este pequeno comentário.
André Vilas Boas
Professor de Inglês, Salvador/BA

Anônimo disse...

É impressionante como as pessoas se enganam. A Maçonaria é comprovadamente uma seita satânica, presta culto ao demônio Baphomet. Estes comentários favoráveis ao artigo de Pedro Borges dos Anjos é um atestado de ignorância bíblica. A Palavra de Deus merece respeito e sua verdade não se mistura a comentários tão descompromissados com o Evangelho de Jesus.Duvido que o dono deste blog publique o meu comentário. Vou esperar.
Pastor João Santana
Niterói, Igreja Batista Caminho da Salvação

Anônimo disse...

Acho muito instrutivo este blog. Aprecio também os comentários inteligentes dos leitores. Tenho tirado lições não só do artigo "O Segredo e o Bode da Maçonaria" como também dos comentários. Parabéns ao autor do blog e ao mestre masçom e evangélico Pedro Borges dos Anjos
Osvaldo de Santana Alves
Campinas, SP

Anônimo disse...

Senhores

Sou um mero pecador, impuro e curioso. Quando se refere no texto sobre guardar certas palavras até o final dos tempos,isto é um segredo? Só os maçons podem sabe ou um simples homem pode saber? Caso possa o meu e-mail é artursimoes@hotmail.com.

att

Artur

Anônimo disse...

Si tratta di un articolo molto illuminante. Ne abbiamo bisogno per essere diffuse ampiamente a prevenire la menzogna ancora domina la mente e il cuore di molti. I miei complimenti al signor Pedro Borges dos Anjos, scrittore, maçon evangelici. Mi è piaciuto molto l'articolo.
Danille dela Cera

Anônimo disse...

Ao diretor deste blog quero dizer que acompanho comentários deste artigo e tenho aprendido muito com eles. Certamente, outros leitores também. Estou sentindo a falta de comentários que nos permita continuar recebendo lições sobre o assunto através deles. O autor do blog deve descobrir um modo como os leitores sejam convidados mais pertinentemente a postar cmentários, pois, o assunto é muito esclarecedor.
Antônio Reis, SP capital

Anônimo disse...

Sou em China, cidade Pequim. Chinês mas morei Salvador alí inicia maçonaria loja Filhos Salomão. Shu Ping meu nome. Escrevo comentario chinês pra ca.
案文对山羊和秘密的,自由的chgou这里在中国。我的名字是舒平-开始在m açonaria在巴西,市,萨尔瓦多,店内的儿童所罗门在1 978年。我在这里参加每月一次的商店有条件对中国大东。文章的兄弟佩德罗博尔赫斯是很有启发。
舒针
obrigado,
Shu Ping

Anônimo disse...

Conheço diversas pessoas que foram maçons em ultimo grau; e por conseguinte far lhos ei saber que muitos dos segredos da maçonaria foram revelados.
Os que se considem verdadeiros maçons com certeza dirão que estes são mentirosos, renegaram a augusta ordem, e portanto não merecem credibilidade.
A conclusão é que desta forma não se deve acreditar em ninguém.
Pasmem ou não, os segredos do maçons são estarrecedores.
É necessário uma investigação oficial em amplo sentido, que com certeza trará à luz, os mais diversos crimes cometidos, desde de sonegação fiscal a assassinatos.
O lema maçon nas entre lihas é: "Enquanto fores leal à ordem, ponta aguçada alguma tocara em seu peito para o transpassar"
Esclareça nos de publico, pois segredos só podem serem considerados segredos quando ninguem sabe que ha segredo.
Os maçons tem medo da suprema regra do estado brasileiro? Por isso falta lhes coragem para se abrirem?
Se são relmente ´sem males os segredos, por que os anteriomente maçons dizem diferente?
Outo sim. Não adianta os de graduações inferiores ou graus menores dizerem ao contrário, pois os mais tenebrosos segredos não estão disponiveis aos menos capacitados ou prontos a recebe-los
Breve a intituição maçon estará na mira dos veiculos legais de investigação, eu estarei junto.
Serei assassinado? serei "maçoncrado?" serei?...
Me aguardem!

Uma denucia conta todos os criems cometidos.

Seja corajoso publique esta mensagem, e aguarde o resultado.

Anônimo disse...

Leiam o E-book Gratuito "Cristão pode ser Maçom?" e tire suas próprias conclusões. UNIMAB- União Maçônica Brasileira - http://www.unimab.com.br

Anônimo disse...

Ao caro Anônimo disse...
Eiiiiiiiiii vocês deveriam tomar vergonha na cara, e aceitar Jesus como seu unico e suficiente salvador, abrão seus olhos...
Meu rapaz você já entrou numa Loja Maçônica ou leu um bom livro de Português ???? Seu fanatismo é tão enjoado como também suas toscas palavas, você devia ao menos pensar nas suas palavras,falar sobre "seita satanica"(que o Pai Celestial me perdoe) e pedindo para aceitar Jesus como único salvador, aprenda uma coisa pirralho, você envergonha a humanidade com esse tipo de comentário pífio ( se você não souber o significado dessa palavra,procure no dicionário e o leia atentamente junto com o livro de Português,aquele mesmo )onde parei mesmo, há, lembrei, nunca fale de algo que você não conheça, mudando de assunto, parabéns pela blog de alto nível, eu li também sobre Jesus Maçom, no qual li tudo e gostei também, novamente meus parabéns, e continue escrevendo reportagens de alto nível histórico.

Anônimo disse...

Muitos serão chamados, poucos serão os escolhidos.

A liberdade de expressão primando pelos bons costumes, respeito ao próximo e ajudar a humanidade.
Liberdade, Igualdade e fraternidade, se todo mundo fosse desse ideal o mundo seria mais Justo e Perfeito, menos guerra, fome, injustiças sociais e etc...
Nunca serão tirados os segredos maçonicos de um verdadeiro maçon, ele morrera para defende-los, muitos foram mortos injustamente pelo simples fato de ser maçon e não revelar os segredos.
Lembrem-se Liberdade,Igualdade e fraternidade.

Anônimo disse...

as vezes fico pensando, em alguns argumentos q deixa dúvidas e q essas dúvidas complica um pouco a idéia do q realmente se qr passar. eu tenho mt curiosidade em mts qstoes, pois, sou um estudante de teologia rumo ao sacerdocio, assim lei e releio sobre comentários as vzs maldosos sobre maçonaria. tenho plena convicçao q cada pessoa é livre para seguir seu caminho na busca de Deus e nomenclaturas sao apenas código de identificaçao como o arquiteto do universo.Tenho sempre vontade de ter contato com marçon n para criticar mas por interação uma vez q penso mt no social.

Anônimo disse...

Diga ao seu SENHOR DOS EXERCITOS, QUE JÁ ESTÁ CONDENADO!! NO FOGO ETERNO. E QUE POR TODAS AS VEZES NOS SEUS RITUAIS, ELE CONDENA O deus CRIADOR DOS SÉUS E DA TERRA.E QUE A MAÇONARIA JÁ ESTEJA REPREENDIDA PELO SANGUE DE jESUS!!

Anônimo disse...

FICO FELIZ EM VER UM TEXTO COMO ESSE, PARABENS AOS QUE CONSEGUEM NELE VER ALGO MAIS DO QUE SIMPLES PALAVRAS, A MAÇONARIA É SO PARA RAROS E PARA QUEM TEM UMA VISÃO DIFERENTE PARA ENXERGAR A LUZ DA SABEDORIA.

Anônimo disse...

A participação da Maçonaria nos grandes eventos da história do Brasil e do mundo são inegáveis e seus valores são sublimes.
Corintho
corintho@maconariabrasileira.com.br
www.maconariabrasileira.com.br
www.unimab.com.br

Anônimo disse...

SÓ JESUS, O FILHO DE DEUS PODE NOS SALVAR, VOCÊ PODE ENTREGAR CESTAS BÁSICAS O ANO INTEIRO E NÃO IR PARA O CÉU, SABE PORQUÊ ? POR QUÊ A SALVAÇÃO NÃO VEM VEM POR OBRAS, ELAS APENAS FAZEM PARTE DO QUE JESUS NOS ENSINOU, A SALVAÇÃO FOI NOS DADA DE GRAÇA E É DOM DE DEUS, BASTA ACEITAR A JESUS COMO SALVADOR E PRONTO, NÃO CAI UM RAIO DO CÉU NEM ACENDE UMA LUZ NO CÉU, É UMA CERTEZA CHAMADA FÉ QUE PASSA A MORAR DENTRO DE VOCÊ.
AOS AMADOS UM ABRAÇO FRATERNAL
E A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO SEJA SOBRE VÓS.
DÚVIDAS SOBRE COMO ACEITAR A JESUS, ESCREVA-ME:
E-MAIL: EVANGELISTA.SIDNEY@IG.COM.BR

Investigador da Verdade disse...

Penso e não deixo pensar, acredito que o dominio deve ser interno e não externo, vejo tantas pessoas procurando a verdade e muito mais para dificultar que assim seja, é triste ver pessoas assim, más se tudo isso faz parte do grande plano então não temos que preocupar!!! tudo esta sob controle
paz e força a todos os que seguem e mesmo que em nosso caminho encontremos alguém tentando difucultar é simplesmente para nosso próprio conhecimento dos níveis que ainda existe.
tudo está justo e perfeito por aqui e isso me alegra...
inves.psich@gmail.com

Anônimo disse...

Nossa, esse post falando sobre o pastor Tio Chico em receber transfusão de sangue de um bode foi demais...Impossível acreditar em uma coisa dessas!!! Como pode ter pessoas que acreditem em tais afirmações.
Fraternal abraço a todos.

Unknown disse...

Muitoas postagens são deveras interessantes, porém sempre me resta uma pergunta, e faço-a: "por que as criticas e censuras são sempre feitas por anonimos?"

Dr. Victor Hugo Lorenzoni M M

Unknown disse...

Muito interessante o volume e conteúdo dos comentários, mas sempre me resta uma pergunta: por que os ataques são sempre anonimos?

Anônimo disse...

É impressionante, como ainda hoje o preconceito existe, a discriminação incontida de alguns que não conseguem compreender que Deus pode agir de varias formas independente se for religiosa ou não e me envergonho pois ainda hoje trazemos o estigma da igreja catolica de julgar as atitudes alheias,sempre tive curiosidade em saber mais sobre a maçonaria e em pesquisa encontrei este blog e parabenozo ao irmão pelo esclarecimento, quem dera se os ''cristãos'' se portassem da mesma forma, e deixassem de olhar para o proprio umbigo.

Anônimo disse...

O judaísmo não é só o Torá (os cinco primeiros livros da Bíblia) mas também uma série de costumes e preceitos estabelecidos por rabinos de diversas regiões. Esses conteúdos foram depois depurados e compilados formando o Talmud. Eu já conhecia a história do bode há muito tempo com um detalhe que, em certa estação do ano, o bode era levado fora da cidade e sacrificado. Nessa ocasião escolhia-se um novo bode expiatório.

Anônimo disse...

Eu acho,nao sou maçon ,que a maçonaria ainda é e sempre será uma sociedade exemplar, de todos os tempos foi ela que manteve muito viva os ensinamentos que receberam a secúlos,sempre com o ideal da reciproca lealdade entre seus associados ja desde os templarios , que guardavam e lutavam pelas "coisas ou ensinamentos" de Jesus Cristo sem por em duvida as demais religiões ,caso esteja errado me perdoe pelo comentario.

Carlos Mauricio Cassimiro

washington Luis disse...

Washington Luis ... e com enorme prazer que parabenizo o artigo que acabei de ler, sou adimirador da maçonaria a muito tempo, e um sociedade muito bem organizada, eu conheco bem o seu trabalho aki na minha cidade, a começar pelas escolha que a lojas mantem aki e diversas outras coisa que eles fazem aki para pessoas e que eles não aparecem . um forte abraço a todos. Washington Luis

Anônimo disse...

Prezado editor deste blog,
Achei muito atual o artigo do maçom e evangélico Pedro Borges. Este artigo vai dar muito o que falar ainda, a proporção que se vá tomando conhecimento dele. Assisti a uma palestra recente sobre o crescimento da Grande Loja Maçônica Arquitetos de Aquarius (feminina) e lá o palestrante relatou um outro artigo de autoria de Pedro Borges, maçom e evangélico, pertencente à Loja Maçônica Caridade e Segredo, sediada na cidade de Cahcoeira, no Estado da Bahia, com o título "A minha visão da Maçonaria no século XXI inclui a iniciação de mulheres", texto que com certeza já está gerando comentários os mais diversos sobre a imutabilidade da proibição que impede a mulher de ter ingresso na Ordem Maçônica.
Seria uma grande contribuição se o autor deste blog procurasse entendimentos para a publicação do referido artigo entre os que fazem parte do seu acervo, entrando em contato com a Loja Maçônica de Cachoeira/BA. Muita gente vai ler e comentar. Espero algum dia ler na íntegra o referido artigo.
Alcides Sampaio
Nova Iguaçu/RJ

Anônimo disse...

Parabens pela mensangem,infelizmente pessoas não sabem guardar segredos e dizem ser cristão,eu quero apenas dizer para esses que leiam novamente essa mensagem e reflitam,que entederam o significado da mesma. T.F.A.

Unknown disse...

Texto bastante explicativo, e com fundamentos, o que não deixa duvida sobre a seriedade no assunto citado, ja que se relaciona tambem com as passagens biblicas, mais um ensinamento aprendido, obrigado e parabens.

CRISTIANO CUNHA disse...

Está claro que o autor do texto busca desesperadamente achar um ponto de coalisão entre as práticas maçônicas com o texto bíblico de Daniel, qdo na verdade não existe qualquer relação entre um e outro, obra do Enganador. Satanás com sua astúcia tenta conciliar sua imagem à imagem do Deus Criador, no entanto, os maçons e simpatizantes se esquecem de que Deus não se deixa escarnecer, e que tudo o que o homem plantar isso também ceifará. E o que é que temos visto no mundo e principalmente no nosso país. Não estamos colhendo o fruto da corrupção? Olhem pro nosso Congresso Nacional. 99,99% composto de Maçons. Seria uma coincidência? Já entre os magistrados esse percentual sobe para 100%. Nova coincidência ou fruto de mistério bem arquitetado? Agora se fosse dado poder aos satanistas de falarem pelo menos 1% apenas de verdade, com certeza 100% deles se declarariam maçons, dentre eles, os presidentes da república, congressistas, magistrados, grandes empresários, e pasmem, líderes religiosos.
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra."
2 Crônicas 7:14

Eterno.Aprendiz disse...

Sr. Cristiano Cunha,

Saiba que o senhor é completamente desinformado e paranóico. Se a maçonaria tivesse 1 centésimo dos membros e da influência que você atribui a ela, este mundo seria umas mil vezes melhor.

Procure se informar direito ou se tratar!

Vinicius disse...

Gostaria que algum maçon de 33° postasse alguma coisa, por enquanto só li bobagens de simpatizantes da maçonaria. Voce Cristiano Cunha é mais desinformado que uma mula. Peça para o Sarney postar, para o Edir Macedo, para o Caio Fabio, para o Obama, etc. Voce deve ser pelo menos o 1o. GRAU : APRENDIZ - O Aprendiz deve, acima de tudo, saber aprender. Se não é nem isso cala-te e não fale do que voce não sabe, não defenda algo que não conhece. Explique a nota de dolar americano, explica as imagens do 11 de setembro simbolizadas nela, explique o que os maçons fizeram com na revolução françesa eliminando Deus e colocando uma mulher prostituta chamada liberdade, a deusa da razão,levando o país a degradação e devastação moral por 3 anos e meio (deram uma estátua de presente aos estados unidos) , explique como Sarney se saiu bem da sua sujeira. Explique por que o pentagono é simbolo maçonico, explique porque o papa João Paulo II foi enterrado com roupas e em caixão contendo simbolos maçônicos , procure saber sobre a santa equisição ((veja fotos dos equipamentos de tortura), procure saber o ritual do bode expiatório contido na bíblia. Sabe o que eu acho,seu pai deve ser maçon ou voce deve ter vontade de ser um, mas pelo seu intelecto vão mandar voce faxinar a loja. Voce que devia se informar sobre essa sociedade composta por grandes grupos financeiros, industriais, fabricantes de armas,predidentes, instituições, igrejas, políticos e pessoas corruptas que se protegem um ao outro, etc. Voce acha que essa crise financeira é coisa de mercado, isso caminha para um único governo em que vão mandar em nossas vidas. Sao eles os donos do mundo. Olhe as fachadas (triangulos) dos templos da igreja universal babaca, o que voce ve neles alem de se enriquecerem com a miséria dos outros. Voce acha que a letra G da maconaria significa o que? G.A.D.U para eles não tem nada de Jesus Cristo ou o Deus que conhecemos. ASSISTA A ENTREVISTA DO EX-MAÇON STEFANI SAAD, 33° DA MAÇONARIA, RELATOR DA CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA DO BRASIL,GUARDADOR DOS SELOS POR MAIS DE 10 ANOS AO SERVIÇO RESERVADO DA ORDEM. Procure na net -voto dos jesuitas- procure ler sobre as duas guerras mundiais e sobre a nova ordem mundial, echelon, mondex, etc. e quem está por trás de tudo isso ou então vai catar coquinho ou vai cortar cana.

Anônimo disse...

Comenta André Nestor Santos:
Cristiano Cunha precisa estudar, informar-se, para poder pronunciar-se sobre assunto tão verdadeiro e pertinente quanto o exposto pelo autor do artigo, o evangélico e maçom Pedro Borges dos Anjos. Não é verdade que o Congresso tem 99,99% de maçons. Tem maçons,sim, mas não na percentagem divulgada pelo Sr. Cristiano Cunha.Tenho aprendido muito com o artigo do Sr.Borges. O que me surpreende é identificar tanta gente que não conhece a Maçonaria e refere-se a ela como se fosse obra de Satanás.Pura ignorância!

Anônimo disse...

Chamo-me Acácia Emanuelle. Sou jornalista. Moro em Brasília. Meu pai é maçom.Já faz algum tempo que leio e releio este artigo do Prof.Pedro Borges dos Anjos, postado neste site. Venho acompanhando os comentários. Li todos até hoje. Vou continuar lendo-os.Algo me chamou a atenção: o artigo vem gerando tantos comentários. Resolvi ir à cidade de Cachoeira,no estado da Bahia, recentemente, para conhecer a famosa festa da Irmandade da Boa Morte. Lá procurei o Prof. Pedro Borges para uma entrevista. Fui recebida por ele na sede do Jornal O Guarany, ele é o editor-chefe do referido Jornal.´´E um homem muito gentil, elegante, muito educado mesmo! Perguntei a ele por que razão o seu artigo produz tantos comentários.Respondeu-me que ele é professor de Hermenêutica Bíblica, cujo programa inclui 10 capítulos sobre "o Discurso perlocutório e a Redação Hipnótica", assuntos em que ele é especialista. No texto "O Segredo e o Bode da Maçonaria", disse-me ele, "usei o discurso perlocutório e termos da redação hipnótica", continuou "o primeiro leitor do artigo, de pronto, o postou neste site que trata de assuntos maçônicos." É o que se espera de um texto produzido com enunciados perlocutórios e hipnóticos.Você mesma não vai parar por aqui. Por mais que você resista, você vai tornar público o seu comentário", concluíu. Não resisti mesmo! Estou postando o meu comentário. O Prof. Pedro Borges dos Anjos é um renomado professor naquela região. É professor línguas bíblicas, homilética e hermenêutica na Faculdade de Ciências Educacionais, no pólo da cidade Muritiba no Estado da Bahia.É o mais comentado intelectual daquela região, pelo que escreve, pelo caráter, enfim, ele é um intelectual muito respeitado. É verdade, professor, para mim foi impossível resistir.
Abraços a todos,
Acácia Emanuelle.
acaciauniversal@yahoo.com.br

Neildo Ribeiro disse...

Creio que a atualidade deste artigo se deve a argúcia do autor em usar um raciocínio fundamentado nas Escrituras Sagrada, com um texto aplicado aos dias de hoje, devido a discriminação sistemática que as igrejas evangélicas e a igreja católica fazem contra à Maçonaria.Tenho lido outros artigos de autoria de Pedro Borges. Todos têm o poder de gerar uma atmosfera de permanente discussão, convencendo pessoas a não mais se submeterem a caprichos desta natureza, quer venham de padres, bispos ou pastores e até o papa. Quem lê os artigos dele, se convence, sim! Ultimamente, tenho lido a página do Prof. Pedro Borges dos Anjos na Internet:
"jornaloguarany.blospot.com"
Achei muito interessante também. Outro artigo dele chamou muito a minha atenção foi:"Minha visão da maçonaria no século XXI inclui a iniciação de mulheres".
Recomendo ao editor deste blog a contactá-lo solicitando o referido artigo para ser postado aqui, pois, vai ser muito lido e muito comentado também, com prós e contra, naturalmente.
Obrigado,
Neildo Ribeiro

Mário Nobre disse...

Li e aprendi muito com o artigo "O Segredo e o Bode da Maçonaria". O autor fundamenta o que expõe nas Escrituras. Oque me impressiona é que grande parte doscomentários baseiam-se em opiniões.E falam como se fossem doutores no assunto.Mas aí dá para se ver o nível do raciocínio crítico dos que até agora postaram comentários, com raras exceções, não têm qualquer domínio de assunto tão pertinente, tão atual.
No lugar de hostilizarem, demonizarem o artigo, todos deveriam o aplaudirem pela clareza da exposição e o objetivo do mesmo.

Anônimo disse...

Desde que meu namorado pediu minha opinião sobre um convite para fazer parte da Maçonaria, eu confesso que nem dormido direito eu tenho, tenho lido muitas coisas a respeito da Maçonaria, muitas coisas boas, outras nem tanto e tudo tem me deixado mais confusa do que nunca...
Em primeiro lugar, não me sinto à vontade em saber que não só a vida dele, mas também a minha será investigada (se eu estiver errada, por favor, me perdoem), não que eu deva algo a alguém (além de contas), mas não quero minha vida "vigiada", está escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo XII: "Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques."
Além disso, se não há nada errado, ilícito dentro da Maçonaria, por que existe tantos mistérios a respeito? De onde vem o dinheiro partilhado entre os membros? Ou todas essas perguntas são mais coisas que não podem ser reveladas às mulheres? Exste um preconceito em dizer que os conhecimentos não são passados a nós, simplesmente porque não sabemos "guardar" segredo.
Outra coisa, conheço muitos maçons que têm dinheiro, nome, influência, mas que também têm a vida marcada por irregularidades e é nesse ponto que tenho medo de meu namorado se envolver, tenho medo dele ficar devendo algum tipo de favor e depois sofrer algum tipo de perseguição por isso.
Sei que em outras instituições existem coisas erradas também, não é de hoje que padres, pastores e pessoas ligadas a diversos tipos de religiões são desmascaradas por agirem erradamente, seja por pedofilia ou lavagem de dinheiro, então, não estou defendendo nenhuma religião, nem nada, estou defendendo o meu direito de ter uma vida tranquila ao lado da pessoa que amo, não quero ter segredos com ele, se ficarmos juntos dividiremos uma vida, apesar de saber que cada um tem direito de seguir o que quiser, contanto que não venha a prejudicar o outro...
Acredito que há um preconceito muito grande em relação à Maçonaria, também, não creio que sejam seguidores de Satanás, mas não concordo quando se enaltecem dizendo que a verdade sobre as coisas só é ou será revelada a poucos, aos "puros de coração", aos "escolhidos" e por aí vai...
A verdade pode ser descoberta por qualquer pessoa, homem ou mulher, basta ter o espírito aguçado para procurá-la e não deixar se envolver por religiões, sociedades ou instituições que fazem uma lavagem cerebral nelas.
Quem conhece a História, sabe muito bem que as "verdades absolutas" sempre eram impostas por pessoas que detinham o poder e queriam mantê-lo, se for pra eu escrever sobre isso, levaria uma tarde toda e não é esse meu objetivo, nem quero acusar ninguém, sei que existem pessoas boas também, que fazem o bem ao próximo e é por elas que eu temo...
Se eu estiver errada, peço desculpas, mas preciso ter uma prova disso.
Deixo meu nome aqui, não tenho medo, mas quero respeito por minha vida.
Aline.

Eterno.Aprendiz disse...

À Aline

Suas dúvidas são tão comuns e extensas que decidi por transformá-las em um artigo com respostas.

Você pode lê-lo aqui:
As Dúvidas de Aline sobre a Maçonaria.

Unknown disse...

Gostaria de saber, se pessoas que não são ligadas a maçonaria podem visitar os templos, e participar de alguma reunião.

Quintanilha,o embaixador de Cristo disse...

Para o autor do blog...
Verdadeiramente tu és um semeador;semeador de heresias,mentiras e inverdades,dizendo-se crente evangélico proclama ser maçon e ainda tem coragem de pronunciar o nome santo do Senhor Jesus Cristo,que vergonha,espere,vergonha não,que pena por que sua conversão não chegou ao coração ficou apenas nos lábios. Jesus afirmou em determinado momento de seus ensinos este povo honra-me com os lábios mas o seu coração está longe de mim,este é o seu problema saia desse lugar de perdição porque estar chegando o dia em que Deus vai colocar prumo sobre os que se dizem cristãos para prová-los,arrependa-se,se converta dos seus maus caminhos e volte a verdade que liberta que é Jesus.

Evangival Balbino da Silva disse...

Entendi bem o que quer dizer o maçom e evangélico Pedro Borges dos Anjos neste artigo. Vejam mais do que a Maçonaria é capaz. Leiam com atenção a informação a seguir:

História
Tiradentes, o bode expiatório

Novos estudos históricos apresentam uma inconfidência mineira diferente daquela que nos narram os livros didáticos. Embora a historiografia oficial considere a inconfidência mineira (1789) como uma grande luta para a libertação do Brasil, o historiador inglês Kenneth Maxwell, autor de "A devassa da devassa" (Rio de Janeiro, Terra e Paz, 2ª ed. 1978.) que esteve recentemente no Brasil, diz que "a conspiração dos mineiros era, basicamente, um movimento de oligarquias, no interesse da oligarquia, sendo o nome do povo invocado apenas como justificativa", e que objetivava, não a independência do Brasil, mas a de Minas Gerais. Esses novos estudos apresentam um Tiradentes bem mudado: sem barba, sem liderança e sem glória. Segundo Maxwell, Joaquim José da Silva Xavier não foi senão o "bode expiatório" da conspiração. (op.cit., p. 222) "Na verdade, o alferes provavelmente nunca esteve plenamente a par dos planos e objetivos mais amplos do movimento." (p.216) O que é natural acreditar. Como um simples alferes (o equivalente a tenente, hoje) lideraria coronéis, brigadeiros, padres e desembargadores? A Folha de S. Paulo publicou um artigo (21-04-98) no qual se comentam os estudos do historiador carioca Marcos Antônio Correa. Correa defende que Tiradentes não morreu enforcado em 21 de abril de 1792. Ele começou a suspeitar disso quando viu uma lista de presença da Assembléia Nacional Francesa de 1793, onde constava a assinatura de um tal Joaquim José da Silva Xavier, cujo estudo grafotécnico permitiu concluir que se tratava da assinatura de Tiradentes. Segundo Correa, um ladrão condenado morreu no lugar de Tiradentes, em troca de ajuda financeira à sua família, oferecida pela maçonaria. Testemunhas da morte de Tiradentes se diziam surpresas, porque o executado aparentava ter menos de 45 anos. Sustenta Correa que Tiradentes teria sido salvo pelo poeta Cruz e Silva (maçom, amigo dos inconfidentes e um dos juízes da Devassa) e embarcado incógnito para Lisboa em agosto de 1792. Isso confirma o que havia dito Martim Francisco (irmão de José Bonifácio de Andrada e Silva): que não fora Tiradentes quem morrera enforcado, mas outra pessoa, e que, após o esquartejamento do cadáver, desapareceram com a cabeça, para que não se pudesse identificar o corpo. "Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria pelo Brasil". Como só tinha uma, talvez Tiradentes tenha preferido ficar com ela.

Para citar este texto:

Laura Pinca - "Tiradentes, o bode expiatório"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=historia&artigo=tiradentes〈=bra
Online, 18/03/2010 às 09:07h

Anônimo disse...

O maçom sabe que deve deixar de lado os ignorantes. Não adianta jogar pérolas aos porcos. A maçonaria é tida como a mais antiga ong que existe na face da terra. As maiores figuras da humanidade foram maçons. Enquanto a igreja no brasil usava escravos. os maçons se cotisavam para comprar e dar liberdades para eles. Existem documentos que provam isso e muito mais em prol de sempre buscar fazer uma sociedade melhor e mais justa. Fazer mais feliz a humanidade.
diabo realmente é a ignoräncia na cabeça de religiosos ignorantes

Anônimo disse...

Olá! Gostei muito desse blog, a cada post que leio me interesso mais pelo assunto. Quantas histórias ja ouvi sobre essa ordem, e ter a oportunidade de conhecer o seu lado real me faz perceber que nem tudo que se ouve, mesmo dentro de nossa religião, é verdadeiro, porque as vezes mentiras são contadas para suprir o interesse de poucos.
Gostaria de ver outros blogs como esse, que expõe a história da ordem, e abre espaço para comentários e propoem debates inteligentes. Se as várias religiões, que tanto criticam essa ordem, se dedicassem a postar sua história, sem debates religiosos e preconceituosos, talvez ganhassem verdadeiros fieis, e não iludidos.
Suely F. Rodrigues C.

Anônimo disse...

Neste plano de existencia nasci dia 10/05/1985 meus pais ja eram evangelicos,então cresci sendo educado nesta tradiçao...por volta dos meus dezoito anos meu ''eu'' interior começou a contradizer ''tudo'' oque eu avia supostamente aprendido.
hoje respeito todas denominaçoes evangelicas mas...a doutrina que os evangelicos dizem ser a unica,a perfeita meu estado de conciencia por mais que eu tente, nao consegue aceitar.Não sou iniciado em nem uma fraternidade exoterica,mas des dos meus dezoito anos, é esse o caminho que tem feito sentido para oque busco.O Diabo que os evangelicos tanto pregam, são seus propios EGOS, se não reconhecemos o ego e ignorancia que não está em nem um lugar se não em nós mesmos, como poderemos evoluir?.Deus pra mim é o todo,o cosmos, o nada e o tudo. Rosa Cruzes, Maçons, Templarios, Espiritas e muitas outras fraternidades na minha opinião de tempos em tempos vem fazendo um grandioso trabalho no infinito caminho da evolção.Grande abraço fraterno a todos, e que o GRANDE ARQUITETO nos ilumine.

Samuel do Carmo disse...

Peço aos evangélicos que acessem no Google o blog "jornaloguarany.blogspot.com" o qual é editado pelo Prof. Pedro Borges. Acessem o título "BISPO EDIR MACEDO CONSTRÓI O MAIOR TEMPLO MAÇÔNICO DO MUNDO"
O que vocês dirão agora?

Pr. e Ev. Luis Carlos M. Graneiro disse...

A luz em que os homens buscam na maçonaria, chama-se "LUCIFER", como pode, cristãos, presbiteros, evangelistas e até pastores, entrarem em uma gelada destas? Se bem que as igrejas de hoje não tem diferença nenhuma da maçonaria, ambos estão seguindo a Salomão e ao deus do ouro e da prata, por isto caminhan ambos pela leitura da antiga aliança!!! Por isto Jesus disse um cego guiando outro ambos cairão no inferno!

ok disse...

Cremos que Deus já fez toda a sua parte. O Pai, o Filho e o Espírito Santo não obrigam ninguém a abandonar os seus pecados e maus caminhos. O homem continua livre para exercer sua soberana vontade. Contudo, o pecado, a rebelião e a desobediência mantêm o ser humano afastado de Deus. Cremos que não existe pecado que não possa ser perdoado, a não ser aquele que Jesus citou em (Mt 12:31-32), que é a blasfêmia contra o Espírito Santo.

Fora disso, qualquer pecado pode ser esquecido por Deus, e a Salvação concedida, desde que haja uma CONVERSÃO VERDADEIRA.
Onde esta o Espírito Santo na Maçonaria?

Marcelo Andrade disse...

Meu caro, é bem verdade que Deus disse ao profeta Daniel para selar as palavras daquela profecia até o fim, só que as profecias estão lá no livro de Daniel para quem desejar ler. O sentido correto de interpretação é que Deus estava mostrando que todo o projeto de Deus estava já determinado, e que Deus deseja "mostrar" aos homens o que ira fazer, mas que não era para Daniel se preocupar pois não era para o tempo dele mas para o futuro, Dan.12:4,9. Todos sabem que o livro de Daniel é o livro apocalíptico do velho testamento e dos judeus não cristãos, pois não crêem em Jesus como o salvador. O livro foi escrito 530 anos antes de Cristo, por isso o dizer:" fecha as palavras deste livro", não era para aquele tempo. Já o livro de apocalipse que trata exatamente do mesmo assunto com uma alegoria diferente, o mesmo que havia revelado a Daniel agora fala a outro servo, João, mas a ele diz: não seles as palavras deste livro porque próximo está o tempo.Ap. 22:10. Não havia segredo nenhum nos livros, apenas uma orientação a respeito do tempo de Deus e do homem, até o fim. Concernente ao se falar ao ouvido de um bode, creio que nunca isso seguiu algum ensinamento da parte de Jesus nem mesmo na igreja primitiva, nem Paulo comentou nas suas cartas, sejamos sensatos. O bode tem sim uma estreita ligação com cultos satãnicos a própria bíblia diz que no juízo Deus separará os bodes das ovelhas, e dirá as ovelhas: "Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" e aos bodes dirá também: "Apartai-vos de mim malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos". Mat. 25:34-41. É certo que Deus não está tratando a respeito de animais mas as ovelhas são os servos e os bodes são os ímpios. A ordem maçônica, como você diz, prega a respeito de Deus e da salvação em Jesus Cristo, mas ela apenas exige nas reuniões o livro da lei. No Brasil o livro da lei é a Bíblia mas que você me diria se fosse em uma reunião na Índia onde lá o livro sagrado das reuniões não é a bíblia e sim o Manusmriti que ensina que uma pessoa tem muitas vidas de reencarnção até chegar a perfeição, ou uma reunião talves no Japão onde o livro da lei é o Tripitaka que diz que Jesus Cristo não é o Salvador mas apenas mais um iluminado como foi Buda, e em Israel a Torá que também não aceita Jesus como o salvador, é mais um dos profetas. Enfim em muitos deles contem ensinamentos contrários ao da bíblia. Será que os irmãos maçons de lá gozam e desfrutam de uma mesma comunhão? Será que Deus tem estado muito feliz com isso? Um abraço. Marcelo Andrade

Marco Aurelio disse...

Realmente muito interessante a explicação da figura do Bode na Maçonaria, não que eu acredite também na figura do diabo, sou deísta, mas sempre quis saber o seu significado por um iniciado.

Eterno.Aprendiz disse...

Resposta a Marcelo Andrade:

Seu comentário é muito bom e suas indagações são pertinentes, no entanto algumas de suas interpretações são tão dúbias como aquelas das quais o autor texto se utiliza.

Para seu esclarecimento: O Livro da Lei não é necessariamente o principal livro da religião preponderante em um determinado país onde a maçonaria esteja, muito embora possa ser. No Brasil, pela imensa maioria de católico, é o mais comum encontrarmos a Bíblia nesta função. No entanto, é plenamente admissível e razoavelmente utilizado como Livro da Lei a Constituição de Anderson.

Ao mencionar livros religiosos de outras crenças diferentes das nossas, como o Manusmriti, o Tripitaka e a Torá (que, na realidade é um conjunto de cinco livros), você coloca-se na condição de onisciente detentor de todas as verdades, uma verdadeira divindade, um “deus”. É uma demonstração de desprezo e preconceito para com quem não pensa exatamente como você e, francamente, muita “areia para seu caminhãozinho”. Para te citar, “Será que Deus tem estado muito feliz com isso?”

Jesuel disse...

Todos os construtores da história, tem o seu nome registrado pelos seus feitos.
Seja um construtor, para que todos possam abrigar adentro desta Grande Casa.

Anônimo disse...

"...esta discussão nada mais gera além da polêmica obtusa sobre as bases maçônicas, ou seja, a instituição maçonaria não possui um mandatário central ou único, seus diversos ritos e derivações surgidas em diferentes momentos da história têm em comum as bases maçônicas de que puderam se apropriar com a firmeza necessária para a doutrinação dentro da abóbada dos templos, porém, esquecidos foram os significados tanto de abóboda (céu, imensidade, abraço fraterno e amizade, proteção do ícone maior) quanto da tríade maçônica Liberdade, Igualdade e Fraternidade, bem como, dos inversos de egoísmo e soberba sem maiores variações ou comedidas considerações, onde estão à vista de todos os irmãos e todas as lojas, potências, etc, a análise histórica de que em um tempo passado as mulheres não tinham consciência sobre os temas que dominam, abalam e conduzem a Humanidade, eram nsacidas e criadas desde tenra idade para serem mães e donas de casa, no entanto, é irrefutável a crescente projeção social deste Ser sublime, que além de ter o poder de gerar uma vida adquiriu semblante e posições, respeito e inferência semelhante ao Homem; Se tu, que contestas a proeminência das mulheres me fores científico e provares seu ponto de vista sem se apoiar somente nas informações da história maçônica e sua respectiva tradição masculina em virtude da não aceitação de maçons livres e aceitos por diversificados e atualizados modos de seleção e ingresso nas fileiras da retidão, então, terei a certeza de que podes sim ser apenas um maçom portador não da palavra mas sim do orgulho ferido e quiçá, filho de uma proveta comptemporânea; Se eu puder constatar que não existem mulheres de inteligência aguçada, bons costumes, proceder reto e capazes de multiplicar as visões reais junto à sabedoria do Reino Real, exaltando as virtudes antes por anos praticadas exclusivamente por Homens, igualmente dignas de confiança e apreço, valorosas e fraternas por natureza, aí sim me unirei aos que condenam tal atitude de algumas lojas ditas apócrifas, espúrias e irregulares, contudo, há indícios de profanos de avental, egrégora virou nome de erva daninha e, sem desmerecer a ótica de cada um que opiona sobre o referido tema, o fato inegável de existirem pessoas querendo melhorar suas vidas e relações diversas, tendo acesso ao ferramental maçônico para a crescente evolução pessoal pelo auto reconhecimento e auto conhecimento, apoiadas no conjunto da obra maçônica pura e purificada nas irmandades onde existe a Fraternidade, singela e sincera, é por si só uma causa e um efeito sem precedentes para todos os seres deste planeta, é o arguir de uma nova era de trancendência espiritual e desenvolvimento social através dos indivíduos que agem e interagem em sinergia de esforços para o bem próprio e principalmente, para o Bem comum.
Peço á todos os leitores que parem de tentar pensar sobre o que é certo ou errado e começem à sentir o final de seus dias chegando sem que tenham feito hoje algo de útil para nossa sobrevivência neste mundo e produtivo para nosso legado, "aquele" dom de ir para sempre permanecendo incólume como outra importante pedra na construção da Vida plena em harmonia com o tempo e o Templo tanto do conhecimento quanto da perenidade" Obrigado or sua atenção!!!

Machado disse...

No fim tudo vira NADA, o homem vira pó, as ciências e as artes viram história e conhecimento. Palavras sábias serão espalhadas pelo tempo e muitos se utilizarão delas, palavras tolas se apagarão com o tempo e ninguém poderá sequer afirmar quem foi o tolo que as proferiu. O verdadeiro DEUS não precisa de profetas e guardiões, não precisa de contendas e muito menos de discussões inúteis para saber quem de fato está com a razão, porque se precisam discutir, é porque estão todos errados. Saúde, paz e fraternidade.

Ps.: Não sou maçom, sou apenas um estudioso do comportamento humano.

Anônimo disse...

Quem disse que mulheres nao participam? Existem muitas lojas femininas e mistas da maçonaria por aí. Procure informar-se mais!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog ,desde já sou mui grato muito me ensinou ,qto aos ignorantes rogo lhes misericórdias espero ser aceito na ordem que muito me identifico que G.A.D.U o abençoe sempre um admirador profano .

Anônimo disse...

Ass,costa

Charles disse...

Texto interessante,ao mesmo tempo que instrui, conduz ao debate transitando entre diversas linhas de pensamentos,o que por si só já é salutar pois leva um pouco de LUZ aos que realmente a desejam. O combate a Ignorância e ao fanatismo são uma constante aos Homens de Bons Costumes.

O. Góes disse...

O que me causa mais espécie é ver pessoas, cultas ou não, discutindo a respeito de "fatos" que não foram documentados, que fazem parte da história oral, transmitida através das gerações. Diz um ditado popular que "quem conta um conto, aumenta um ponto". Como saber se aquilo que, um dia, alguém resolveu escrever, é fato ou interpretação do fato?
E as pessoas, mais ou menos ortodoxas, ficam a interpretar aquilo que já nasceu interpretado.
Moisés, por exemplo, nunca escreveu um livro sequer, Pedro, Mateus, Marcos e Lucas - este bastante estudado - nunca entraram em contrato com Cristo. Como saber se o que escreveram, ouvidos de outras pessoas, era a verdade ou aquilo que se lembram como sendo verdades. Paulo, apesar de ter sido um grande pregador e ter deixado inúmeros escritos, foi outro que usou de toda sua retórica para falar de fatos jamais presenciados. E assim, se continuássemos nessa descrição, iríamos, não escrever um texto para um blog mas sim uma tese ou mesmo um livro. Aliás, aos mais sectários e discriminatórios, sugiro que leias DEUS, Uma Biografia, de Jack Miles, um teólogo que cursou diversas universidades americanas de cultos diferentes e, portanto não tem uma visão unilateral do mundo.
Para pertencer à Ordem Maçônica, ou Franco-maçonaria, há sim investigação para nela se iniciar por um motivo bastante simples. Somente pessoas de bons costumes, que não tenham pendência com o Judiciário ou Polícia, podem fazer parte dela. São requisitos em nada diferentes daqueles exigidas por repartições públicas para que se trabalhe nelas. É requisito da maçonaria que se creia em um único ser criador e que tenha uma alma (ou espírito)que deixe seu corpo após a morte. Esse ser superior é denominado Grande Arquiteto do Universo (GADU)como poderia ser GOD, DIEU, JEOVÁ, ALÁ e tantos outros mais, dependendo do idioma considerado. A não presença das mulheres, assim como na Igreja Católica Apostólica Romana, prende-se ao fato de ela ter surgido entre trabalhadores construtores de castelos, templos, catedrais, etc.. onde mulheres não trabalhavam, por não serem obreiras. Isto se chama tradição. Como é tradição guardar o nascimento de Cristo em 24/12 quando, há mais de um século, se sabe que não foi nessa data. Nela se comemorava em Roma o festival do deus pagão Sol.
Sei, perfeitamente que muitos radicais microcéfalos desconhecedores da História e sua metodologia de estuda-la, irão contestar com argumentos sectários mas, espero ter contribuído para, pelo menos, plantar um pouco de reflexão em pessoas mais sensatas.

O. Góes

Anônimo disse...

Ô O. Góes; quero lhe informar que não postei nada pra você. E para praticarmos um respeito mútuo; fique com sua maçonaria (respeito) e eu fico com o que eu tenho, ok?!!! Boa noite.

mirellatop disse...

É exatamente isso, e quem fala outra coisa, não conhece a verdadeira face de um maçom!

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)