O Evangélico e a Maçonaria

NILSON RIBEIRO LEITE

Quando eu ainda era jovem, estudei em um colégio religioso; e por sinal um excelente educandário. Lá, dentre as muitas orientações que repassavam para os alunos, uma delas era que o evangélico (protestante) não pertencia a Deus, e sim, ao Diabo.

Passados alguns anos, conhecendo melhor o evangelismo, conclui que o evangélico fiel e obediente também pertence a Deus tanto quanto aqueles religiosos. Haja vista, que tive o privilégio de me tornar um evangélico.

Hoje, ouve-se dizer que certas religiões não aprovam os princípios maçônicos e alegam, inclusive, que a Maçonaria é de origem satânica, e que os maçons pertencem ao Demônio.

Infelizmente muitos evangélicos fazem coro com aquelas outras religiões, pregando a mesma coisa, isto é, que a maçonaria é diabólica e que os maçons são de Satã. Certo escritor protestante até já chegou a dizer que o evangélico maçom é um falso crente.

Outros evangélicos vão mais longe. Dizem eles que a Maçonaria promove a idolatria, afirmando que "ela admite um tal de ''São João da Escócia" ou "São João de Jerusalém" como padroeiro, e abre os seus trabalhos em seu nome."

Realmente a Maçonaria abre seus trabalhos em nome de São João, como padroeiro. Mas os críticos se esquecem de que padroeiro, segundo Aurélio, é o mesmo que patrono. E patrono é aquele que serve de exemplo, que éespelho, modelo ou paradigma. 0 Exército Brasileiro tem o seu patrono, o Duque de Caxias, e nunca se viu nenhum evangélico deixar de seguir a carreira militar por ter o Caxias como patrono. Tem mais, em toda solenidade de formatura, sobretudo, de curso superior, existe alguém como patrono; e jamais soube-se que um evangélico se omitisse em participar daquele ato porque láestivesse a figura de patrono.

Há evangélico anunciando por aí que a Maçonaria é religiosamente sincretista. Não é verdade. Para se ingressar na Maçonaria o candidato necessita, sim, professar uma religião. Com isso o maçom pode e dever pertencer a um segmento religioso. E isso não demonstra sincretismo religioso. Pelo contrário, vem provar que a Maçonaria não é religião mas aceita nos seus quadros a convivência de todos os credos religiosos.

Porém não é somente na Maçonaria que os integrantes de vários credos religiosos se inter-relacionam. Não. Nas repartições públicas ou privadas, nos bancos ou em quaisquer outros órgãos, vamos encontrar funcionários dessas instituições professando as mais diversas crenças. E no entanto, ninguém é discriminado ou escandalizado pelo seu princípio de fé ou crença. Geralmente todos trabalham na mais perfeita harmonia e ordem, relacionando-se muito bem entre si.

A Maçonaria é também censurada por determinados evangélicos quanto aos, segredos maçônicos. Esses crentes dizem que na Igreja Evangélica nada há em oculto, tudo é feito à vista de todos, e as suas reuniões privativas nada têm de secretismo."

Todavia a Bíblia não diz assim e a prática não confirma tal afirmação. As Sagradas Escrituras, em Mateus - 8:4, registram: "Disse então Jesus ao leproso que havia curado: Olha, não digas a ninguém, mas vai e mostra-te ao sacerdote ...". Ainda em Apocalipse -10:4 está escrito.. "Guarda em segredo as cousas que os sete trovões falaram, e não as escreve". Há também assuntos tratados no seio das igrejas que não são levados ao conhecimento público da congregação; sobretudo nas chamadas reuniões privativas, as quais, entende-se, são a mesma coisa que secretas.

Portanto as referências ora mencionadas são exemplos de segredo ou sigilo. As primeiras os evangélicos devem conhecer, pois são bíblicas. E as outras, especialmente os líderes, com certeza as praticam em suas reuniões administrativas particulares e privativas.

A maçonaria também é criticada por alguns protestantes pela adoção dos símbolos.

Na realidade existem muitos símbolos maçônicos. Todavia, todos eles têm os seus significados específicos, como a Estrela Radiante, que é o emblema da Divindade; e tantos outros, os quais vão sendo conhecidos de acordo com os graus atingidos pelo maçom.

Por outro lado, no mundo profano também encontram-se vários símbolos, dentre eles, a Bandeira Nacional que é o símbolo da Pátria; a balança no direito, simbolizando a Justiça; e muitos outros.

A Bíblia, por sua vez, mostra também, muitos e muitos símbolos, tais como o arco-íris, símbolo que representa uma aliança entre Deus e os homens, e ainda a beleza, respectivamente (Gênesis - 9:13 e Apocalipse - 4:3), o cavalo, símbolo da força (Apocalipse - 6); o dragão, simbolizando Satanás (Apocalipse - 13). Há inúmeros outros símbolos contidos no Livro Sagrado.

Existem evangélicos afirmando que a Maçonaria é uma Instituição Pagã. Aí há mais um erro por eles cometido. Pois os trabalhos em uma loja maçônica são abertos invocando o auxílio do Supremo Arquiteto do Universo, que é o próprio Deus. E esse Supremo Arquiteto é relatado em Hebreus - 11:3 e 10, e Jeremias - 10:12. Pois em toda abertura dos trabalhos lê-se um texto no Livro da Lei (Bíblia), de conformidade com o grau em que estão sendo realizados os trabalhos.

E tem mais, pode-se afirmar que existe dentro da Maçonaria um respeito muito grande entre os irmãos quanto aos seus princípios ideológicos, culturais e acima de tudo religiosos.

Finalizando, quero testemunhar que há mais de quarenta anos sou evangélico, e tenho plena convicção que, graças a Deus, não sou do Diabo, como antes ouvia afirmar. Outrossim, há aproximadamente quinze anos sou maçom, e me sinto também confiante de que não pertenço a Satanás como muitos afirmam por aí, mas a Deus, o Supremo Arquiteto do Universo.

Portanto, irmãos, o evangélico pode e deve ser um maçom, acima de tudo justo, verdadeiro e eficiente.

18 comentários:

Anônimo disse...

Nao sei se eh tarde para comentar, mais meus parabens, tio =]....
Fico contente pelos seus pensamentos... Nao sou o unico... Mtas felicidades na sua luta espiritual...

Bruno_lacerra@hotmail.com

Demolay iniciatico

Blogante disse...

Bruno
Obrigado por frequentar o blog e por sua manifestação. Há dois artigos sobre a ordem Demolay. Se você ainda não os leu, acredito que vai gostar.

Um Abraço Fraternal.

Do tio Pensador

Anônimo disse...

Tio pensador, bruno de novo. Fiquei intrigado e preocupado com as coisas que vi neste saite.. gostaria que desse uma olhada... fiquei mto constrangido e revoltado!
http://www.espada.eti.br/free13.asp

Abraço fraternal

Blogante disse...

Bruno,

A interpretação da Simbologia Maçônica só pode ser feita com propriedade e adequação por Maçons. Na grande maioria dos casos, os símbolos têm o propósito de facilitar a compreensão e o aprendizado de virtudes universalmente aceitas. Quando um fanático religioso se põe a falar sobre o assunto, via de regra, nos deparamos com uma verborragia paranóica. Não existe só este site, com um perfil temeroso e persecutório em relação à Maçonaria, existem muitos! Os textos contidos são absolutamente sem fundamento e visam deturpar a realidade. Por exemplo, nesse mesmo site que você citou, na página http://www.espada.eti.br/free15.asp , o autor acusa: “Provamos que a Maçonaria Adora a Lúcifer, Pois Venera a Serpente”. Ele chega a esta conclusão a partir da suposição de que existe um símbolo maçônico que utiliza uma serpente. Estendendo o raciocínio, poderíamos concluir que todos que usam símbolos que sejam compostos por serpentes são adoradores de Lúcifer, serviçais do demônio. Assumindo a premissa, procure passar bem longe dos seguintes profissionais: Dentistas, Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos e Veterinários; pois todas estas profissões usam serpentes em seus respectivos símbolos. Ou seja, há uma imensa e terrível conspiração demoníaca entre os profissionais de saúde. Todos eles são discípulos de Satanás! Deve ser por isto que morre tanta gente neste mundo. Não é incrível? E olhe que, ontem mesmo, eu entrei em uma farmácia e, desavisado, conversei com o farmacêutico. Puxa vida! Que perigo eu corri. Poderia ter sido tragado, em uma nuvem sulfurosa, para os confins do inferno.

Falando sério:
Nossa posição deve ser de resguardo cauteloso e vigilante, evitando confronto com esses fanáticos bestiais. Não adianta nada tentar convencer a que não quer, de forma alguma, ceder à razão. Observe que neste site (Pedreiros Livres e a Maçonaria) não há ataques a nenhuma igreja ou religião. Observe também que outros sites feitos por maçons têm a mesma postura. Na minha opinião, isso ocorre por dois motivos:
1- A Maçonaria acredita em e defende o livre arbítrio, a liberdade de consciência, a liberdade de crença, a liberdade política e a igualdade racial;
2- Não é preciso atacar as religiões e as igrejas, os livros de história são suficientemente esclarecedores sobre os fatos com os quais elas estiveram envolvidas ao longo do tempo. Para quem quiser saber a verdade basta lê-los. Experimente começar pela santa inquisição.

Um conselho: Nunca confunda Deus e Fé com igreja e religião.

Um abraço,

Tio Pensador

Anônimo disse...

Haha adorei a parte do farmacêutico. Obrigado por me ajudar em minhas dúvidas, no começo é um pouco abstrato, mais sempre hà alguem para ajudar.
Sou eternamente grato.

Abraço

Bruno Lacerra.

Obs: Se voce tiver msn e quiser me adicionar, bruno_lacerra@hotmail.com...

=]

Blogante disse...

Bruno

Fico feliz que a resposta tenha agradado. Qualquer dúvida, é só mandar.

Não uso o MSN, considero-o muito invasivo.

Um Abraço,

Pensador

Paulo S S C Castro disse...

Olá pensador, gostei de seu artigo estava procurando algo que defendia a maçonaria , sabendo que a maioria quase hegemonica dos sites evangélicos falam ao contrário, concertesa você tem interpidez nas palavras, entretanto venho como mais um, discortar, por saber que no seu texto você mesmo disse que que existe um simbolo que representa uma divindade "estrOela radiante", é importante releembrar que nós evangélicos podemos representar tudo menos Deus, e foi este o pecado do povo no deserto representando Deus com um Bezerro de Ouro!!Fui convidado para fazer parte da Ordem ,más tenho reseio de não agradar a Deus, a minha conficção está em Cristo e os Maçons respeitam Jesus , mas colocam ele como um fundador de uma religião , como Moisés para o Judaísmo. Mas este é um fato doutrinário muito relevante, outro erro no seu texto é citar o arco-íris, na Biblia ele é chamado de Arco da Aliança, pode dar uma olhada, está é uma enganação. Bom outro fato é a Ordem Hemética Do Amanhecer Dourado, pertencente a Maçonaria, que mostra várias heresias e até ligação com a Wicca, outro fato importante que é importante ser citado . Espero que Jesus Ilumine a cada dia o seu caminho. A ordem tem bons príncipios contudo inflige a palavra da verdade , em alguns aspectos como o uso da biblia em países protestante , e outros livros em paíseS de outras religio~es. Abraço. Mande um e-mail para mim casovc queira me mostrar algo ou perguntar algo!!

Anônimo disse...

Sou novo convertido e tão pouco tenho a enriquecer as questões desse debate, no entanto deixo aqui algumas perguntas:

- Se a maçonaria existisse nos tempos de Jesus Cristo, com todas convicções e filosofias existentes, os maçons aceitariam um jovem pobre de origem judaica a fazer parte de seu corpo de irmãos??????

- Jesus Cristo aceitaria como coisa do Pai um tipo de organização em que há a excludencia de pessoas??? rituais genéricos a todas religiões e um tipo de gente que se beneficiam entre si por estarem juntos em posições privilegiadas na sociedade?

- O demônio é super astucioso, será que ele não arquitetou toda esta estrutura filosófica para atrair homens para si????

Fica ai minhas dúvidas.

Anônimo disse...

Cara sou evangelico, graças ao meu Deus...

Queria te falar decida o que você quer ser..

Pq vc naum deixa claro se qual você qr ser...

Existe um Deus que te ama... E está disposto a renovar a aliança contigo...

Esquece a maçonaria.. Jesus te ama...

Volte pra os braços do pai em quanto há tempo

Jesus te quer de volta

Fica na Paz de Deus... essa sim é a verdadeira paz... Jesus não veio pra os educadinhos, grafinos não... ele veio foi pra os pobres mesmo.. Então não tem pra q vc ta preocupado com sua postura diante da sociedade

Anônimo disse...

Olha esse site:
http://www.espada.eti.br/n1083.asp

Fala de pastores evangélicos que são maçons.
Ouvi um debate numa rádio evangélica sobre isso e fico me
perguntando quem realmente está com a razão?
Será que é certo evangélicos
serem maçons?
Por que os maçons guardam em secreto tantas coisas?

Espero que possa me esclarecer.
Beijo!

William disse...

Eu tenho alguns colegas maçon mais eu nao sei como falar com eles que eu tenho interesse em saber mais e fazer parte como eu faço?
eu quero ser convidado
teria como o senhor me ajuda?

Abraço

Raul Fritz disse...

Vários sinais políticos e economicos mundiais claramente indicam a implantanção, em nossos dias, da Nova Ordem Mundial por poderosos ilumininattis maçonicos que estão preparando o Cristo Maçonico, o Anticristo que o livro bíblico do Apolicapse menciona e prevê o surgimento. Assim, não é possível ser evangélico e cooperar para o AntiCristo, aquele que é contra o Cristo, contra Deus. Além disso, um maçom dito "evangélico" crê e confessa que Jesus é o próprio Deus e busca serví-lo e adorá-lo rigorosamente baseado apenas na Bíblia? O verdadeiro evangélico, salvo por Jesus, sim! Nada mais a comentar. Ou se está nas trevas (sem Jesus) ou na luz (com Jesus).

Unknown disse...

ola sou evangelico e ainda não sou maçon, mas quem sabe um dia, gostei muito do artigo e concordo com você, apesar de não ter o conhecimento da maçonaria, pelo pouco que conheço concordo com você.
abraço.

Anônimo disse...

caro colega pensador: voce diz ser evangelico, mas por tanta apologia à maçonaria voce certamente tambem é maçom.
agora voce está longe de ser um cristao verdadeiro, nascido de novo, voce só é maçon por causa do dinheiro de uma lida nas instruçoes de albert Pike, 1889 sobre as doutrinas luciferianas que contrapoe o Adonai.
sei que a verdade dói, mas amigos sao aqueles que falam a verdade.
se voce nao se converter recebendo Jesus Cristo como seu unico e sufuciente salvador voce passará a eternidade no tormento eterno.

Roldão disse...

Estou nos dois lugares e posso garantir que não há conflito existencial entre as duas correntes, entretanto vejo os envangélicos como a parte frágil desta relação(em termos culturais), pois vivem na ignorância (sobre Maçonaria) e acreditam em lendas populares:já os maçons são mais evoluidos pois conhecem as duas partes e conseguem interpretar melhor a fé em Cristo, sem reticências, sem as crendices.Creio no Cristo Ressureto, filho do Deus Altíssimo. Cumpre-se a palavra "Vóis que sois fortes, suportai os fracos" A Paz do Senhor a todos.

samarag disse...

FHC se dizia católico só que faz palestra em loja maçônica e é maçom.
Veja link do site do vereador Gilberto Natalini (PSDB)
http://www.natalini.com.br/noticia/fernando-henrique-cardoso-ministra-palestra-na-grande-loja-maconica
Do lado direito tem o depoimento de José Serra.

José Serra diz que o Brasil precisa absorver os ensinamentos maçônicos.
http://www.youtube.com/watch?v=YTXF5FP9kGs
Será que agora a maçonaria não é mais um mal para o povo de Deus?
Votar não faz mal?
Muitos países desenvolvidos tem o presidente maçom, será que o Brasil deve também absorver os ensinamentos maçônicos?
Veja no link a placa 'Vote consciente' com o simbolo da Maçonaria.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5qcbwQIoa77SmxbTFf-mncWAJ3D2hEMM7vZSxAKzYZEWHspo&t=1&h=167&w=223&usg=__C1Rek0qGES4wd8a12AFZ7Iw_KJQ=
Muitos pastores são maçons
http://www.youtube.com/watch?v=hYz1TsCMImo
Temos que deixar de hipocrisia. A maçonaria tem muita fraternidade o que não existe no meio evangélico.

Anônimo disse...

Bom ! Sou maçom e sou evangélico!!
Não vejo incompatibilidade alguma!!!
Até mesmo pq na reforma protestante a Maçonaria ajudou e muito!!!
A maioria absoluta de missionários batistas e presbiterianos eram maçons!!!
Existe um neurose em ligar Maçonaria como Satanás!!!
Lamento dizer que não será numa Loja que serái sso possível!!!
Maçom Aracaju Sergipe !!
biologiauab@yahoo.com.br

Unknown disse...

Meu caro Nilson R. Leite, Sou profundo admirador do movimento fraternal maçônico, e apesar de ter estudado em colégio católico e ter sido batizado no catolicismo, tenho muito bom gosto pelo protestantismo de Martinho Lutéro e tenho fé de um dia me "religare" com o cristianismo e professar verdadeiramente (assumir compromisso) à religiosidade evangélica.
Acontece que também faço parte de outra irmandade universal, que se faz religiosa mas não é religião. Se faz religiosa por cultuarmos um Deus (Poder Superior) assim como cada um o concebe, respeitando o ponto de vista teológico de cada um, e não entrando em controvérsia a respeito de religião, política,filosofias, crenças, etc... Nosso único princípio básico é crermos que somente depositando nossa fé num "Poder Superior" a nós mesmos, para nos devolver a sanidade mental,no enfoque da "sobriedade".
Mas, mesmo assim, nosso movimento salutar pela abstinência,sobriedade,equilíbrio mental e fé num "Poder Superior", tem sido atacado por alguns fanáticos religiosos, acusando-nos de "sincretismo religioso", pelo fato de tolerarmos em nosso meio (assim como a maçonaria o faz)pessoas de várias raças e crédos !
Que pena que pensam assim... Pois o nosso único propósito é "Viver Sóbrio" (Alcoólicos Anônimos).
Somos igualmente atacados de "sincretismo religioso", por inescrupulosos que não procuram ter conhecimento das coisas,se auto-intitulam "guardiões do cristianismo", mas esquecem do básico do básico que é o "Amor" deixado na mensagem de Jesus Cristo.
E é com base nesse "Ódio", que esses inescrupulosos, que ostentam para sí o título de "donos da verdade evangélica",saem por aí atacando a "Maçonaria",outras formas de livre pensamento e filosofias,interpretando a "Bília" de maneira tendenciósa e a seu "bel prazer".
A isso dá-se o nome de: "Intolerância Religiósa", e é por isso que várias religiões fundamentalistas "matam" em nome de "Deus". Que Deus? Deus do ódio?
Sou de Belém do Pará, e tenho um sonho de um dia ser maçom sim, mas quando esse convite chegar, espero estar preparado e ter pelo menos uma noção daquilo que eu realmente almejo. Enquanto que para ser evangélico de fato, eu prefiro deixar que Jesus venha habitar em meu coração,colocando em mim aquilo que é mais importante de tudo, independente de qualquer religião-instituição,filosofias doutrinárias ou fundamentalismo religioso: O "Amor tolerante!"
Viva o protestantismo de Martinho Lutéro,viva os verdadeiros evangélicos que ainda não esqueceram o que é o amor, viva a Maçonaria!
Belém,25/08/14
Marcelo T. tavares7ps@gmail.com

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)