Definição de Maçonaria para Crianças.

Explicar para as crianças o que é a Maçonaria nem sempre é uma tarefa muito simples. Cercada de mitos e fechada em seus segredos as explicações, quando muito, são suficientes apenas para adultos. Veja, então, uma forma de dar uma LUZ para os seus pequenos.


Clube do Bolinha de gente grande!


Se você nunca fundou um superclube secreto com seus amigos, aposto que pelo menos já teve vontade, né? Pois na metade do século 15, lá na Inglaterra, um grupo de pessoas que trabalhavam com construção também teve essa vontade, e resolveu fundar um clube. O que eles não sabiam é que esse clube iria dar tão certo que, mais de 5 séculos depois, ainda iria existir! O nome dele? Maçonaria!

Mas...o que é que essa maçonaria tem de tão especial? Bom, para começo de conversa, o pessoal que participa dela acredita em coisas legais como liberdade e fraternidade, e tem um monte de sinais secretos divertidos, cumprimentos e senhas especiais.

E, a partir do século 18, quando os países que eram colônias de outros resolveram se libertar, os maçons tiveram um papel importante nesses movimentos de libertação. Aqui no Brasil, por exemplo, o pessoal da maçonaria participou da Inconfidência Mineira, da Conjuração Baiana e deu uma bela mãozinha no processo de independência brasileiro.

Só que a maçonaria tem uma coisinha bem chata: as mulheres, essas criaturas tão legais, não podem participar! Bom, esses maçons não sabem o que estão perdendo, né?


Origem: www.canalkids.com.br, voltado ao público infantil

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com o texto acima quanto ao veto do ingresso das mulheres na maçonaria. É taxativamente discriminatório e arcaico.Infelizmente, apesar de seguirem à risca as leis maçônicas e afirmarem que a "cunhada e sobrinha", esposa e filha de um maçom, respectivamente, têm grande participação fora da loja para engrandecer e apoiar os maçons, é proibida de também crescer espiritualmente, eis que não pode participar das reuniões "secretas".
O mundo está evoluindo e a mulher cada vez mais mostra a sua força, a sua coragem, muitas vezes sendo a provedora principal da família (muitas já ganham mais que o marido e possuem mais escolaridade). Ainda acredito que um dia essa grande família maçônica comece a admitir isso e, quem sabe, rever essa posição.

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)