As Dúvidas de Aline sobre a Maçonaria.

Este artigo é uma resposta ao comentário deixado por Aline em um dos posts aqui do blog. Ela tem várias dúvidas sobre a adequação de seu namorado ingressar na Maçonaria. Em itálico e azul estão as partes do comentário dela. Logo abaixo estão as respostas que escrevi.
Peço a todos os que possam contribuir para melhorar os esclarecimentos, que o façam adicionando comentários.


Olá Aline.

Respondendo por partes:

“Desde que meu namorado pediu minha opinião sobre um convite para fazer parte da Maçonaria, eu confesso que nem dormido direito eu tenho, tenho lido muitas coisas a respeito da Maçonaria, muitas coisas boas, outras nem tanto e tudo tem me deixado mais confusa do que nunca...”

Resposta: – Certamente você leu mais coisas ruins do que boas e isto a deixou amedrontada. Procure ler o que está escrito nas sites oficiais dos Grandes Orientes. Essas informações são mais confiáveis. Na Wikipedia você também encontrará uma descrição razoavelmente fidedigna. Acredite nas informações e você irá dormir tranqüilamente.

“Em primeiro lugar, não me sinto à vontade em saber que não só a vida dele, mas também a minha será investigada (se eu estiver errada, por favor, me perdoem), não que eu deva algo a alguém (além de contas), mas não quero minha vida "vigiada", está escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo XII: "Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques."”

Resposta: – Para inúmeras situações do cotidiano as nossas vidas são profundamente investigadas, sem que isto represente qualquer ilegalidade. Basta você tentar comprar algo financiado, vender um imóvel, abrir uma conta em um banco ou ser aprovado para um cargo público, que suas informações de domínio público serão escrutinadas.


“Além disso, se não há nada errado, ilícito dentro da Maçonaria, por que existe tantos mistérios a respeito? De onde vem o dinheiro partilhado entre os membros? Ou todas essas perguntas são mais coisas que não podem ser reveladas às mulheres? Existe um preconceito em dizer que os conhecimentos não são passados a nós, simplesmente porque não sabemos "guardar" segredo. ”

Resposta: – (1) Todos são inocentes até que se prove sua culpa. Você tem evidências concretas de que a maçonaria comete algum ilícito? Não? Então por que supor que isto ocorre?; (2) Quem lhe disse que maçons recebem dinheiro da maçonaria? É uma inverdade. Eles pagam para participar das lojas, para fazer a manutenção das mesmas. Não há benefício pecuniário direto decorrente do fato de ser membro de uma loja maçônica.; (3) Dizer que as mulheres não podem participar da maçonaria simplesmente porque não "sabem guardar segredo" é uma enorme estupidez. Se alguém disse isto a você, pode dizer a essa pessoa que ela não tem a menor noção do que está falando. Prova cabal do que falo é o fato de que existe a Maçonaria Feminina (exclusivamente de mulheres) e a Maçonaria Mista (homens e mulheres na mesma loja). Estas não são reconhecidas como regulares pela maior parte das outras lojas maçônicas, mas não são novas e, no meu modesto e precário entendimento, são uma tendência para o futuro.


“Outra coisa, conheço muitos maçons que têm dinheiro, nome, influência, mas que também têm a vida marcada por irregularidades e é nesse ponto que tenho medo de meu namorado se envolver, tenho medo dele ficar devendo algum tipo de favor e depois sofrer algum tipo de perseguição por isso.”

Resposta: – Sim, há maçons cujo comportamento apresentam irregularidades, assim como há pastores, padres, políticos, policiais, juízes, rabinos, enfim, uma infinidade de outras categorias nas quais as pessoas deveriam apresentar uma forma de agir completamente ilibada, mas alguns se desgarram do rebanho. Não é pela “ovelha negra” que devemos formar o conceito sobre todo o rebanho. E, se seu namorado pretende ingressar na ordem com o objetivo de (nas suas palavras) “ficar devendo algum tipo de favor” eu o aconselho a desistir da idéia.

“Sei que em outras instituições existem coisas erradas também, não é de hoje que padres, pastores e pessoas ligadas a diversos tipos de religiões são desmascaradas por agirem erradamente, seja por pedofilia ou lavagem de dinheiro, então, não estou defendendo nenhuma religião, nem nada, estou defendendo o meu direito de ter uma vida tranquila ao lado da pessoa que amo, não quero ter segredos com ele, se ficarmos juntos dividiremos uma vida, apesar de saber que cada um tem direito de seguir o que quiser, contanto que não venha a prejudicar o outro... ”

Resposta: – Não será o ingresso dele na maçonaria que irá impedir vocês de terem a vida conjugal tal como você mencionou. Muito pelo contrário.

“Acredito que há um preconceito muito grande em relação à Maçonaria, também, não creio que sejam seguidores de Satanás, mas não concordo quando se enaltecem dizendo que a verdade sobre as coisas só é ou será revelada a poucos, aos "puros de coração", aos "escolhidos" e por aí vai...
A verdade pode ser descoberta por qualquer pessoa, homem ou mulher, basta ter o espírito aguçado para procurá-la e não deixar se envolver por religiões, sociedades ou instituições que fazem uma lavagem cerebral nelas. ”

Resposta: – Você está certa e errada. Certa quando diz que “a verdade pode ser descoberta por qualquer pessoa” e Errada quando baseia suas restrições à maçonaria supondo que ela se julga detentora exclusiva de algum tipo de verdade.

“Quem conhece a História, sabe muito bem que as "verdades absolutas" sempre eram impostas por pessoas que detinham o poder e queriam mantê-lo, se for pra eu escrever sobre isso, levaria uma tarde toda e não é esse meu objetivo, nem quero acusar ninguém, sei que existem pessoas boas também, que fazem o bem ao próximo e é por elas que eu temo... ”

Resposta: – Realmente, a História mostra que os detentores de "verdades absolutas", em geral, são farsantes e tirânicos. A maçonaria é uma testemunha de longa data desse fato. Foi perseguida por imperadores, ditadores, católicos, nazistas, evangélicos e mais uma fila bem grande de “detentores da verdade”. Agora, pergunto-lhe: - pode uma instituição que aceita como membros homens brancos, negros e asiáticos, sejam eles budistas, pentecostais, judeus, cristãos ou mulçumanos ser detentora ou apregoadora de uma única verdade absoluta?

“Se eu estiver errada, peço desculpas, mas preciso ter uma prova disso. Deixo meu nome aqui, não tenho medo, mas quero respeito por minha vida. Aline. ”

Resposta: – Cara Aline. Você não tem do que se desculpar, suas dúvidas são comuns a muitas pessoas. Mais, você não tem do que ter medo em relação à maçonaria. Seria melhor dirigir suas preocupações para coisas como a corrupção, a pobreza, criminalidade, violência, saúde e educação. Posso lhe garantir que tudo isto influenciará muito negativamente a sua vida, muito mais do que qualquer mal que você possa imaginar como possivelmente originado na Maçonaria.

Um abraço e fique tranquila.

Eterno Aprendiz.

8 comentários:

Kosta Katescuto disse...

Aline você tem todo o direito de fazer essas perguntas,mais lhe digo que o seu futuro marido passa a "depender"dos seus futuros irmãos como dos seus futuros familiares,vai entrar numa ordem fechada,morre-se e volta-se a renascer das cinsas,conto eu que só um um dos irmãos .

Mórmons Maçons disse...

Não censuro aline por buscar mas luz sobre este assunto que é tão temido e regeitado por muitos, vejo que ela apenas reflete as dúvidas de muitos... Mais o Eterno Aprendiz foi incisivo e em seus esclarecimentos.

Unknown disse...

MAGNUM OPUS
O Mantra do Infinito
Autor: Orácio Felipe
Descrição :
Papai estava enfermo, sofrera um acidente. Ele havia afrontado Deus. Mas ele teria mais uma chance. Antes porém, haveria de ser iniciado, afim de que mudasse seus hábitos. O livro conta a história de um novo Cavaleiro do Templo e sua viagem. Quem auxiliará um filho da viúva?

Anônimo disse...

PREZADA ALINE. SOU CRISTÃO, BATISTA, 51 ANOS, FILHO DE PASTOR. PODE TER CERTEZA DE UMA COISA. SE SEU NAMORADO OU ESPOSO FOR ESCOLHIDO E ACOLHIDO PELA MAÇONARIA, SIGNIFICA QUE ELE É UM GRANDE HOMEM E DE BONS COSTUMES. NÃO SEI SE VC TB É CRISTÃ, OU EVANGÉLICA DE QQ RELIGIÃO ONDE CERTAMENTE TERÁ OS SEUS IRMÃOS. TE DIGO QUE VC SERÁ PARENTE DE PESSOAS NO MUNDO INTEIRO QUE PRIMAM PELO CARACTER, BONS COSTUMES E SÃO TEMENTES A DEUS.

Anônimo disse...

Gostaria de saber porque muitos quando entram para a maçonaria enriquecem, mesmo antes sendo pobres depois quando ingressam se tornam na grande maioria grandes empresarios e bem sucedidos.

Luciano disse...

Carríssimo amigo anonimo, engana-se ao pensar que ao entrar na maçonaria ficará rico, ao menos não rico materialmente, mas para tentar saciar sua sede de resposta atrevo-me a dizer que:
Ao ingressar em tão honrosa instituição, aprendemos a sincronizar nosso ser interior, nosso espírito com nosso ser material, e estando em perfeita simetria tudo ao nosso redor torna-se muito claro e de fácil assimilação resultando muitas vezes em ganhos materiais, a maçonaria não enriquece ninguem, mas proporciona a uma pequena parcela de seus seguidores a possibilidade de perfeita sincronia, onde o maçon consegue viver em harmonia com sigo mesmo com sua família e com seus semelhantes.

Anônimo disse...

Anônimo disse que é batista, filho de pastor e tem 51 anos e que ela será cunhada de vários homens que são tementes a Deus. Mas vem a pergunta: dizem que nos graus mais elevados (relatos de 2 ex-maçons que conheço), é necessário rejeitar a Jesus Cristo como único salvador.
O caro cunhado já está nesse nível ou desconhece isso? Afinal, quem está nos níveis mais baixos, desconhece os mais altos...

Unknown disse...

Obrigado por essa explicação que eu também tinha sobre a Maçonaria, leio muito livros de maçons e outros relacionados à vcs. Desejo entrar algum dia para essa organização, espero o convite.

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)