O que significa MICTMR

M.I.C.T.M.R., como o vemos estampado em inúmeros lugares inadequados, significa algo muito simples, que os exibicionistas pululam na Maçonaria.

O que desejam pessoas que usam adesivos (como os que se vê abaixo) com a inscrição MICTMR colados aos pára-choques de seus carros e em outros lugares inapropriados?

Símbolo MICTMR em imagem de adesivo para carros

M.I.C.T.M.R.
Desrespeitando os princípios da necessária discrição, de manter a circunspeção que é um dos pilares de suporte, alguns “maçons” (propositalmente entre aspas e minúsculo) saem pelo mundo profano demonstrando uma insensata e enorme vontade de gritar a plenos pulmões o fato de fazerem parte de Ordem. Certo é que a Ordem não os fez, embora possam ter sido iniciados, a Ordem não faz parte deles. São pedras brutas, sem nenhum aparo ou polimento e buscam ostentar o brilho que não é deles e que, talvez, nunca venham a possuir. Será que tais pessoas não aprenderam ss, pp e tt? Será que precisam pendurar uma melancia no pescoço com a inscrição “Sou Maçom”?


O significado para os Profanos
Se você não é maçom e está curioso sobre o significado da sigla, saiba que, a menos que venha a fazer parte de um Loja Maçônica, nunca terá certeza sobre qual é a resposta certa. Perguntando, você poderá obter respostas absurdas tais como:
  • Mamão Inhame Cebola Tangerina Melancia Rúcula
  • Mais Ignóbil Cretino Também Merece Respeito?

Para todos os efeitos, dê-se por satisfeito com a seguinte explicação. M.I.C.T.M.R. são as iniciais das palavras que compõem a expressão Mens In Corpore Tantum Molem Regit, que vem do latim. Uma tradução aproximada seria “A mente rege a grande massa corpórea” ou, sintetizando, a mente dominando o corpo.

Aos “digníssimos” produtores de adesivos MICTMR.
Respeitáveis senhores, mercantilizar a Maçonaria pode parecer um bom negócio, mas, sob a ótica da lógica comercial, fabricar e vender esses adesivos não passa de uma bobagem ambiciosa. Façamos os cálculos. Hoje é possível encontrar esses produtos à venda em múltiplos lugares, até no mais popular dos shoppings da internet, o Mercado Livre, eles são ofertados. Na primeira busca que fizemos no Google usando as palavras “adesivo mictmr”, o primeiro dos resultados conduziu a uma empresa produtora de alfaias. Nela, o valor de venda (receita bruta) de um adesivo é R$ 1,90. Isto mesmo, a magnânima quantia de 1 real e noventa centavos!!! Multipliquemos tal valor pelo número estimado de maçons existentes no Brasil, algo em torno de 200 mil, e chegaremos a um possível faturamento bruto de R$ 380000, isto se todos comprassem. Ou seja, como a enorme maioria dos membros da Ordem tem bom senso, é discreta e não vai comprar uma coisa dessas, ninguém vai enriquecer vendendo adesivos com a inscrição M.I.C.T.M.R..

75 comentários:

Anônimo disse...

Você que também não é maçom, como pode querer comentar sobre o adesivo se faz o mesmo na internet.

Você é um profano de avental tão idiota como quem faz adesivo.

Seu espúrio....

Eterno.Aprendiz disse...

Ao Anônimo gentil e educado acima.

Quem será o espúrio? O que critica uma obscenidade despudorada e exibicionista ou o que usa o adjetivo “idiota” para se referia ao primeiro. Você deve ter se sentido ofendido, porque possivelmente é um dos que vendem adesivinhos a 1,90. Vais ficar rico!

É descabida a comparação que você fez do blog com os adesivos. O blog não sai pelas ruas como uma melancia no pescoço. Só quem sabe o que é chega até ele. Ele não vai chacoalhando pelas ruas como uns balangandãs de Carmem Miranda.

Se for para responder usando de agressões verbais gratuitas, nem precisa perder seu tempo, pois não será publicado. Vá procurar os manuais e aprender um pouco sobre tolerância e respeito à diversidade. Você está precisando.

marcelo disse...

concordo inteiramente com o artigo inicial.'.

Milton Filho disse...

Precisa-se ter cuidado com que se escreve e publica na internet, ainda mais se tratando de Maçonaria. Aos Maçons precisam relembrar os juramentos e aos não Maçons buscar mais conhecimentos sobre a Ordem. Somos Eternos Aprendizes em todos os segmentos. Um TFA a todos e que o G.A.D.U abençoe a todos.

Anônimo disse...

Perfilho da manifestação do Eterno Aprendiz. Embora entenda que o aprendizado seja eterno e o Aprendiz deverás evoluir.Parabens.
M.'.M.'.

Maurício disse...

Inacreditáveis são as críticas ao artigo alhures. Aqueles que se intitulam Maçons (sim, é um título), e usam o adesivo mencionado, é que se ofendem. São pequenos e desonrados aqueles que descumprem o seu juramento. O.Q.B.E.Q.S.E.Q.O.I.V.E.U.

Anônimo disse...

Concordo inteiramente com o artigo escrito pelo irmão. Por culpa de certas admissões que ocorrem pelas lojas mundo afora é que nos proporcionam essas visõe dantescas de adesivos e outras coisas mais. Existem maçons que fazem da maçonaria casa de festejos e ou uma casta que o torna diferenciado ou acima das outras pessoas. A maçonaria não melhora niguem nossa ordem aperfeiçoa o homen, logo, o camarada não se torna bom por ingressar em nossa ordem ele é admitido por ser um bom homem!Por isso meu irmão vai sempre haver membros de nossa ordem que passarão a vida toda na maçonaria e serão sempre profanos de avental, macacos e/ou papagaios que repetem sinais, toques, palavras e ostetam insigneas, joias,"adesivos" com os simbolos de nossa sublime ordem.´


Márcio.

PEB disse...

Olha, caro Sr., ostentar tal inscrição no automóvel ou no notebook, ou no braço como tatuagem é uma opção. Mas quem não pecou que atire a primeira pedra!
Se isso é tão ofensivo a sua pessoa, deverias refletir um pouco mais antes de expressar seu descontentamento em público. Se sabes o significado do acrônimo e se tens conhecimento maçônico, também deves saber que cometeu sacrilégio igual aos que critica. Somos todos pedras brutas e mesmo no mais alto grau ainda seremos. E é esse o fardo que teremos que carregar por toda nossa vida. E é ai que a maçonaria se encaixa, pois o que buscamos, acima de tudo, é o auto-conhecimento baseado no conhecimento.
Volte portanto ao maço e o cinzel e continue a sua construção espiritual com mais tolerância.

Anônimo disse...

Tolerância ...
Percebo que os comentários acima foram redigidos por alguns IIr.'. e muito bem comentados por sinal, mas não devemos esquecer de ter tolerância aos IIr.'., e devemos sim combater aos erros que denigrem o Homem, a sociedade e a nossa Nação. O fato de algum Ir.'. ostentar jóias ou qualquer simbolo, seja no carro, notebook, no escritório ou numa tatuagem isto significa que o Ir.'. não tem vergonha em ser o que é, não é vergonhoso ou repudioso ostentar na lapela do paletó um botom da maçonaria, isto é ter orgulho de assumir de ser o que é, quer ser discreto? Que o seja, mas não repugne o Ir.'. que não tem vergonha de ostentar jóias que o denotam ser um membro da ordem e que tenha orgulho de ostentar e mostrar que é Maçom. Um Maçom se mede pelos seus atos e atitudes, por sermos pessoas de boa indole ou seja Homens de bem e de bons costumes. Devemos sim alinhar os IIr.'. que se desviam para que possam se alinhar no caminho justo e pefeito.
Não devemos em hipótese alguma ofender aos IIr.'. ou a qualquer outra pessoa que seja, procuremos escrever somente artigos que contribuam com a grande ordem para que possamos agregar sempre valores, se não temos nada de bom a comentar então não o façamos.
Não vamos achincalhar o Blogger que cuja idéia do seu idealizador é de passar boas informações que nos acrescente algo a mais.
Que Deus nos guie e guarde!

elvis disse...

Pressentindo que seu país em breve iria mergulhar numa guerra civil,o sutão chamou um dos seus melhores videntes e pergunto-lhe quanto tempo ainda lhe restava viver.
-Meu adorado mestre,o senhor viverá o bastante para ver todos os seus filhos mortos.
Num acesso de fúria,o sultão mandou imediatamente enforcar aquele que proferia palavras tão aterradoras.Então,a guerra civil era realmente uma ameaça!Desesperado,chamou o segundo vidente.
-Quanto tempo viverei?Perguntou,procurando saber se ainda seria capaz de controlar uma situação potencialmente explosiva.
-Senhor,Deus lhe concedeu uma vida tão longa que ultrapassará a geração dos seus filhos e chegará á geração dos seus netos.
Agradecido,o sultão mandou recompensá-lo com ouro e prata.Ao sair do palácio,um conselheiro comentou com o vidente:
-Voçê disse a mesma coisa que o adivinho anterior.Entretanto,o primeiro foi executado,e voçê recebeu recompensas.Por quê?
-Porque o segredo não esta somente no que voçê diz,mas na maneira como diz.Sempre que precisar disparar a flecha da verdade,não esqueça de antes molhar sua ponta num vaso de mel.
Nem sempre é dificil falar a verdade.Quando há um clima de boa vontade,de harmonia e de liberdade da expressão do pensamento as pessoas aceitam ser democraticamente contrariadas,não se ofendem com o primeiro fato desagradável que ouvem.Nas situações em que há confiança mútua,como é o caso entre os Maçons,cada um pode falar com franqueza.Em situações diversas,em que pessoas já esperam uma opinião contrária,quando usamos da franqueza aliada á bondade,as barreiras de defesa psicológicas caem,as máscaras são abandonadas e todos saem ganhando com isso.
Boa tarde,e um fraternal abraço.

Anônimo disse...

anônimo!! rsrsrs deve ser um daqueles curiosos que querem ser convidados por nós só pra matar a curiosidade!rsrsr desculpe filho nenhum de nós em sã consciência convidaria uma pessoa que chama um irmão de idiota ou profano!!! capítulo de paracatu G.A.D.U

Anônimo disse...

Chamar os outros de idiota não é muito educado, seja maçom ou não.
Usar adesivo, broche na lapela ou qualquer outro símbolo é opção de cada um. Agora, quando se expressa a opinião no blog, está sujeito às críticas e comentários dos visitantes. Não adianta ficar nervosinho... Tolerância sim, permissividade não. Em tempo, o verdadeiro significado do acrônimo MICTMR não é o publicado. Fica a dúvida sobre sua condição de iniciado.

Eterno.Aprendiz disse...

Caro Anônimo

Você pode me dizer onde chamei alguém de idiota?

Não pense que fiquei nervoso. Manifestações como algumas aqui expressas me despertam outro sentimento, o de pena.

Por fim, o significado do acrônimo está correto! Talvez fora de contexto. E quanto a minha condição de iniciado, se eu o fosse, o que teria feito? Capiche?

Anônimo disse...

"A imensa maioria dos homens necessitam apagar as luzes alheias a fim de fazerem brilhar mais intensamente a sua própria luz."
Não esqueçamos que estamos em L.·., onde o verdadeiro M.·. deverá transfomar a ferramenta capaz em ferramenta melhor, pois somos a ferramenta de trabalho do G.·.A.·.D.·.U.·.

A.·.P.·.

Anônimo disse...

goteiristicos felaputistas!Justus istupidum, perfectus idiotem. visitem interiora terrae retificandoque invenes ocultum lapidem. Logo se ve que entraste na maçonaria (com m minusculo mesmo) mas a Maçonaria não entrou em ti.

Anônimo disse...

Não sou maçom, mas concordo com o artigo inicial. Tenho visto esse adesivo e também outros com o esquadro nos vidros de alguns carros. Sempre achei um gesto pequenino a exibição soberba do ego de maçons que não souberam nem sabem desbastar e polir a pedra. A Humanidade muito deve à Maconaria, que, sem soberba, a conduziu e conduz com conhecimento e poderação.

Para finalizar, concordo totalmente com o comentador Marcio.

Nando disse...

Acho que apesar de não ser necessario,não vejo nenhum problema em colocar o adesivo MICTMR no carro.Não temos que ter vergonha ou esconder que somos maçons.É por causa dessas frescuras que certos profanos difaman e falam besteiras sobre á ordem!
Qual o problema de saberem que somos maçons? temos mais é que divulgar a ordem,suas bem feitorias etc..
O nosso maior segredo é a maneira de nos identificarmos e reconhecermos uns aos outros. Então... deixe de frescura!!
Um TFA ( se é que vc sabe o que isso significa)

Eterno.Aprendiz disse...

Resposta Ao Nando

Reduzir a discussão e classificá-la meramente como "frescura" da minha parte é por certo, na sua opinião, uma atitude profundamente maçônica.

A maçonaria foi secreta, tornou-se discreta... e agora? Vai se tornar exibicionista, enquanto constrói tigres de papel?

Se você imagina que não sei o que é TFA, não devia enviar um para mim, pois, além de um ser cumprimento formal, ele deve ser sincero.

Por um acaso, já que você é tão experto, sabe o que é TFH?

Marcos P. disse...

Bom texto. Penso o mesmo que o blogueiro!
Eu acredito que o buraco é um pouco mais embaixo. Não se trata do Ir.'. "assumir" publicamente sua condição de M.'. utilizando um adesivo ou broche ou o que for, mas de OSTENTAR esta condição. Assumir, todos assumimos e de fato devemos assumir - PARA QUEM DE FATO E DE DIREITO (para bom entendedor um pingo é letra.); acontece que infelizmente alguns IIr.'. utilizam esses adornos (que variam dos adesivos simples a onerosas jóias, verdadeiro acinte à Ordem que os admitiu "DESPOJADO DE TODAS AS VAIDADES" - lembremos-nos disso!) buscando usar sua condição de "iniciados" para se favorecerem no "jogo de benefícios" do mundo profano. Enfim, são os verdadeiros fomentadores do tráfico de influências, que fere o princípio magno de LIBERDADE; quem nunca ouviu? "Uma mão lava a outra", sabem como?! "Um favorzinho aqui pra mim pois eu sou MAÇOM...."... Pois é, a famosa e ultrajante Lei de Gérson. Por favor, vamos comentar com inteligência e não nos façamos de tolos pois o pior defeito não é a ignorância, e sim a hipocrisia. Um M.'. é AMIGO DA VERDADE. SEMPRE.
T.'.F.'.A.'., mas aos VERDADEIROS IIR.'.
MPDM - ARLS Ordem e Perseverança, 3457 - Vitória-ES

Anônimo disse...

Bem ao meu entender todos que falam da maçonaria fora de loja esta sendo um falso maçom. Pois lembre que todos os verdadeiros IIr.: fizeram um juramento.

weverton disse...

Com liçença senhores...... estou fazendo um estudo e busquei pela Internet até chegar aqui.... Estou um pouco confuso agora..... me respondam por favor, se é peóprio de todos os maçons esse tipo de discussão inútil e cheia de ódio.
Me perdoem pela ignorância, mas me pareceu que os senhores são um bando de desocupados que gastam seu tempo discutindo o sexo dos anjos, enquanto a humanidade está à beira do caos.
Sinceramente, ou estou muito equivocado com o meu conhecimento sobre a Maçonaria, ou a coisa está descambando mesmo.
Até onde os senhores pretendem chegar, isso é o que me preocupa... preocupa também, saber que, como eu, outras pessoas podem acessar este blog e ler isso tudo..... a imagem da Maçonaria vai ficar como a do Cristianismo:cagada!!!

Eterno.Aprendiz disse...

Ao Weverton,
Meu caro, discussões inúteis e cheias de ódio são características universais do homem, inclusive da psicanálise, como você, se não for um cego pelo fanatismo, bem deve saber.

Citando você: “Me perdoem pela ignorância, mas me pareceu que os senhores são um bando de desocupados que gastam seu tempo discutindo o sexo dos anjos, enquanto a humanidade está à beira do caos.” - bem agressivo, não? Que tal se o senhor procurasse um terapeuta? Não! Acho melhor não ir. Afinal eles passam anos discutindo o sexo dos anjos, enquanto a humanidade está à beira do caos..., mas cobrando dos clientes(!).

Sim. Você deve estar equivocado com seu conhecimento sobre a Maçonaria, ela não é “una". Em alguns lugares pode estar “descambando mesmo” e, em outros, continua edificando muito.

A imagem da Maçonaria nunca será ou ficará igual à do Cristianismo, por duas simples razões: Maçonaria não é religião; e ela não pretende impor sua visão do mundo catequizando todos os que não lhe são fieis seguidores.

Anônimo disse...

não é um adesivo que faz um "MAÇON",e sim sua conduta moral,mas, o que vejo, é a vaidade de alguns, a intolerância de outros e uma imensa falta de amor com o próximo, que é o mandamento mais importante,se olharmos ao nosso redor, veremos maçons e profanos de todo tipo,não citarei nomes, contudo, vemos no nosso dia-a-dia, a contuda imoral de muitos maçons, como também vemos, de muitos profanos, que deveriam dar exemplos de amor ao próximo, vejamos alguns maus exemplos:
pedofilia, rufianismo, adulterio,violencia contra a mulher,uso de entorpecendes,corrupção,e muitas outras, praticadas por maçons e profanos.
E vocês querem debater sobre adesivos?
é lamentavel ver, maçons deixarem de erguerem templos e cavarem masmorras.

gilcemo disse...

Usar ou não usar adesivos, não faz um "MAÇON",e sim, a sua conduta moral, antes e após a iniciação, e o que podemos ver nos comentários feitos, são simplesmente, a intolerância de alguns,a falta de educaçãode outros, o não cumprimento de juramentos feitos sobre o livro da lei,e a sabedoriade de poucos.
O maçon trabalha para o bem da humanidade, servindo de bom exemplo,pois, de maus exemplos o mundo já esta cheio, devo lembrar que o maçon e o profano são imperfeitos, e por este motivo,buscamos o aperfeiçoamento.
Que tal falarmos sobre os 'Maçons" envolvidos com corrupção,adultério,violencia domestica, drogas, extorção, rufianismo, pedofilia e etc...?
Também podemos falar dos profanos envolvidos nas mesmas coisas.
exemplos destes casos não faltam, se é para debater algo, que seja algo, de importância para o crescimento da sociedade, e não coisas futeis.

Anônimo disse...

Você gue não é maçom tem vontade e não pode, fica falando o gue não sabe, guando usamos o nome da istituição pogue temos orgulho da mesma.

um Maçom disse...

Engraçado...
qual o problema de usar o MICTMR??
isso é somente para os maçons se identificarem...

Ao falar sobre esse assunto fale sobre:

- os peixes desenhados nos carros;
- a estrela de david;
- o rosario
- o adesivo "Deus é fiel"

e etc...

eles tambem estão se reconhecendo
qual o problema??

eu tenho no meu carro um esqudro e compasso...

só quem tem conhecimento é que fala ou faz alguma coisa...

meu vizinho veio perguntar o que era, o que significava, quando comecei a falar ele nunca tinha ouvido o que era maçonaria..

Muitos babacas para pouco assunto.

Se voce é maçom ou não...

Voce tem alguma retidão?
o que voce fez para melhorar o Brasil hoje?
quantos impostos voce sonegou?

Hipocrisia ... apenas isso.

TFA

um maçom

Anônimo disse...

O título "O que significa MICTMR" é muito interessante! O que observei é que tem comentário com a frase "Eu sou maçom" (2:00 AM Blogger Marcos P. disse...), resposta errada, só reponderei se me for perguntado, pois não sou, mas MICTMR. TFA.

fernando disse...

A P.'. B.'. está presente em todos os ambientes, porém, há IIr.'. que não são culpados pela sua própria ignorância e sim a indicação incorreta para a Or.'. Esse Ir.'. jamais poderá usar em seu carro, buné a sigla M.'. I.'. C.'. T.'. M.'. R.'., que o G.'.A.'.D.'.U.'. tenha piedade esse profano.

Anônimo disse...

Possuo muita curiosidade sobre a Maçonaria, digo que não é complicado saber o que os A.'.M.'. sabem e até um pouco do que os C.'.M.'. sabem.
Tenho um respeito muito grande, mas não acredito na unificação de 3 Deuses no G.'.A.'.D.'.U.'., parabéns por ocultarem tão bem rituais e outras coisas que passam por gerações.
Acredito q um dia eu poderei saber o que fazem, pois sou apenas curioso.

Marco Aurélio disse...

Gostaria de saber em que esta disculção ira leva-los, voltem aos trabalhos, cumpram seu juramento.
Código da Moral Maçônica

01 - Adora o G.'.A.'.D.'.U.'. que é Deus.

02 - Ama a teu próximo como a ti mesmo.

03 - Ama a Pátria e a Família.

04 - A tolerância não vai ao ponto de proteger imorais.

05 - Dizei a verdade e proceda com retidão.

06 - Escuta sempre a voz de tua consciência.

07 - Educa, ensina e moraliza pelo Exemplo.

08 - Fazei o bem pelo próprio bem.

09 - Foge a contendas, evita insultos.

10 - Lê e medita, vê e imita o que é bom, reflete e trabalha.

11 - Não te envergonhes do teu ofício, nem de confessar os teus erros.

12 - Não faças mal a ninguém.

13 - Respeita a mulher e nunca abuse de sua fraqueza.

14 - Sofre com resignação e confia no futuro.

15 - Tem por divisa a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

Anônimo disse...

Quem realmente é maçom sabe que os maçons sao livres pensadores, portanto aquele que tentar impor uma forma de pensar estará indo contra os ensinamentos da ordem.

Se alguém quer usar adesivo que use. Se alguém é contra eles, que seja. Afinal de contas, os F.'.V.'. são livres pensadores.

Antes de criticar adesivos devemos saber que quem concedeu as cartas constitutivas para as potências brasileiras foi o supremo conselho americano, o mesmo que aprova inclusive o uso de inscrições nas placas dos carros. Eles não entenderam nada ainda da maçonaria? Nem mesmo após terem chegado ao grau 33? Imaginem só. Se os professores não entenderam, devemos ter alunos brilhantes mesmo aqui.

No nosso Brasil, onde potências recebem cartas constitutivas para possuirem o rito escocês e possuem outros 4, 5, 6, 7, 8, ou até 10, sem qualquer carta. Onde profanizam constantemente a ordem, inventando o ministério público maçônico, os deputados federais maçônicos, etc. Cargos que servem unicamente para a fogueira das vaidades, envaidecendo pessoas que na maioria das vezes não obtiveram sucesso algum no mundo profano, mas o querem dentro da ordem.

Ah, claro, esta é apenas a minha opinião, pois ainda que não concorde com uma palavra de que foi dito por vários, defendo com minha própria vida, o direito deles as expressarem.

Anônimo disse...

Respeito, mas não concordo com o testo, pois antes não sabia do seu significado e hoje ainda acredito que a maioria esmagadora também não sabe.
Não utilizo nenhum adesivo em meu carro, mas tb não recrimino quem usa, sendo lógico que vários adesivos são explícitos.
TFA a todos.

Anônimo disse...

http://www.lojahugosimas.com.br/?q=node/401

Ir. educação começa em casa....ensine seu filho e ele será bom filho....

Anônimo disse...

S.'.F.'.U.'. e T.'.F.'.A.'. a todos os IRs.'.
Estudem, façam trabalhos e apresentem "EM LOJA".
Estes sim EDIFICAM.
fiquem na PAZ DO G.'.A.'.D.'.U.'.
"Aqueles" por sí, se excluem....

rafaelsalesmontes disse...

Prezados IIrm.'.

Esses não afortunados deveriam fazer a VITRIOL ver em seus interiores isso que fazem não é maçonaria não profanemos nossa augusta ordem e a curiosidade profana continuará, pois sabemos q nossos simbolos dispertam a curiosidade e a critica mesmo que ignorante a exemplo disso o bode...

Grande T.'.F.'.A.'.

Felipe disse...

Ótimo, mandou bem; uma matéria critica e elucidativa!
Desejo muita saúde, Amor, Paz e Prosperidade aos obreiros e aspirantes à Ordem, que um dia abraçará um novo mundo cheio de esperanças.
O foco é que nunca terá certeza do que lê aquele que não foi iniciado nos Augustos Mistérios...

Galvão.'.

Anônimo disse...

Que interessante, afim de pesquisar algumas questões, entrei nesta pagina, e percebi o quanto somos iguais, e apenas queria entender um pouco mais sobre o significado MICTMR!!!

Anônimo disse...

Nenhum mç.'. conseguiu polir totalmente sua pedra, e o Ir.'. está dizendo que quem usa um adesivo no carro, não é mç.'.???
De que adiantou tantas reuniões???
O que aprendeu até agora??? Tolerância??? Digamos que não seja p/ contar p/ os profanos que sou mç.'. e sim p/ me identificar com os IIr.'. de outra Lojas. É, cada cabeça uma sentença...

T.'.F.'.A.'.

Anselmo Faria disse...

Caros IIr.´., acho que um blog de internet que milhões de pessoas visitam mensalmente, não é o melhor lugar para discutirem assuntos sobra a ordem.Desculpem mais essa é minha opinião.......Que o G.´.A.´.D.´.U permaneça em vossos corações.

Anônimo disse...

Meus Irmãos, os tempos são outros. Não cabe mais se fazer segredo sobre ser ou não maçom. Entendo que dentre os que estapam adesivos há exibicionistas, mas há também os bem intencionados que procuram sinalizar sua condição a fim servir algum Irmão em apuro ou simplesmente cumprimentá-lo fraternalmente com a alegria que experimentamos quando nos reconhecemos no mundo "profano". Particularmente, discordo de que para tal sejam utilizadas letras ou tripontuações. Temos muitos desenhos que fazem bem esse papel. O que não devemos é condenar os usuários de tal prática. Lembremos que também há quem condene tratar de Maçonaria em blogs da internet... Ademais, se um cidadão exemplar é publicamente reconhecido como maçom eu tenho um saudável orgulho disto. É melhor que ter o Sr. Arruda como Irmão... Paz a todos e lembremos que o que no homem profano é uma qualidade, no maçom é uma obrigação. Portanto, nos tratemos cordialmente!

André Luiz disse...

Gente, gente, gente...
Não sou Maçon e por puro acaso passei por aqui e por curiosidade acabei lendo esses comentários. Me desculpem pela minha ignorancia, mas de certo modo acabei me ofendendo pois li (me corrijam se eu estiver errado) que eu e outros mais por ai seriamos indignos de pertencer a Maçonaria... Vale aqui mencionar que conheço alguns Maçons que são muito discretos e conheço algumas pessoas que não o são e tem seus veículos adesivados com logos da Maçonaria, bem como pessoas que não tem filhos e colocam nos seus carros adesivos "Bebe à bordo", só pra dar uma "certa" valorização no veículo querendo passar para um futuro comprador a idéia do tipo: Eu ando devagar, não forço o carro... devido a "bebe no carro". Vai ver, essas pessoas querem se sentir pertencentes ao algo, por achar que dar status, poder e/ou gostariam mesmo de ser Maçons mas não sabem como ou mesmo não foram aceitas. Alias, nem eu mesmo sei como fazer para ser aceito na Maçonaria, mesmo que eu quisesse.
Abraços a todos...
Obs.: Se for para me ofender, por favor nem respondam a esse comentário.

Carlos Eduardo Rocha disse...

Também não gosto do adesivo MICTMR, acho que ele deixa transparecer expressão que deveriamos resguardar,
mas no meu carro tenho o Compasso e o esquadro no parachoque traseiro, e o adesivo de minha Centenária Loja no parabrisas. Não divulgo gestos e palavras, mas não escondo minha condição de Maçom. Tenho orgulho de pertencer à sublime ordem, e através da exibição do simbolo, já conheci diversos Irmãos em minhas viagens.
Posso estar errado em minha postura, pois não sou perfeito, se o fosse, não precisaria da Maçonaria(Ela sim transmite os ensinamentos perfeitos do GADU.`.).
Um beijo no coração -
cerounaocer
Juiz de Fora(MG)

fallmotorssport disse...

sois? para dizer algo sobre a ordem,eu sou dá allmotorssport@hotmal.com no orkut. e venho por este meio de comunicação passar mnha indignação por tal fato que só mesmos das lojas sabem da verdadeira verdade e algumas pessoas vem se pronunciar para profanar homens de bons custumes! pesso que se coloquem em seu devido lugar deixando aqueles de bons custumes em paz!!! pos de todo o poder somente tú és ó soberano G.A.D.U tel;55655450 fallmotorssport@hotmail.com no orkut mecãnica de motos nacionais e importadas

Dida disse...

Tristeza.
Sim tristeza é o termo mais próximo que posso usar quando leio o texto inicial e alguns comentários que seguiram. Não quero nem me referir aos adjetivos usados nos comentários, é impressionante ver como as pessoas gostam e tem talento par escolher palavras para agredir as outras mas tem dificuldade para achar palavras para agradecê-las. Com toda humildade,eu gostaria de participar e de alguma forma talvez ajudar a acalmar esta ira.
Qualquer entidade, pais, grupo político, time de futebol etc.. tem a sua insignia e cada um é livre para usa-la onde quer. A maçonaria é discreta, não secreta e cada um dos Irr:. é livre para se expor mais ou menos que os outros e obviamente conforme cada um se sente. Colocar um símbolo no braço, no carro ou em qualquer outro lugar, como foi mencionado, é opção de quem o coloca e ninguém tem algo a ver com isso. Tem pessoas que colocam símbolos de igrejas no carro, de times de futebol, de países ( Na Europa muito comum por sinal) e pessoalmente não vejo nada de errado com isto.Me lembro quando criança que viajávamos por diversos países da Europa de carro e acenávamos para os carros que tinham o mesmo símbolo do nosso país. Criávamos por um instante um laço simpático e de amizade com pessoas que nunca tinhamos visto e que provavelmente nunca conheceríamos mas o sorriso e o momento de aceno era de alegria e não de repúdio porque aquele ou aquela usava o símbolo de um determinado País. É claro que estamos falando de Países e que pessoas possam dar mais importância para entidades menores como igrejas , clubes etc.. O pessoal do Rotary usa simbolos nos carros, O pessoal do Lions Clube usa símbolos nos carros e praças de cidades, e qual é o problema dos Maçons usarem símbolos? Símbolos maçônicos não existem só em carros, o mundo esté cheio deles.
Devemos lembrar entretanto que em qualquer entidade existem pessoas que não se encaixam no conceito e no comportamento mas que um dia ou outro se depararão com a realidade.(Tudo na nossa vida é uma questão de referência.) Deixo aqui novamente um humilde comentário com a esperança que todos pensem um pouco melhor. Para quem não conhece bem a Maçonaria, tenham a curiosidade de estudá-la com pensamento neutro e para quem a conhece, .... tolerância. Agora para todos: Agressões não, o mundo já está cheio delas.

Anônimo disse...

Concordo plenamente!!! Sempre que vejo um pseudo-maçom exibindo esse adesivo me dá ânsia de vômito pela tremenda estupidez que comete. Incrível!!!!

Muito bem colocado pelo irm.'., parabéns!

Anônimo disse...

Nossa, quanta perda de tempo em discussões inúteis. A Maçonaria no passado discutia os importantes rumos da humanidade, do conhecimento e do aperfeiçoamento do homem. Agora ficam discutindo sobre adesivinhos...Carpe diem!

Alessandro_Sousa disse...

Muita discussão sem causa justa, ou pelo menos lógica... O que há de mal em usar adesivos?
Usa quem quer!
O reconhecimento está dentro de si.
Um adesivo no parabrisa também causa esse efeito? Ele é muito mais indiscreto que o MICTMR!!
Se vendem é porque tem que compre... Então que vendam!
Não vejo alfa nem ômega nessa discussão...
Existem mais coisas com que se preocupar.
S.'.S.'.S.'.

Scirre disse...

Meus caros, não sou maçom, não por não ser convidado visto que em minha família a muitas gerações temos maçom, porém não me acho preparado a ponto de assumir um compromisso de tal importância, com o próximo, porém acho que seria prudente que, essa discussão fosse finalizada por aqui, temos sabia e justas respostas, porém na grande maioria as mesmas estão simplesmente nos fazendo exalar o quão bruta nossa pedra encontra-se, até onde sei um dos propósitos da Maçonaria seria ajuda mútua por isso o tratamento "Irmão", talvez o erro possa simplesmente estar em ao invés de um comentário "critico", conversar com cada "irmão" que conheçam que procede com tal atitude e tentar "respeitando-se a vontade de cada um" explicar do quão importante é sermos o que escolhemos por "Dentro" e não por fora, uma grande obra sempre é garantia de sucesso e segurança, desde que suas estruturas sejam sólidas e justamente o que menos vemos numa obra quando concretizadas são essas estruturas, mas nunca poderemos esquecer que são elas que garantem todo o restante.
Porem a tolerância deve sempre existir, visto que as diferenças entre cada um de nos são tão fortes quanto a nossa vontade e nos transformarmos de uma simples pedra bruta em uma verdadeira obra de arte.
São os mais sinceros comentários de um leitor que se interessa pelo assunto.


André Luiz Scirre

Anônimo disse...

A principal característica de um Maçom é a tolerância com a ignorância Humana, e para com os desprovidos de sabedoria.
Quando você tiver o previlégio de pertencer a tão nobre instituição saberá o significado.

Um TFA para todos.

Anônimo disse...

Nem sempre o pessoal usa um pins ou um adesivo, pra se "mostrar" maçom. Ou pra "parecer" maçom. As vezes é so pra ser reconhecido por um possivel irmão. Eu mesmo, durante uma reunião de trabalho, desconfiei que uma pessoa poderia ser bem um irmão. Como tirar a duvida de maneira discreta ? No dia seguinte, fui com um pins, um raminho de acaci bem discreto. Quando ele veio me comprimentar, vi que seus olhos foram diretos para o pins e ai ele abriu o maior sorriso e disse que conhecia o pins. E assim me passou o sinal durante o aperto de mão. Hoje, mesmo se não trabalhamos juntos e estamos separados de varios km, guardamos um laço de amisade. Sem o pins, esse contato teria sido impossivel.
ruymartins

Anônimo disse...

ME DESCULPE ENTRAR NA DISCUSSÃO.
2 COISAS:
SOU MAÇON
E OUTRA, FAÇO ADESIVO.
ACHO QUE PRIMEIRO DEVEMOS RESPEITAR A OPINIÃO DE TODOS, SE QUEREM POR ADESIVO TUDO BEM!
ACHO QUE A PESSOA SE EXALTOU PELA EUFORIA DE FALAR PRA TODOS QUE É MAÇON E ACABOU COLOCANDO UM COMENTARIO A DEBATE.
ACHO QUE TODO "MAÇON" TEM O DIREITO DE SE IDENTIFICAR NO MUNDO PROFANO DE SEU MODO, PORÉM SEMPRE RESPEITANDO A ORDEM.
***QUEM É MAÇON NÃO SE IDENTIFICA PRA QUALQUER UM*** APRENDÃO ISSO!!!
E FAÇAM MASSONARIA DEIXEM DE CRITICAR NEÓFITO.
QUE O G.A.D.U. ILUMINE TODOS VCS.
ATT .'.

Anônimo disse...

Parabéns criador desse blog conseguiu o que queria!!! Fazer uma propaganda de uma forma informal e indireta para venda de seu adesivo pois para quem se apegou em detalhes ele até colocou endereços eletronicos de onde consegui-los... Parabéns Belo Marketeiro!!
PS: enquanto isso.. todos discutem entre si.....

.'.

Rodrigo disse...

VOCÊS falam de mais.
Trollers.

Anônimo disse...

Queridos Irs, Procurem conhecer melhor seus candidatos, refino na escolha é fundamental, caso não ocorra "bola preta" neles, somente assim teremos homens livres e de muitos bons costumes para fazer da verdadeira maçonaria uma ordem séria e não secreta. nosso segredo não tem segredo, veja aqui, verdadeiros espíritos sem luz, QUE SE FAÇA A LUZ!!!

M.'.I.'. Robson de Andrade

Anônimo disse...

Boa tarde à todos, não sou maçom, porem tenho certeza que não cabe a nenhum de nós julgar o próximo, muito menos de usar um vocábulario xulo, para se referir a outro homem. Abraços.

.......IVAN FERNANDES disse...

Estou impressionado com o desperdício de energia em um "bate-boca desnecessário! Grosseria de quem publica o que pensa criticando o comportamento dos outros e grosseria igual de quem fica respondendo a uma publicação tola.
Deviam estar eneltecendo a Ordem e /os irmãos que a fazem forte!

Lamentável...

Anônimo disse...

Quanta maluquice. Todo mundo quer criticar todo mundo por qualquer besteira.

Um querendo ser mais santo do que o outro.

Vocês são doente mentais.

Anônimo disse...

EU NÃO USO SÓ O BOTON NA LAPELA DO TERNO COMO MANDEI PERSONALIZAR MEU CARRO COM O ESQUADRO E O COMPASSO NO CAPUT, É O ÚNICO NA MINHA CIDADE E POR ONDE QUER QUE EU VÁ SOU BEM QUISTO E RECONHECIDO COMO TAL, PESSOAS QUE CRITICAM TAL ATO DE USAR ADESIVOS OU BOTONS OU QUAISQUER QUE SEJA O PRODUTO DE RECONHECIMENTO, É PORQUE VERDADEIRAMENTE NÃO SE IDENTIFICAM COMO TAL COM MEDO DE SEREM TELHADAS POR ALGUM Ir.´.

S.´.F.´.U.´. a todos.

Anônimo disse...

EU NÃO USO SÓ O BOTON NA LAPELA DO TERNO COMO MANDEI PERSONALIZAR MEU CARRO COM O ESQUADRO E O COMPASSO NO CAPUT, É O ÚNICO NA MINHA CIDADE E POR ONDE QUER QUE EU VÁ SOU BEM QUISTO E RECONHECIDO COMO TAL, PESSOAS QUE CRITICAM TAL ATO DE USAR ADESIVOS OU BOTONS OU QUAISQUER QUE SEJA O PRODUTO DE RECONHECIMENTO, É PORQUE VERDADEIRAMENTE NÃO SE IDENTIFICAM COMO TAL COM MEDO DE SEREM TELHADAS POR ALGUM Ir.´.

S.´.F.´.U.´. a todos.

Anônimo disse...

Que coisa hein!

Isso é que se chama curiosidade!

A maioria dos que chegaram aqui foi atraves do google pesquisando as benditas letrinhas. Interessante.
So digo a quem procura saber o significado o seguinte: ela esta para o profano, assim como a medicina esta para o leigo.


E sugiro discutirmos sobre outro topico, pois esse está saturado e somente esta servindo para um propósito alheio ao que foi criado.

Saudações Fraternais a todos.

Leandro

Anônimo disse...

Tenho recebido comentarios a respeito de uma postagem sobre o assunto MICTMR. Nunca postei nada nesta neste blog. O uso de adesivos com nome da Loja, sibolo Maçônico ou MICTMR é opção pessoal de cada um, não tenho o direito de criticar ou aplaudir. Se o Ir.'. vende ou não os adesivos, isto também é direito dele, ele sabe o que faz. O que não concordo e não posso admitir é o ataque aos Irmãos (verdadeiros) ou a profanos por suas opniões.
cerounaocer@.......

CLUBE GEO disse...

Estão brigando por coisa a toa... O profano que vende o adesivo, o faz para ganhar dinheiro, enquanto o Maçon que compra o faz para se identificar.

Vende quem vende, compra quem deseja.
Só vendem porque compram. Quem compra quer mostra-se Ir:.

É muito simples entender isso!

Vamos estudar meus IIr:. ao invés de ficar destilando venenos num blog tão precioso e interessante.

Muita Paz e Luz!

Antônio Padilha de Carvalho
ARLS Acácia do Rio Abaixo 35 - Santo Antônio doi Leverger-Mt, Terra do melhor peixe do mundo.

Anônimo disse...

Acredito não ser nenhum exibicionismo, mas tão-somente uma forma de conhecer novos irmãos ou de receber ajuda em momentos de infortúnio, como um veículo danificado na estrada por exemplo... Caso um irmão esteja numa situação destas não precisará abanar a mão para qualquer um pois pode ser perigoso! É a vida moderna que traz tais facilidades, porém acredito também não ser necessário utilizar um adesivo com tal expressão, posto que ela tem um significado mais particular. Melhor seria utilizar os símbolos universais mesmo...

Anônimo disse...

De todos esses comentários, eu (que não sou maçon) concluo que:
1. A maioria das pessoas se assemelham por sua mediocridade e pequenez de espírito, independentemente da ordem ou grupo a que pertençam, e
2. Nunca havia aprendido tanta coisa sobre essa "soiedade secreta". Sou-lhes grato.

Artur disse...

Pena que todas as coisas bem intencionadas com o passar do tempo desaba. A maçonaria era um reduto de Homens autenticos com nobres propósitos hoje virou um clube do Bolinha com fins monetários.
Que coisa heim!!!!!!

Anônimo disse...

'Maçons Internacionais Criarão Todas as Medidas Racionais'

Por isso eu digo: Não sou maçom, aliás, desafio à muitos aí acima que se dizem maçons a provar que são. Afinal de contas MICTMR....

O Adesivo nos carros é um mero detalhe, a própria ordem expurga dela aqueles em que no coração a ordem não entra.

Anônimo disse...

Enquanto vocês ficam colocando seus pontos cretinos de vista eu vou ganhando meu dinheiro fazendo meus adesivos M.I.C.T.M.R.
FIQUE NA PAZ DE G.A.D.U. Que eu fico com os R$ 1,90 de algum Maçon ou algum admirador da Seita...

o único proveito que tiro desse blog é que pelo total estimado de Maçons que podem trocar seus carros ou colar adesivos M.I.C.T.M.R até na geladeira de sua casa.. assim os R$ 380,000,00 pode até se multiplicar...

abraço a todos!!!

Cibele disse...

Muito obrigada pela explicação... Tinha visto estas siglas no Orkut de um colega e na pesquisa do Google achei seu blog. Perfeita a descrição... concordo com sua opinião!
Ridículos os comentários que criticam sua opinião!

Anônimo disse...

Boa tarde,
por favor senhores maçons, desde ja peço desculpas pela minha ignorancia, mas preciso ter uma resposta sobre uma duvida cruel que me atormenta todos os dias, creio que a loja maçonica tenha tal resposta pois a muito tempo estuda e tenta superar os erros humanos, enfim, porque a humanidade tem em sua natureza criar e/ou fantasiar segmentos de si mesma?; porque ao em vez de unificar preferem dividir?; Não entende o porque do homem desde a sua origem e até hoje em todas as areas ter que se diferenciar de outros seres humanos para poder praticar o bem; as religiões, instituições, e tantos outros segmentos. Creio que não seria necessário ter que se apoiar em alguma instituição para poder ter forças para praticar o bem em casa e no mundo. Praticar o bem deveria ser como o ar que respiramos, "praticado por todos e necessario para todos."

Astronauta Marte disse...

Olá a todos. Eu não sou maçom, apesar de muitos anos ter interesse que vai alem da curiosidade, nunca conheci um maçom ao qual pudesse me orientar ou me indicar para Ordem.

Porem ocasionalmente busco leituras interessantes sobre o assunto, mas sempre me mantenho na condição de expectador por não ter condições de comentar algo que na realidade não conheço.

Não sei se a Ordem permite ou não exibir tais adesivos, mas deixo apenas um comentário para os que me parecem mais exaltados: Não julgueis para não serdes julgados.


Abs

Defensor do Bem disse...

S.´.F.´.U.´.

Hahahahaha... a primeira delas que nós, os anti-maçons, vemos com prazer minada em um artigo desses é a U.´.

E isso me deixa muito feliz. Vê-los brigando à vontade contrariando completamente aquele livrinho fininho e ridículo que os iniciados recebem com o título "As Landmacaquices"...

Já faz mais de 30 anos que 95% dos iniciados são profanos de avental e isso faz de gente como eu muito feliz.

Sabe por que? Porque isso significa que em menos de 50 outros anos, o esquadro e compasso vão para os livros de história. huhauahuahuauauha

T.´. F.´. A.´., 3 vezes 3, MIComoTalMR, G.´.A.´.D.´.U, J.´. B.´., M.´. B.´., o Filho da Viúva, hahahahahahahahahaha

Lulu não tem mais vez entre os vivos, passou da hora de vocês entenderem que acabou a Idade das Trevas. Chegou a vez do bem triunfar! E vai! Já está! Só não vê quem não quer.

Bem, agora que está tudo Justo e Perfeito em Ambas, encerro. huahuahuahauahuau

Anônimo disse...

Estou absurdamente surpreso. ènso sempre que maçonaria implica em desenvolvimento espiritual levando a pessoa a um estado de equilibrio. Paciência, compreensão, irmandade com todos. Não sou maçom, não compartilho com muito do que foi escrito antes de mim. Porém peço a todos que, independentemente da condição de maço ou não, sejam equilibrados. Nas palavras. Tolerância. Tolerância. Tolerância. Um abraço a todos e que Deus os proteja e os oriente.

Thiago disse...

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar ao criado do blog pela excelente inicativa.E comentando sobre os adesivos eu gostaria de dizer que acho que vai da opção de cada um, mas particularmente se eu fosse maçom não usaria pois não acho correto sair ostentando ´´ser maçom´´. Isso me parece atitude de quem quer usar a maçonaria como escada social para se parecer melhor do que as demais pessoas. Um dia ainda gostaria de entrar para a maçonaria, pois me identifico bastante com os objetivos da mesma. Gostaria, se me for lícito, de expor minha situação. Estive lendo no site do GOB (Grande Oriente do Brasil) os requisitos para ser maçom e e gostaria de ver se há condições que eu fazer um pedido de admissão em uma loja. Tenho 19 anos,sou estudante de Arquitetura na UFSM e minha renda é em torno de mil reais por mês devido ao pagamento de pensão por parte do meu pai, o qual paga sem reclamar. Pretendo também arrumar um estágio para o próximo semestre. Gostaria de saber se nas minhas condições há possibilidade de ser admitido.Quero agradecer pelo espaço a mim cedido e me desculpar se esse tipo de pergunta não é permito nesse espaço. Muito obrigado pela atenção. Paz a todos.

Eterno.Aprendiz disse...

Ao Thiago,

Você ainda é muito novo. Não se apresse, quando for a hora e se você for merecedor, a oportunidade aparecerá.

Rodrigo Coletti disse...

Eu acho que cada um sabe o que faz...
Nao é por conta de um adesivo que o maçon estaria se espondo ou cometendo perjurio.
Se assim o fosse nao poderiamos, em hipotese alguma, colocar três pontos na assinatura, fato que se vê no cotidiano muito mais do que os adesivos em carros.
Ninguém aqui é melhor ou pior para julgar quem age dessa forma.
Cada um faz o que achar melhor e essa situação tem que ser respeitada.

Quer contribuir com o blog?

Quer contribuir com o blog? Mande o seu texto para o E-Mail que aparece na imagem abaixo. Atenção: Somente textos com conteúdo relevante para os assuntos “Maçonaria, Loja Maçônica e Maçom” serão aceitos. Ainda assim, nos reservamos o direito de não publicar aqueles que julguemos inadequados.

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)