O que significa MICTMR

M.I.C.T.M.R., como o vemos estampado em inúmeros lugares inadequados, significa algo muito simples, que os exibicionistas pululam na Maçonaria.

O que desejam pessoas que usam adesivos (como os que se vê abaixo) com a inscrição MICTMR colados aos pára-choques de seus carros e em outros lugares inapropriados?

Símbolo MICTMR em imagem de adesivo para carros

M.I.C.T.M.R.
Desrespeitando os princípios da necessária discrição, de manter a circunspeção que é um dos pilares de suporte, alguns “maçons” (propositalmente entre aspas e minúsculo) saem pelo mundo profano demonstrando uma insensata e enorme vontade de gritar a plenos pulmões o fato de fazerem parte de Ordem. Certo é que a Ordem não os fez, embora possam ter sido iniciados, a Ordem não faz parte deles. São pedras brutas, sem nenhum aparo ou polimento e buscam ostentar o brilho que não é deles e que, talvez, nunca venham a possuir. Será que tais pessoas não aprenderam ss, pp e tt? Será que precisam pendurar uma melancia no pescoço com a inscrição “Sou Maçom”?


O significado para os Profanos
Se você não é maçom e está curioso sobre o significado da sigla, saiba que, a menos que venha a fazer parte de um Loja Maçônica, nunca terá certeza sobre qual é a resposta certa. Perguntando, você poderá obter respostas absurdas tais como:
  • Mamão Inhame Cebola Tangerina Melancia Rúcula
  • Mais Ignóbil Cretino Também Merece Respeito?

Para todos os efeitos, dê-se por satisfeito com a seguinte explicação. M.I.C.T.M.R. são as iniciais das palavras que compõem a expressão Mens In Corpore Tantum Molem Regit, que vem do latim. Uma tradução aproximada seria “A mente rege a grande massa corpórea” ou, sintetizando, a mente dominando o corpo.

Aos “digníssimos” produtores de adesivos MICTMR.
Respeitáveis senhores, mercantilizar a Maçonaria pode parecer um bom negócio, mas, sob a ótica da lógica comercial, fabricar e vender esses adesivos não passa de uma bobagem ambiciosa. Façamos os cálculos. Hoje é possível encontrar esses produtos à venda em múltiplos lugares, até no mais popular dos shoppings da internet, o Mercado Livre, eles são ofertados. Na primeira busca que fizemos no Google usando as palavras “adesivo mictmr”, o primeiro dos resultados conduziu a uma empresa produtora de alfaias. Nela, o valor de venda (receita bruta) de um adesivo é R$ 1,90. Isto mesmo, a magnânima quantia de 1 real e noventa centavos!!! Multipliquemos tal valor pelo número estimado de maçons existentes no Brasil, algo em torno de 200 mil, e chegaremos a um possível faturamento bruto de R$ 380000, isto se todos comprassem. Ou seja, como a enorme maioria dos membros da Ordem tem bom senso, é discreta e não vai comprar uma coisa dessas, ninguém vai enriquecer vendendo adesivos com a inscrição M.I.C.T.M.R..

117 comentários:

Anônimo disse...

Você que também não é maçom, como pode querer comentar sobre o adesivo se faz o mesmo na internet.

Você é um profano de avental tão idiota como quem faz adesivo.

Seu espúrio....

Eterno.Aprendiz disse...

Ao Anônimo gentil e educado acima.

Quem será o espúrio? O que critica uma obscenidade despudorada e exibicionista ou o que usa o adjetivo “idiota” para se referia ao primeiro. Você deve ter se sentido ofendido, porque possivelmente é um dos que vendem adesivinhos a 1,90. Vais ficar rico!

É descabida a comparação que você fez do blog com os adesivos. O blog não sai pelas ruas como uma melancia no pescoço. Só quem sabe o que é chega até ele. Ele não vai chacoalhando pelas ruas como uns balangandãs de Carmem Miranda.

Se for para responder usando de agressões verbais gratuitas, nem precisa perder seu tempo, pois não será publicado. Vá procurar os manuais e aprender um pouco sobre tolerância e respeito à diversidade. Você está precisando.

Unknown disse...

concordo inteiramente com o artigo inicial.'.

Milton Filho disse...

Precisa-se ter cuidado com que se escreve e publica na internet, ainda mais se tratando de Maçonaria. Aos Maçons precisam relembrar os juramentos e aos não Maçons buscar mais conhecimentos sobre a Ordem. Somos Eternos Aprendizes em todos os segmentos. Um TFA a todos e que o G.A.D.U abençoe a todos.

Anônimo disse...

Perfilho da manifestação do Eterno Aprendiz. Embora entenda que o aprendizado seja eterno e o Aprendiz deverás evoluir.Parabens.
M.'.M.'.

Maurício disse...

Inacreditáveis são as críticas ao artigo alhures. Aqueles que se intitulam Maçons (sim, é um título), e usam o adesivo mencionado, é que se ofendem. São pequenos e desonrados aqueles que descumprem o seu juramento. O.Q.B.E.Q.S.E.Q.O.I.V.E.U.

Anônimo disse...

Concordo inteiramente com o artigo escrito pelo irmão. Por culpa de certas admissões que ocorrem pelas lojas mundo afora é que nos proporcionam essas visõe dantescas de adesivos e outras coisas mais. Existem maçons que fazem da maçonaria casa de festejos e ou uma casta que o torna diferenciado ou acima das outras pessoas. A maçonaria não melhora niguem nossa ordem aperfeiçoa o homen, logo, o camarada não se torna bom por ingressar em nossa ordem ele é admitido por ser um bom homem!Por isso meu irmão vai sempre haver membros de nossa ordem que passarão a vida toda na maçonaria e serão sempre profanos de avental, macacos e/ou papagaios que repetem sinais, toques, palavras e ostetam insigneas, joias,"adesivos" com os simbolos de nossa sublime ordem.´


Márcio.

PEB disse...

Olha, caro Sr., ostentar tal inscrição no automóvel ou no notebook, ou no braço como tatuagem é uma opção. Mas quem não pecou que atire a primeira pedra!
Se isso é tão ofensivo a sua pessoa, deverias refletir um pouco mais antes de expressar seu descontentamento em público. Se sabes o significado do acrônimo e se tens conhecimento maçônico, também deves saber que cometeu sacrilégio igual aos que critica. Somos todos pedras brutas e mesmo no mais alto grau ainda seremos. E é esse o fardo que teremos que carregar por toda nossa vida. E é ai que a maçonaria se encaixa, pois o que buscamos, acima de tudo, é o auto-conhecimento baseado no conhecimento.
Volte portanto ao maço e o cinzel e continue a sua construção espiritual com mais tolerância.

Anônimo disse...

Tolerância ...
Percebo que os comentários acima foram redigidos por alguns IIr.'. e muito bem comentados por sinal, mas não devemos esquecer de ter tolerância aos IIr.'., e devemos sim combater aos erros que denigrem o Homem, a sociedade e a nossa Nação. O fato de algum Ir.'. ostentar jóias ou qualquer simbolo, seja no carro, notebook, no escritório ou numa tatuagem isto significa que o Ir.'. não tem vergonha em ser o que é, não é vergonhoso ou repudioso ostentar na lapela do paletó um botom da maçonaria, isto é ter orgulho de assumir de ser o que é, quer ser discreto? Que o seja, mas não repugne o Ir.'. que não tem vergonha de ostentar jóias que o denotam ser um membro da ordem e que tenha orgulho de ostentar e mostrar que é Maçom. Um Maçom se mede pelos seus atos e atitudes, por sermos pessoas de boa indole ou seja Homens de bem e de bons costumes. Devemos sim alinhar os IIr.'. que se desviam para que possam se alinhar no caminho justo e pefeito.
Não devemos em hipótese alguma ofender aos IIr.'. ou a qualquer outra pessoa que seja, procuremos escrever somente artigos que contribuam com a grande ordem para que possamos agregar sempre valores, se não temos nada de bom a comentar então não o façamos.
Não vamos achincalhar o Blogger que cuja idéia do seu idealizador é de passar boas informações que nos acrescente algo a mais.
Que Deus nos guie e guarde!

elvis disse...

Pressentindo que seu país em breve iria mergulhar numa guerra civil,o sutão chamou um dos seus melhores videntes e pergunto-lhe quanto tempo ainda lhe restava viver.
-Meu adorado mestre,o senhor viverá o bastante para ver todos os seus filhos mortos.
Num acesso de fúria,o sultão mandou imediatamente enforcar aquele que proferia palavras tão aterradoras.Então,a guerra civil era realmente uma ameaça!Desesperado,chamou o segundo vidente.
-Quanto tempo viverei?Perguntou,procurando saber se ainda seria capaz de controlar uma situação potencialmente explosiva.
-Senhor,Deus lhe concedeu uma vida tão longa que ultrapassará a geração dos seus filhos e chegará á geração dos seus netos.
Agradecido,o sultão mandou recompensá-lo com ouro e prata.Ao sair do palácio,um conselheiro comentou com o vidente:
-Voçê disse a mesma coisa que o adivinho anterior.Entretanto,o primeiro foi executado,e voçê recebeu recompensas.Por quê?
-Porque o segredo não esta somente no que voçê diz,mas na maneira como diz.Sempre que precisar disparar a flecha da verdade,não esqueça de antes molhar sua ponta num vaso de mel.
Nem sempre é dificil falar a verdade.Quando há um clima de boa vontade,de harmonia e de liberdade da expressão do pensamento as pessoas aceitam ser democraticamente contrariadas,não se ofendem com o primeiro fato desagradável que ouvem.Nas situações em que há confiança mútua,como é o caso entre os Maçons,cada um pode falar com franqueza.Em situações diversas,em que pessoas já esperam uma opinião contrária,quando usamos da franqueza aliada á bondade,as barreiras de defesa psicológicas caem,as máscaras são abandonadas e todos saem ganhando com isso.
Boa tarde,e um fraternal abraço.

Anônimo disse...

anônimo!! rsrsrs deve ser um daqueles curiosos que querem ser convidados por nós só pra matar a curiosidade!rsrsr desculpe filho nenhum de nós em sã consciência convidaria uma pessoa que chama um irmão de idiota ou profano!!! capítulo de paracatu G.A.D.U

Anônimo disse...

Chamar os outros de idiota não é muito educado, seja maçom ou não.
Usar adesivo, broche na lapela ou qualquer outro símbolo é opção de cada um. Agora, quando se expressa a opinião no blog, está sujeito às críticas e comentários dos visitantes. Não adianta ficar nervosinho... Tolerância sim, permissividade não. Em tempo, o verdadeiro significado do acrônimo MICTMR não é o publicado. Fica a dúvida sobre sua condição de iniciado.

Eterno.Aprendiz disse...

Caro Anônimo

Você pode me dizer onde chamei alguém de idiota?

Não pense que fiquei nervoso. Manifestações como algumas aqui expressas me despertam outro sentimento, o de pena.

Por fim, o significado do acrônimo está correto! Talvez fora de contexto. E quanto a minha condição de iniciado, se eu o fosse, o que teria feito? Capiche?

Anônimo disse...

"A imensa maioria dos homens necessitam apagar as luzes alheias a fim de fazerem brilhar mais intensamente a sua própria luz."
Não esqueçamos que estamos em L.·., onde o verdadeiro M.·. deverá transfomar a ferramenta capaz em ferramenta melhor, pois somos a ferramenta de trabalho do G.·.A.·.D.·.U.·.

A.·.P.·.

Anônimo disse...

goteiristicos felaputistas!Justus istupidum, perfectus idiotem. visitem interiora terrae retificandoque invenes ocultum lapidem. Logo se ve que entraste na maçonaria (com m minusculo mesmo) mas a Maçonaria não entrou em ti.

Anônimo disse...

Não sou maçom, mas concordo com o artigo inicial. Tenho visto esse adesivo e também outros com o esquadro nos vidros de alguns carros. Sempre achei um gesto pequenino a exibição soberba do ego de maçons que não souberam nem sabem desbastar e polir a pedra. A Humanidade muito deve à Maconaria, que, sem soberba, a conduziu e conduz com conhecimento e poderação.

Para finalizar, concordo totalmente com o comentador Marcio.

Unknown disse...

Acho que apesar de não ser necessario,não vejo nenhum problema em colocar o adesivo MICTMR no carro.Não temos que ter vergonha ou esconder que somos maçons.É por causa dessas frescuras que certos profanos difaman e falam besteiras sobre á ordem!
Qual o problema de saberem que somos maçons? temos mais é que divulgar a ordem,suas bem feitorias etc..
O nosso maior segredo é a maneira de nos identificarmos e reconhecermos uns aos outros. Então... deixe de frescura!!
Um TFA ( se é que vc sabe o que isso significa)

Eterno.Aprendiz disse...

Resposta Ao Nando

Reduzir a discussão e classificá-la meramente como "frescura" da minha parte é por certo, na sua opinião, uma atitude profundamente maçônica.

A maçonaria foi secreta, tornou-se discreta... e agora? Vai se tornar exibicionista, enquanto constrói tigres de papel?

Se você imagina que não sei o que é TFA, não devia enviar um para mim, pois, além de um ser cumprimento formal, ele deve ser sincero.

Por um acaso, já que você é tão experto, sabe o que é TFH?

Marcos P. disse...

Bom texto. Penso o mesmo que o blogueiro!
Eu acredito que o buraco é um pouco mais embaixo. Não se trata do Ir.'. "assumir" publicamente sua condição de M.'. utilizando um adesivo ou broche ou o que for, mas de OSTENTAR esta condição. Assumir, todos assumimos e de fato devemos assumir - PARA QUEM DE FATO E DE DIREITO (para bom entendedor um pingo é letra.); acontece que infelizmente alguns IIr.'. utilizam esses adornos (que variam dos adesivos simples a onerosas jóias, verdadeiro acinte à Ordem que os admitiu "DESPOJADO DE TODAS AS VAIDADES" - lembremos-nos disso!) buscando usar sua condição de "iniciados" para se favorecerem no "jogo de benefícios" do mundo profano. Enfim, são os verdadeiros fomentadores do tráfico de influências, que fere o princípio magno de LIBERDADE; quem nunca ouviu? "Uma mão lava a outra", sabem como?! "Um favorzinho aqui pra mim pois eu sou MAÇOM...."... Pois é, a famosa e ultrajante Lei de Gérson. Por favor, vamos comentar com inteligência e não nos façamos de tolos pois o pior defeito não é a ignorância, e sim a hipocrisia. Um M.'. é AMIGO DA VERDADE. SEMPRE.
T.'.F.'.A.'., mas aos VERDADEIROS IIR.'.
MPDM - ARLS Ordem e Perseverança, 3457 - Vitória-ES

Anônimo disse...

Bem ao meu entender todos que falam da maçonaria fora de loja esta sendo um falso maçom. Pois lembre que todos os verdadeiros IIr.: fizeram um juramento.

Wevertonduarte disse...

Com liçença senhores...... estou fazendo um estudo e busquei pela Internet até chegar aqui.... Estou um pouco confuso agora..... me respondam por favor, se é peóprio de todos os maçons esse tipo de discussão inútil e cheia de ódio.
Me perdoem pela ignorância, mas me pareceu que os senhores são um bando de desocupados que gastam seu tempo discutindo o sexo dos anjos, enquanto a humanidade está à beira do caos.
Sinceramente, ou estou muito equivocado com o meu conhecimento sobre a Maçonaria, ou a coisa está descambando mesmo.
Até onde os senhores pretendem chegar, isso é o que me preocupa... preocupa também, saber que, como eu, outras pessoas podem acessar este blog e ler isso tudo..... a imagem da Maçonaria vai ficar como a do Cristianismo:cagada!!!

Eterno.Aprendiz disse...

Ao Weverton,
Meu caro, discussões inúteis e cheias de ódio são características universais do homem, inclusive da psicanálise, como você, se não for um cego pelo fanatismo, bem deve saber.

Citando você: “Me perdoem pela ignorância, mas me pareceu que os senhores são um bando de desocupados que gastam seu tempo discutindo o sexo dos anjos, enquanto a humanidade está à beira do caos.” - bem agressivo, não? Que tal se o senhor procurasse um terapeuta? Não! Acho melhor não ir. Afinal eles passam anos discutindo o sexo dos anjos, enquanto a humanidade está à beira do caos..., mas cobrando dos clientes(!).

Sim. Você deve estar equivocado com seu conhecimento sobre a Maçonaria, ela não é “una". Em alguns lugares pode estar “descambando mesmo” e, em outros, continua edificando muito.

A imagem da Maçonaria nunca será ou ficará igual à do Cristianismo, por duas simples razões: Maçonaria não é religião; e ela não pretende impor sua visão do mundo catequizando todos os que não lhe são fieis seguidores.

Anônimo disse...

não é um adesivo que faz um "MAÇON",e sim sua conduta moral,mas, o que vejo, é a vaidade de alguns, a intolerância de outros e uma imensa falta de amor com o próximo, que é o mandamento mais importante,se olharmos ao nosso redor, veremos maçons e profanos de todo tipo,não citarei nomes, contudo, vemos no nosso dia-a-dia, a contuda imoral de muitos maçons, como também vemos, de muitos profanos, que deveriam dar exemplos de amor ao próximo, vejamos alguns maus exemplos:
pedofilia, rufianismo, adulterio,violencia contra a mulher,uso de entorpecendes,corrupção,e muitas outras, praticadas por maçons e profanos.
E vocês querem debater sobre adesivos?
é lamentavel ver, maçons deixarem de erguerem templos e cavarem masmorras.

Unknown disse...

Usar ou não usar adesivos, não faz um "MAÇON",e sim, a sua conduta moral, antes e após a iniciação, e o que podemos ver nos comentários feitos, são simplesmente, a intolerância de alguns,a falta de educaçãode outros, o não cumprimento de juramentos feitos sobre o livro da lei,e a sabedoriade de poucos.
O maçon trabalha para o bem da humanidade, servindo de bom exemplo,pois, de maus exemplos o mundo já esta cheio, devo lembrar que o maçon e o profano são imperfeitos, e por este motivo,buscamos o aperfeiçoamento.
Que tal falarmos sobre os 'Maçons" envolvidos com corrupção,adultério,violencia domestica, drogas, extorção, rufianismo, pedofilia e etc...?
Também podemos falar dos profanos envolvidos nas mesmas coisas.
exemplos destes casos não faltam, se é para debater algo, que seja algo, de importância para o crescimento da sociedade, e não coisas futeis.

Anônimo disse...

Você gue não é maçom tem vontade e não pode, fica falando o gue não sabe, guando usamos o nome da istituição pogue temos orgulho da mesma.

um Maçom disse...

Engraçado...
qual o problema de usar o MICTMR??
isso é somente para os maçons se identificarem...

Ao falar sobre esse assunto fale sobre:

- os peixes desenhados nos carros;
- a estrela de david;
- o rosario
- o adesivo "Deus é fiel"

e etc...

eles tambem estão se reconhecendo
qual o problema??

eu tenho no meu carro um esqudro e compasso...

só quem tem conhecimento é que fala ou faz alguma coisa...

meu vizinho veio perguntar o que era, o que significava, quando comecei a falar ele nunca tinha ouvido o que era maçonaria..

Muitos babacas para pouco assunto.

Se voce é maçom ou não...

Voce tem alguma retidão?
o que voce fez para melhorar o Brasil hoje?
quantos impostos voce sonegou?

Hipocrisia ... apenas isso.

TFA

um maçom

Anônimo disse...

O título "O que significa MICTMR" é muito interessante! O que observei é que tem comentário com a frase "Eu sou maçom" (2:00 AM Blogger Marcos P. disse...), resposta errada, só reponderei se me for perguntado, pois não sou, mas MICTMR. TFA.

Unknown disse...

A P.'. B.'. está presente em todos os ambientes, porém, há IIr.'. que não são culpados pela sua própria ignorância e sim a indicação incorreta para a Or.'. Esse Ir.'. jamais poderá usar em seu carro, buné a sigla M.'. I.'. C.'. T.'. M.'. R.'., que o G.'.A.'.D.'.U.'. tenha piedade esse profano.

Anônimo disse...

Possuo muita curiosidade sobre a Maçonaria, digo que não é complicado saber o que os A.'.M.'. sabem e até um pouco do que os C.'.M.'. sabem.
Tenho um respeito muito grande, mas não acredito na unificação de 3 Deuses no G.'.A.'.D.'.U.'., parabéns por ocultarem tão bem rituais e outras coisas que passam por gerações.
Acredito q um dia eu poderei saber o que fazem, pois sou apenas curioso.

Unknown disse...

Gostaria de saber em que esta disculção ira leva-los, voltem aos trabalhos, cumpram seu juramento.
Código da Moral Maçônica

01 - Adora o G.'.A.'.D.'.U.'. que é Deus.

02 - Ama a teu próximo como a ti mesmo.

03 - Ama a Pátria e a Família.

04 - A tolerância não vai ao ponto de proteger imorais.

05 - Dizei a verdade e proceda com retidão.

06 - Escuta sempre a voz de tua consciência.

07 - Educa, ensina e moraliza pelo Exemplo.

08 - Fazei o bem pelo próprio bem.

09 - Foge a contendas, evita insultos.

10 - Lê e medita, vê e imita o que é bom, reflete e trabalha.

11 - Não te envergonhes do teu ofício, nem de confessar os teus erros.

12 - Não faças mal a ninguém.

13 - Respeita a mulher e nunca abuse de sua fraqueza.

14 - Sofre com resignação e confia no futuro.

15 - Tem por divisa a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

Anônimo disse...

Quem realmente é maçom sabe que os maçons sao livres pensadores, portanto aquele que tentar impor uma forma de pensar estará indo contra os ensinamentos da ordem.

Se alguém quer usar adesivo que use. Se alguém é contra eles, que seja. Afinal de contas, os F.'.V.'. são livres pensadores.

Antes de criticar adesivos devemos saber que quem concedeu as cartas constitutivas para as potências brasileiras foi o supremo conselho americano, o mesmo que aprova inclusive o uso de inscrições nas placas dos carros. Eles não entenderam nada ainda da maçonaria? Nem mesmo após terem chegado ao grau 33? Imaginem só. Se os professores não entenderam, devemos ter alunos brilhantes mesmo aqui.

No nosso Brasil, onde potências recebem cartas constitutivas para possuirem o rito escocês e possuem outros 4, 5, 6, 7, 8, ou até 10, sem qualquer carta. Onde profanizam constantemente a ordem, inventando o ministério público maçônico, os deputados federais maçônicos, etc. Cargos que servem unicamente para a fogueira das vaidades, envaidecendo pessoas que na maioria das vezes não obtiveram sucesso algum no mundo profano, mas o querem dentro da ordem.

Ah, claro, esta é apenas a minha opinião, pois ainda que não concorde com uma palavra de que foi dito por vários, defendo com minha própria vida, o direito deles as expressarem.

Anônimo disse...

Respeito, mas não concordo com o testo, pois antes não sabia do seu significado e hoje ainda acredito que a maioria esmagadora também não sabe.
Não utilizo nenhum adesivo em meu carro, mas tb não recrimino quem usa, sendo lógico que vários adesivos são explícitos.
TFA a todos.

Anônimo disse...

http://www.lojahugosimas.com.br/?q=node/401

Ir. educação começa em casa....ensine seu filho e ele será bom filho....

Anônimo disse...

S.'.F.'.U.'. e T.'.F.'.A.'. a todos os IRs.'.
Estudem, façam trabalhos e apresentem "EM LOJA".
Estes sim EDIFICAM.
fiquem na PAZ DO G.'.A.'.D.'.U.'.
"Aqueles" por sí, se excluem....

Rafael Salles disse...

Prezados IIrm.'.

Esses não afortunados deveriam fazer a VITRIOL ver em seus interiores isso que fazem não é maçonaria não profanemos nossa augusta ordem e a curiosidade profana continuará, pois sabemos q nossos simbolos dispertam a curiosidade e a critica mesmo que ignorante a exemplo disso o bode...

Grande T.'.F.'.A.'.

Unknown disse...

Ótimo, mandou bem; uma matéria critica e elucidativa!
Desejo muita saúde, Amor, Paz e Prosperidade aos obreiros e aspirantes à Ordem, que um dia abraçará um novo mundo cheio de esperanças.
O foco é que nunca terá certeza do que lê aquele que não foi iniciado nos Augustos Mistérios...

Galvão.'.

Anônimo disse...

Que interessante, afim de pesquisar algumas questões, entrei nesta pagina, e percebi o quanto somos iguais, e apenas queria entender um pouco mais sobre o significado MICTMR!!!

Anônimo disse...

Nenhum mç.'. conseguiu polir totalmente sua pedra, e o Ir.'. está dizendo que quem usa um adesivo no carro, não é mç.'.???
De que adiantou tantas reuniões???
O que aprendeu até agora??? Tolerância??? Digamos que não seja p/ contar p/ os profanos que sou mç.'. e sim p/ me identificar com os IIr.'. de outra Lojas. É, cada cabeça uma sentença...

T.'.F.'.A.'.

Anselmo Faria disse...

Caros IIr.´., acho que um blog de internet que milhões de pessoas visitam mensalmente, não é o melhor lugar para discutirem assuntos sobra a ordem.Desculpem mais essa é minha opinião.......Que o G.´.A.´.D.´.U permaneça em vossos corações.

Anônimo disse...

Meus Irmãos, os tempos são outros. Não cabe mais se fazer segredo sobre ser ou não maçom. Entendo que dentre os que estapam adesivos há exibicionistas, mas há também os bem intencionados que procuram sinalizar sua condição a fim servir algum Irmão em apuro ou simplesmente cumprimentá-lo fraternalmente com a alegria que experimentamos quando nos reconhecemos no mundo "profano". Particularmente, discordo de que para tal sejam utilizadas letras ou tripontuações. Temos muitos desenhos que fazem bem esse papel. O que não devemos é condenar os usuários de tal prática. Lembremos que também há quem condene tratar de Maçonaria em blogs da internet... Ademais, se um cidadão exemplar é publicamente reconhecido como maçom eu tenho um saudável orgulho disto. É melhor que ter o Sr. Arruda como Irmão... Paz a todos e lembremos que o que no homem profano é uma qualidade, no maçom é uma obrigação. Portanto, nos tratemos cordialmente!

Unknown disse...

Gente, gente, gente...
Não sou Maçon e por puro acaso passei por aqui e por curiosidade acabei lendo esses comentários. Me desculpem pela minha ignorancia, mas de certo modo acabei me ofendendo pois li (me corrijam se eu estiver errado) que eu e outros mais por ai seriamos indignos de pertencer a Maçonaria... Vale aqui mencionar que conheço alguns Maçons que são muito discretos e conheço algumas pessoas que não o são e tem seus veículos adesivados com logos da Maçonaria, bem como pessoas que não tem filhos e colocam nos seus carros adesivos "Bebe à bordo", só pra dar uma "certa" valorização no veículo querendo passar para um futuro comprador a idéia do tipo: Eu ando devagar, não forço o carro... devido a "bebe no carro". Vai ver, essas pessoas querem se sentir pertencentes ao algo, por achar que dar status, poder e/ou gostariam mesmo de ser Maçons mas não sabem como ou mesmo não foram aceitas. Alias, nem eu mesmo sei como fazer para ser aceito na Maçonaria, mesmo que eu quisesse.
Abraços a todos...
Obs.: Se for para me ofender, por favor nem respondam a esse comentário.

Carlos Eduardo Rocha disse...

Também não gosto do adesivo MICTMR, acho que ele deixa transparecer expressão que deveriamos resguardar,
mas no meu carro tenho o Compasso e o esquadro no parachoque traseiro, e o adesivo de minha Centenária Loja no parabrisas. Não divulgo gestos e palavras, mas não escondo minha condição de Maçom. Tenho orgulho de pertencer à sublime ordem, e através da exibição do simbolo, já conheci diversos Irmãos em minhas viagens.
Posso estar errado em minha postura, pois não sou perfeito, se o fosse, não precisaria da Maçonaria(Ela sim transmite os ensinamentos perfeitos do GADU.`.).
Um beijo no coração -
cerounaocer
Juiz de Fora(MG)

Unknown disse...

sois? para dizer algo sobre a ordem,eu sou dá allmotorssport@hotmal.com no orkut. e venho por este meio de comunicação passar mnha indignação por tal fato que só mesmos das lojas sabem da verdadeira verdade e algumas pessoas vem se pronunciar para profanar homens de bons custumes! pesso que se coloquem em seu devido lugar deixando aqueles de bons custumes em paz!!! pos de todo o poder somente tú és ó soberano G.A.D.U tel;55655450 fallmotorssport@hotmail.com no orkut mecãnica de motos nacionais e importadas

Dida disse...

Tristeza.
Sim tristeza é o termo mais próximo que posso usar quando leio o texto inicial e alguns comentários que seguiram. Não quero nem me referir aos adjetivos usados nos comentários, é impressionante ver como as pessoas gostam e tem talento par escolher palavras para agredir as outras mas tem dificuldade para achar palavras para agradecê-las. Com toda humildade,eu gostaria de participar e de alguma forma talvez ajudar a acalmar esta ira.
Qualquer entidade, pais, grupo político, time de futebol etc.. tem a sua insignia e cada um é livre para usa-la onde quer. A maçonaria é discreta, não secreta e cada um dos Irr:. é livre para se expor mais ou menos que os outros e obviamente conforme cada um se sente. Colocar um símbolo no braço, no carro ou em qualquer outro lugar, como foi mencionado, é opção de quem o coloca e ninguém tem algo a ver com isso. Tem pessoas que colocam símbolos de igrejas no carro, de times de futebol, de países ( Na Europa muito comum por sinal) e pessoalmente não vejo nada de errado com isto.Me lembro quando criança que viajávamos por diversos países da Europa de carro e acenávamos para os carros que tinham o mesmo símbolo do nosso país. Criávamos por um instante um laço simpático e de amizade com pessoas que nunca tinhamos visto e que provavelmente nunca conheceríamos mas o sorriso e o momento de aceno era de alegria e não de repúdio porque aquele ou aquela usava o símbolo de um determinado País. É claro que estamos falando de Países e que pessoas possam dar mais importância para entidades menores como igrejas , clubes etc.. O pessoal do Rotary usa simbolos nos carros, O pessoal do Lions Clube usa símbolos nos carros e praças de cidades, e qual é o problema dos Maçons usarem símbolos? Símbolos maçônicos não existem só em carros, o mundo esté cheio deles.
Devemos lembrar entretanto que em qualquer entidade existem pessoas que não se encaixam no conceito e no comportamento mas que um dia ou outro se depararão com a realidade.(Tudo na nossa vida é uma questão de referência.) Deixo aqui novamente um humilde comentário com a esperança que todos pensem um pouco melhor. Para quem não conhece bem a Maçonaria, tenham a curiosidade de estudá-la com pensamento neutro e para quem a conhece, .... tolerância. Agora para todos: Agressões não, o mundo já está cheio delas.

Anônimo disse...

Concordo plenamente!!! Sempre que vejo um pseudo-maçom exibindo esse adesivo me dá ânsia de vômito pela tremenda estupidez que comete. Incrível!!!!

Muito bem colocado pelo irm.'., parabéns!

Anônimo disse...

Nossa, quanta perda de tempo em discussões inúteis. A Maçonaria no passado discutia os importantes rumos da humanidade, do conhecimento e do aperfeiçoamento do homem. Agora ficam discutindo sobre adesivinhos...Carpe diem!

Alessandro_Sousa disse...

Muita discussão sem causa justa, ou pelo menos lógica... O que há de mal em usar adesivos?
Usa quem quer!
O reconhecimento está dentro de si.
Um adesivo no parabrisa também causa esse efeito? Ele é muito mais indiscreto que o MICTMR!!
Se vendem é porque tem que compre... Então que vendam!
Não vejo alfa nem ômega nessa discussão...
Existem mais coisas com que se preocupar.
S.'.S.'.S.'.

Anônimo disse...

Meus caros, não sou maçom, não por não ser convidado visto que em minha família a muitas gerações temos maçom, porém não me acho preparado a ponto de assumir um compromisso de tal importância, com o próximo, porém acho que seria prudente que, essa discussão fosse finalizada por aqui, temos sabia e justas respostas, porém na grande maioria as mesmas estão simplesmente nos fazendo exalar o quão bruta nossa pedra encontra-se, até onde sei um dos propósitos da Maçonaria seria ajuda mútua por isso o tratamento "Irmão", talvez o erro possa simplesmente estar em ao invés de um comentário "critico", conversar com cada "irmão" que conheçam que procede com tal atitude e tentar "respeitando-se a vontade de cada um" explicar do quão importante é sermos o que escolhemos por "Dentro" e não por fora, uma grande obra sempre é garantia de sucesso e segurança, desde que suas estruturas sejam sólidas e justamente o que menos vemos numa obra quando concretizadas são essas estruturas, mas nunca poderemos esquecer que são elas que garantem todo o restante.
Porem a tolerância deve sempre existir, visto que as diferenças entre cada um de nos são tão fortes quanto a nossa vontade e nos transformarmos de uma simples pedra bruta em uma verdadeira obra de arte.
São os mais sinceros comentários de um leitor que se interessa pelo assunto.


André Luiz Scirre

Anônimo disse...

A principal característica de um Maçom é a tolerância com a ignorância Humana, e para com os desprovidos de sabedoria.
Quando você tiver o previlégio de pertencer a tão nobre instituição saberá o significado.

Um TFA para todos.

Anônimo disse...

Nem sempre o pessoal usa um pins ou um adesivo, pra se "mostrar" maçom. Ou pra "parecer" maçom. As vezes é so pra ser reconhecido por um possivel irmão. Eu mesmo, durante uma reunião de trabalho, desconfiei que uma pessoa poderia ser bem um irmão. Como tirar a duvida de maneira discreta ? No dia seguinte, fui com um pins, um raminho de acaci bem discreto. Quando ele veio me comprimentar, vi que seus olhos foram diretos para o pins e ai ele abriu o maior sorriso e disse que conhecia o pins. E assim me passou o sinal durante o aperto de mão. Hoje, mesmo se não trabalhamos juntos e estamos separados de varios km, guardamos um laço de amisade. Sem o pins, esse contato teria sido impossivel.
ruymartins

Anônimo disse...

ME DESCULPE ENTRAR NA DISCUSSÃO.
2 COISAS:
SOU MAÇON
E OUTRA, FAÇO ADESIVO.
ACHO QUE PRIMEIRO DEVEMOS RESPEITAR A OPINIÃO DE TODOS, SE QUEREM POR ADESIVO TUDO BEM!
ACHO QUE A PESSOA SE EXALTOU PELA EUFORIA DE FALAR PRA TODOS QUE É MAÇON E ACABOU COLOCANDO UM COMENTARIO A DEBATE.
ACHO QUE TODO "MAÇON" TEM O DIREITO DE SE IDENTIFICAR NO MUNDO PROFANO DE SEU MODO, PORÉM SEMPRE RESPEITANDO A ORDEM.
***QUEM É MAÇON NÃO SE IDENTIFICA PRA QUALQUER UM*** APRENDÃO ISSO!!!
E FAÇAM MASSONARIA DEIXEM DE CRITICAR NEÓFITO.
QUE O G.A.D.U. ILUMINE TODOS VCS.
ATT .'.

Anônimo disse...

Parabéns criador desse blog conseguiu o que queria!!! Fazer uma propaganda de uma forma informal e indireta para venda de seu adesivo pois para quem se apegou em detalhes ele até colocou endereços eletronicos de onde consegui-los... Parabéns Belo Marketeiro!!
PS: enquanto isso.. todos discutem entre si.....

.'.

Rodrigo disse...

VOCÊS falam de mais.
Trollers.

Anônimo disse...

Queridos Irs, Procurem conhecer melhor seus candidatos, refino na escolha é fundamental, caso não ocorra "bola preta" neles, somente assim teremos homens livres e de muitos bons costumes para fazer da verdadeira maçonaria uma ordem séria e não secreta. nosso segredo não tem segredo, veja aqui, verdadeiros espíritos sem luz, QUE SE FAÇA A LUZ!!!

M.'.I.'. Robson de Andrade

Anônimo disse...

Boa tarde à todos, não sou maçom, porem tenho certeza que não cabe a nenhum de nós julgar o próximo, muito menos de usar um vocábulario xulo, para se referir a outro homem. Abraços.

.......IVAN FERNANDES disse...

Estou impressionado com o desperdício de energia em um "bate-boca desnecessário! Grosseria de quem publica o que pensa criticando o comportamento dos outros e grosseria igual de quem fica respondendo a uma publicação tola.
Deviam estar eneltecendo a Ordem e /os irmãos que a fazem forte!

Lamentável...

Anônimo disse...

Quanta maluquice. Todo mundo quer criticar todo mundo por qualquer besteira.

Um querendo ser mais santo do que o outro.

Vocês são doente mentais.

Anônimo disse...

EU NÃO USO SÓ O BOTON NA LAPELA DO TERNO COMO MANDEI PERSONALIZAR MEU CARRO COM O ESQUADRO E O COMPASSO NO CAPUT, É O ÚNICO NA MINHA CIDADE E POR ONDE QUER QUE EU VÁ SOU BEM QUISTO E RECONHECIDO COMO TAL, PESSOAS QUE CRITICAM TAL ATO DE USAR ADESIVOS OU BOTONS OU QUAISQUER QUE SEJA O PRODUTO DE RECONHECIMENTO, É PORQUE VERDADEIRAMENTE NÃO SE IDENTIFICAM COMO TAL COM MEDO DE SEREM TELHADAS POR ALGUM Ir.´.

S.´.F.´.U.´. a todos.

Anônimo disse...

EU NÃO USO SÓ O BOTON NA LAPELA DO TERNO COMO MANDEI PERSONALIZAR MEU CARRO COM O ESQUADRO E O COMPASSO NO CAPUT, É O ÚNICO NA MINHA CIDADE E POR ONDE QUER QUE EU VÁ SOU BEM QUISTO E RECONHECIDO COMO TAL, PESSOAS QUE CRITICAM TAL ATO DE USAR ADESIVOS OU BOTONS OU QUAISQUER QUE SEJA O PRODUTO DE RECONHECIMENTO, É PORQUE VERDADEIRAMENTE NÃO SE IDENTIFICAM COMO TAL COM MEDO DE SEREM TELHADAS POR ALGUM Ir.´.

S.´.F.´.U.´. a todos.

Anônimo disse...

Que coisa hein!

Isso é que se chama curiosidade!

A maioria dos que chegaram aqui foi atraves do google pesquisando as benditas letrinhas. Interessante.
So digo a quem procura saber o significado o seguinte: ela esta para o profano, assim como a medicina esta para o leigo.


E sugiro discutirmos sobre outro topico, pois esse está saturado e somente esta servindo para um propósito alheio ao que foi criado.

Saudações Fraternais a todos.

Leandro

Anônimo disse...

Tenho recebido comentarios a respeito de uma postagem sobre o assunto MICTMR. Nunca postei nada nesta neste blog. O uso de adesivos com nome da Loja, sibolo Maçônico ou MICTMR é opção pessoal de cada um, não tenho o direito de criticar ou aplaudir. Se o Ir.'. vende ou não os adesivos, isto também é direito dele, ele sabe o que faz. O que não concordo e não posso admitir é o ataque aos Irmãos (verdadeiros) ou a profanos por suas opniões.
cerounaocer@.......

CLUBE GEO - INSTITUTO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE disse...

Estão brigando por coisa a toa... O profano que vende o adesivo, o faz para ganhar dinheiro, enquanto o Maçon que compra o faz para se identificar.

Vende quem vende, compra quem deseja.
Só vendem porque compram. Quem compra quer mostra-se Ir:.

É muito simples entender isso!

Vamos estudar meus IIr:. ao invés de ficar destilando venenos num blog tão precioso e interessante.

Muita Paz e Luz!

Antônio Padilha de Carvalho
ARLS Acácia do Rio Abaixo 35 - Santo Antônio doi Leverger-Mt, Terra do melhor peixe do mundo.

Anônimo disse...

Acredito não ser nenhum exibicionismo, mas tão-somente uma forma de conhecer novos irmãos ou de receber ajuda em momentos de infortúnio, como um veículo danificado na estrada por exemplo... Caso um irmão esteja numa situação destas não precisará abanar a mão para qualquer um pois pode ser perigoso! É a vida moderna que traz tais facilidades, porém acredito também não ser necessário utilizar um adesivo com tal expressão, posto que ela tem um significado mais particular. Melhor seria utilizar os símbolos universais mesmo...

Anônimo disse...

De todos esses comentários, eu (que não sou maçon) concluo que:
1. A maioria das pessoas se assemelham por sua mediocridade e pequenez de espírito, independentemente da ordem ou grupo a que pertençam, e
2. Nunca havia aprendido tanta coisa sobre essa "soiedade secreta". Sou-lhes grato.

Unknown disse...

Pena que todas as coisas bem intencionadas com o passar do tempo desaba. A maçonaria era um reduto de Homens autenticos com nobres propósitos hoje virou um clube do Bolinha com fins monetários.
Que coisa heim!!!!!!

Anônimo disse...

'Maçons Internacionais Criarão Todas as Medidas Racionais'

Por isso eu digo: Não sou maçom, aliás, desafio à muitos aí acima que se dizem maçons a provar que são. Afinal de contas MICTMR....

O Adesivo nos carros é um mero detalhe, a própria ordem expurga dela aqueles em que no coração a ordem não entra.

Anônimo disse...

Enquanto vocês ficam colocando seus pontos cretinos de vista eu vou ganhando meu dinheiro fazendo meus adesivos M.I.C.T.M.R.
FIQUE NA PAZ DE G.A.D.U. Que eu fico com os R$ 1,90 de algum Maçon ou algum admirador da Seita...

o único proveito que tiro desse blog é que pelo total estimado de Maçons que podem trocar seus carros ou colar adesivos M.I.C.T.M.R até na geladeira de sua casa.. assim os R$ 380,000,00 pode até se multiplicar...

abraço a todos!!!

Cibele disse...

Muito obrigada pela explicação... Tinha visto estas siglas no Orkut de um colega e na pesquisa do Google achei seu blog. Perfeita a descrição... concordo com sua opinião!
Ridículos os comentários que criticam sua opinião!

Anônimo disse...

Boa tarde,
por favor senhores maçons, desde ja peço desculpas pela minha ignorancia, mas preciso ter uma resposta sobre uma duvida cruel que me atormenta todos os dias, creio que a loja maçonica tenha tal resposta pois a muito tempo estuda e tenta superar os erros humanos, enfim, porque a humanidade tem em sua natureza criar e/ou fantasiar segmentos de si mesma?; porque ao em vez de unificar preferem dividir?; Não entende o porque do homem desde a sua origem e até hoje em todas as areas ter que se diferenciar de outros seres humanos para poder praticar o bem; as religiões, instituições, e tantos outros segmentos. Creio que não seria necessário ter que se apoiar em alguma instituição para poder ter forças para praticar o bem em casa e no mundo. Praticar o bem deveria ser como o ar que respiramos, "praticado por todos e necessario para todos."

Astronauta Marte disse...

Olá a todos. Eu não sou maçom, apesar de muitos anos ter interesse que vai alem da curiosidade, nunca conheci um maçom ao qual pudesse me orientar ou me indicar para Ordem.

Porem ocasionalmente busco leituras interessantes sobre o assunto, mas sempre me mantenho na condição de expectador por não ter condições de comentar algo que na realidade não conheço.

Não sei se a Ordem permite ou não exibir tais adesivos, mas deixo apenas um comentário para os que me parecem mais exaltados: Não julgueis para não serdes julgados.


Abs

Defensor do Bem disse...

S.´.F.´.U.´.

Hahahahaha... a primeira delas que nós, os anti-maçons, vemos com prazer minada em um artigo desses é a U.´.

E isso me deixa muito feliz. Vê-los brigando à vontade contrariando completamente aquele livrinho fininho e ridículo que os iniciados recebem com o título "As Landmacaquices"...

Já faz mais de 30 anos que 95% dos iniciados são profanos de avental e isso faz de gente como eu muito feliz.

Sabe por que? Porque isso significa que em menos de 50 outros anos, o esquadro e compasso vão para os livros de história. huhauahuahuauauha

T.´. F.´. A.´., 3 vezes 3, MIComoTalMR, G.´.A.´.D.´.U, J.´. B.´., M.´. B.´., o Filho da Viúva, hahahahahahahahahaha

Lulu não tem mais vez entre os vivos, passou da hora de vocês entenderem que acabou a Idade das Trevas. Chegou a vez do bem triunfar! E vai! Já está! Só não vê quem não quer.

Bem, agora que está tudo Justo e Perfeito em Ambas, encerro. huahuahuahauahuau

Anônimo disse...

Estou absurdamente surpreso. ènso sempre que maçonaria implica em desenvolvimento espiritual levando a pessoa a um estado de equilibrio. Paciência, compreensão, irmandade com todos. Não sou maçom, não compartilho com muito do que foi escrito antes de mim. Porém peço a todos que, independentemente da condição de maço ou não, sejam equilibrados. Nas palavras. Tolerância. Tolerância. Tolerância. Um abraço a todos e que Deus os proteja e os oriente.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar ao criado do blog pela excelente inicativa.E comentando sobre os adesivos eu gostaria de dizer que acho que vai da opção de cada um, mas particularmente se eu fosse maçom não usaria pois não acho correto sair ostentando ´´ser maçom´´. Isso me parece atitude de quem quer usar a maçonaria como escada social para se parecer melhor do que as demais pessoas. Um dia ainda gostaria de entrar para a maçonaria, pois me identifico bastante com os objetivos da mesma. Gostaria, se me for lícito, de expor minha situação. Estive lendo no site do GOB (Grande Oriente do Brasil) os requisitos para ser maçom e e gostaria de ver se há condições que eu fazer um pedido de admissão em uma loja. Tenho 19 anos,sou estudante de Arquitetura na UFSM e minha renda é em torno de mil reais por mês devido ao pagamento de pensão por parte do meu pai, o qual paga sem reclamar. Pretendo também arrumar um estágio para o próximo semestre. Gostaria de saber se nas minhas condições há possibilidade de ser admitido.Quero agradecer pelo espaço a mim cedido e me desculpar se esse tipo de pergunta não é permito nesse espaço. Muito obrigado pela atenção. Paz a todos.

Eterno.Aprendiz disse...

Ao Thiago,

Você ainda é muito novo. Não se apresse, quando for a hora e se você for merecedor, a oportunidade aparecerá.

Rodrigo Coletti disse...

Eu acho que cada um sabe o que faz...
Nao é por conta de um adesivo que o maçon estaria se espondo ou cometendo perjurio.
Se assim o fosse nao poderiamos, em hipotese alguma, colocar três pontos na assinatura, fato que se vê no cotidiano muito mais do que os adesivos em carros.
Ninguém aqui é melhor ou pior para julgar quem age dessa forma.
Cada um faz o que achar melhor e essa situação tem que ser respeitada.

Rogério Costa disse...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-477635494-medalha-do-grau-33-da-maconaria-oficial-e-original-_JM

Nesse link acima, você vão encontrar um "maçom" vendendo sua comenda de grau 33. Absurdo.
Aqui

http://www.sc33.com.br/shop-sc33-01.html

você encontram o valor no Sup. Conselho.

Anônimo disse...

Meus tios, fico triste ao ver e ler as barbarias escritas aqui. Vocês estão sujando algo que meu pai, seu Ir.´. ,lutou tanto para manter...é uma pena, realmente estou triste.

Eric Souza disse...

Caros irmãos,

Já transcendi a distinção entre ser iniciado ou não. A meu ver a ordem é apenas uma ferramenta que o homem bem intencionado e de mente evoluída busca para superar sua ignorância.
A discrição serve apenas para evitar que indivíduos fora desse padrão venham profanar a preciosa realização do trabalho daqueles de mente aberta ao conhecimento verdadeiro.
Nós servimos melhor aos nossos ideais de ILF, na medida em que nos tornamos melhores, e apenas por isso um homem deve ingressar na fraternidade. Não para fazer parte de um grupo exclusivista, como entendem os profanos, Ir.`. ou não.
Mas em relação aos sinais mencionados, penso serem válidos e úteis, a necessidade de sigilo quanto a pertencer não é mais "tão" fundamental, pois os irmãos não são mais perseguidos como dantes (apenas por alguns ignorantes doutrinadores). E além disso a realidade é que a maioria dos não-maçons não a compreende.
Esta é uma instituição aberta ao que souber trilhar o caminho da honestidade e verdade, portanto não vejo problema em que ela seja percebida através de um site como esse ou de um adesivo.
Alguns irmãos podem estar usando estes artifícios por terem o desejo e o orgulho de propagar sua condição de livre-pensador, mas considerem o seguinte: 1. Orgulho e desejo são vicios a se extirpar; 2. O bom conhecimento só é passado para aquele o procura espontaneamente, sendo-lhe a verdade desvendada em pagamento à sua boa intenção.
O que os fraterni fratelli não devem fazer é divulgar os sinais que indicam aqueles em que podemos nos fiar enquanto irmãos, sob o risco de abrirmos as portas e confiar em pessoas indignas dessa confiança.
Quanto ao conhecimento, ele deve ser compartilhado e praticado, usando-se da simbologia com aqueles que ainda não desvendaram o véu de Osíris. Não servem apenas para encher de palavras eloquentes os salões das lojas, mas principalmente para guiar a conduta. Sejam cordiais e fraternos.
A meu ver foi uma discussão muito válida sobre um tema polêmico.

A.'.R.'.L.'.S.'. Ir.'. Firmino disse...

Informo-lhe, que MICTMR pode-se também ser entendido como Movimento Internacional Contra o Trabalho Mal Remunerado.
Carlos Augusto Guimarães
M.'. M.'. - 165308

Canal Quadrado PLanar disse...

Vou começar a vender também:

E.'.V.'.A.'.E.'.F.'.

e

A.'.A.'.M.'.E.'.C.'.

Anônimo disse...

Sou Maçom a muitos anos, M.'.I.'. e atualmente 15 no Filosófico. Tenho o maior orgulho de ser Maçom, e tenho um adesivo em meu carro, alias, todos os que compro ou troco coloco um, uso-o somente pra quando viajo, identificar algum Irmão para trocarmos conversa, e nunca para levar proveito, inclusive em uma ocasião, fui multado por exesso de velocidade por um Irmão, e só depois de assinar a multa é que me identifiquei e ele também. É o trabalho dele e jamais iria suborná-lo, hoje somos irmãos/amigos e frequentamos nossas Lojas.

SSS.

E vamos nos lapidar sempre com a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Tolerância sempre queridos.





Anônimo disse...

Que vergonha ver Tios discutindo entre si, com pitacos de internautas curiosos, com pouca descrição, em lugar inapropriado. sem mais.

Unknown disse...

Tolerãncia... palavra que não anda muito na moda. Humildade outra. Espero de coração que o GADU acompanhe a todos na jornada mais bela que pude e que continuo a conhecer. Ir.'. Ap.'. M.'. Angelo Lafuente. ARLS Justiça e Lealdade Nº15 Or.'. de Chapecó/SC

Unknown disse...

Meu Deus do céu! Ver que a ordem que meu estimado pai tanto amava e admirava se tornou algo tão cheio de ódios e vaidades é entristecedor. Herdei de meu pai os livros e sempre me mantive informado sobre a ordem, por razões talvez, ligadas à memória de meu pai, além da natural curiosidade imanente à cada ser humano. Não acredito que a maioria dos comentaristas tenha se dado conta, mas ao tentar impor sua opinião sobre às dos demais, ferem um princípio básico:a luz que emana da ordem, iluminou a todos que dela puderam vislumbrar, entretanto a luz, para muitos será sempre incompreensível pois as trevas arraigadas no âmago de cada um fazem com que a luz seja incompreendida. A luz me mostrou que somos grãos de poeira na vastidão do universo, entretanto mesmo o menor desses grãos há que ter sua função dentro da totalidade. "O conhecimento sempre será a sua espada e seu escudo" meu pai. João Alberto Cordeiro de M***, meu pai.

Unknown disse...

Sandra.

Nossa só queria entender um pouquinho o significado TFA. Mas a única coisa que entendi aqui foi um irmão ofendendo outro.

Meu pai è extremamente católico e comecei a namorar um Maçom, onde a familia inteira è maçom então estou observando procurando saber um pouco mais pra não cometer injustiça deixando essas brigas entre católicos e maçons formarem uma opinião blasfemica sobre ambos.

Meu sogro ja ë maçom ha muito tempo mas percebo que ainda precisa ser bem lapidado... ja tenho ele como meu 2• pai...

Me parte o coração ver uma pessoa destratando outra menor, digo em termos de classe social e até também como vejo acima de conhecimento...

Todos somos eternos aprendizes, Deus pra mim pai, sempre vai amar seu filho mesmo que o mesmo cometa erros... de uma forma ou outra vai ensina lo seja na dor ou no amor...

Todos precisamos ser lapidados... o único que eu acho que è uma perfeita pedra lisa é G pelo q acho que significa pra vcs o Grande arquiteto do universo.

Somos humanos por mais que sejamos lapidados sempre podemos esbarrar em algo que machuque essa "pedra" e precise de reparos...

Sei que sou uma garota mas sinto um grande amor e compaixão pelo próximo...

A unica opinião/conselho que queria deixar aqui è ...

"Não se ofendam não tem nada que deixa um coração de pai mais triste do que ver seus filhos brigando..."

Deveriam sim de uma forma sútil tentar passar para os Ir. mais brutos seus conhecimentos...

Uma vez meu pai disse..."filha quando fazemos uma doação ou algo bom devemos guardar em nosso coração pois se contarmos nosso ego vai ser elevado e a bênção barrada"


Abçs... eterna aprendiz

Anônimo disse...

Acho frustrante tanto tempo jogado fora. Será que a Maçonaria esta decadente ? Entendo que pretenden modificar o homem para melhor, porem nos deparames com isso na internet.

Rodrigo disse...

BOA TARDE MEUS IR.'. SE É QUE ASSIM POSSO CHAMAR. É TRISTE VER,SE É QUE SÃO IRMÃOS, UMA GRANDE DESARMONIA ENTRE OS MESMOS. SOU APRENDIZ MAÇOM E FICO MUITO TRISTE DESANIMADO NUNCA, POIS A MAÇONARIA NÃO TEM CULPA DE TER MEMBROS DE MENTE TÃO PEQUENA NA QUAL ALCANÇARAM O TÃO DESEJADO 3º GRAU MAS AINDA CONTINUAM TENDO QUE DESBASTAR A PEDRA BRUTA. MAIS BONITO SERIA VESTIR NOVAMENTE O AVENTAL BRANCO E ASSUMIR QUE AINDA NECESSITA SER LAPIDADO.
Ó QUÃO BOM QUE OS IRMÃOS......CADÊ? ACABOU A ESSÊNCIA?
EXISTE DOIS LADOS NA DESCURSSÃO UM DEFENDE A VENDA DE ADESIVO SEJA QUAL FOR SUA DISCRIÇÃO SE É ASSIM PODERIAMOS ENTÃO ABREVIAR O TELHAMENTO TODO E FAZER ADESIVOS DOS MESMOS. OUTRO LADO É SOBRE ESSA DEFESA.

MUITO BONITO É SAIR PELAS RUAS E "GRITAR" PARA O MUNDO QUE É MAÇOM, PORÉM A MAÇONARIA TEM DE ESTAR IN IRE. HÁ MAÇONS QUEM SÃO POR APENAS SER IRMÃOS NÃO DEIXEM ISTO ACONTECER VAMOS NOS UNIR E SABER OUVIR OU MELHOR LER AS PALAVRAS DO OUTREM. EU DEFENDO A NÃO VENDA DE ADESIVOS QUE CONTENHAM TAIS DESCRIÇÕES GADU, AGDGADU, MICTMR ENTRE OUTROS. NÃO VEJO MOTIVOPARA TAL DESENTENDIMENTO ONDE PODERIAMOS TODOS VIVERMOS EM UNIÃO
DEVEMOS SER EXEMPLO PARA SOCIEDADE.
DESEJO A TODOS
S.'.F.'.U
E UM TRÍPLICE E FRATERNAL ABRAÇO

Anônimo disse...

O problema da chuva são as goteiras, a começar por este cidadão que criou este blog e que se diz maçom,o máximo que conseguiu foi entregar dinheiro pra este bando de malandros que criam potências espúrias pra arrancar grana de incautos, digno de pena.......

Anônimo disse...

Honestamente, penso que seja impróprio o uso de tudo aquilo que deixe o risco de ser mal interpretado na sociedade profana. Isto é, esse tipo de adesivo aguça desnecessariamente a curiosidade, e, por não ser compreendido, infelizmente sabemos, tende a ser atacado. Por que usar se pode parecer pedante? Outro risco, assim penso, é a maior facilidade de um dia o significado de certas coisas serem profanados, como infelizmente um possível "maçom" tentou fazer aqui, e agora já deve estar arrependido consigo mesmo, perante o GADU que mora em seu interior.
Entretanto, devo reconhecer que conheço irmãos que entendem bastante de Maçonaria e usam alguns enfeites no mundo profano. Mas isso não me impede de admirá-los.
Apenas têm outra opinião, diferente da minha. São meus AAm.·. IIr.·., motivo pelo qual merecem o meu respeito.

Anônimo disse...

BOA TARDE, MEUS RESPEITOS A TODOS INDISTINTAMENTE, CADA QUAL EM SUA SANIDADE EXPRESSA SEU CONTEÚDO INTRINSICO, EXTERIORIZAR FAZ PARTE DO COMPORTAMENTO SOCIAL, CONDENAR OU ABSOLVER NÃO NOS CABE,PORÉM VENHAMOS E CONVENHAMOS, A GOTEIRA É CONSTANTE E A SANTIDADE É O COMPROMISSO DE NÃO SE DEIXAR MOLHAR, NÃO SEI, MAS FOI DITO EM UMA REDAÇÃO ANTERIOR QUE SE FAZ UM JURAMENTO, NÃO DEVEMOS SAIR POR AI DIZENDO, SOU MAÇOM, POR FAVOR MEUS IRMÃOS NOS RESERVEMOS A CONDUTA.

Unknown disse...

Talvez usem para que? em uma eventualidade um irmao ajude o outro ou algum familiar seu, que mesmo sem a posse de algo mais contundente que o identifique, possa ser ajudado, e nao para causar briga entre homens nascidos da mesma mae, porem pode ser perigoso o uso de tais simbolos por pessoas nao "autorizadas" que, auxiliadas por "verdadeiras pessoas autorizadas" possam cometer ate roubos, sequestros, etc, contra as pessoas que parem seus veiculos a titulo de ajuda. Paz, forca e fe a todos, pois pior do que vender ou usar botons e adesivos e quem is traduz.

Anônimo disse...

Quanta bagunça... , quanto descontrole, cada palavra dita serve para todos, e para todos, ela servirá... !!!

Unknown disse...

Amigos e Irmãos, o que se percebe principalmente nos comentários é que falta tolerância, é que nos exaltamos com coisas tão pequenas que fica nítido o fato de que realmente somos eternos aprendizes. O que para um é motivo de ostentação ou exposição desnecessária, para outros certamente é motivo de orgulho. Desde que respeitemos nossos juramentos, não vejo motivo para tamanha discussão.
TFA pra todos!
Ir.'. Márcio Ribeiro

Anônimo disse...

Bom dia,mediante a minha curiosidade acabei achando esse blog e de certa forma aprendendo algo que seja relacionado ao "maçoms" devo proceder a estudar?

Walbert disse...

Mas me compre um BODE rsrsrs, sou flamenguista e tenho uma camisa que uso quando quero, sou paraquedista tambem e tambem tenho camisas do esporte que pratico, contribo com um centro de recuperação de dependentes quimicos e tambem tenho camisas desse centro, e pertenço a ordem maçonica e nao posso usar artigos dessa ordem que tanto me orgulho de participar ? fala sério meu irmão.

Unknown disse...

O autor do artigo não é maçom...É um profano que gosta de estudar nossos Aug.'. Mist.'. Já que não sabe o significado... Um Tr.'. Frat.'. Abr.'. aos verdadeiros iniciados. Então M.'.I.'.C.'.T.'.M.'.R.'.

Anônimo disse...

Pior do que vender ou expor o adesivo, é revelar e traduzir seu significado oculto!

Anônimo disse...

Acredito que alguns que deixam comentários aqui são maçons e outros não. Não entendi ainda o motivo de tanto falatório. Começou com um adesivo e já partiu para desafios do tipo: "você sabe o que significa ABC ou XLZ"?
São comentários vazios e desnecessários. Se são ou não maçons pouco importa pois ambos demonstram infantilidade ao extremo.
O tal do TFA que uns desorientados ai tanto falam significa Triplice Fraternal Abraço, SFU significa Saúde Força e União, e todas as outras siglas também podem ser facilmente encontradas no Google. E estão corretas. Se disserem que não é bem isso ou que isso é o que querem que pense que seja, etc é pura conversa mole.

Anônimo disse...

TUDO O QUE LI AQUI É:

a)Intolerância pelo SIM
b)Intolerância pelo NÃO

Muitos pessoas são vazias e buscam muletas espirituais e psicológica para se sentirem aliviados de suas fraquezas.
Muitos pessoas não aguentariam 15 minutos de discussão intelectual nem mesmo dos seus próprios devaneios.
Ouçam o silêncio e já estarão fazendo um grande bem para a humanidade.

Se sou, ou não sou, só interessa a mim.

Unknown disse...

A guerra no oriente medio começou assim. ninguém é detentor da verdade. cada um faz o que quer da vida. e é obvio que a internet é caminho livre e certeiro dos goteiras E diga-se de passagem: goteiras são curiosos mal intencionados em denegrir a imagem da ordem E DEVEM SER TRATADOS COM SILENCIO.
controlem a temperança e tolerancia !

Mathias disse...

E sobre os adesivos da loja ? Muitos utilizam ! Também é ostentação ?
Acho que deveriam se preocupar, já que fazem parte de uma irmandade, se serem reconhecidos como tal pelos seus irmãos.

Anônimo disse...

Kakakaka...o cara esta implorando para fazer parte do clubinho..... meu na boa para ser alguem vc nao precisar fazer parte disto....

Ed Soares disse...

Muito boa tarde!

Antes de mais nada, deixem-me apresentar.

Sou blogueiro, e assim como uma grande massa, curioso de tudo o que acontece sob a face da terra. Sou Espírita e como tal, vejo as demais doutrinas como algo positivo para a humanidade em seus diversos graus iniciáticos.

Quanto ao simbolo em questão, vou me portar mais aos comentários, propriamente, do que a postagem.

Gente, se a razão deste blog é elucidar, porque posicionar-se contra, se o mesmo pretende esclarecer?

Eu, por exemplo, não fazia a mínima idéia do que significavam estes símbolo, e estou saindo daqui um pouco conhecer, apesar de leigo.

Não acho legal quando alguém se mantém contrário ao esclarecimento. Isso torna ainda mais a ordem afastada da grande massa que eles mesmos dizem proteger.

Fica um tanto sem lógica.

No entanto, cada um com sua forma de pensar.

Ao criador do blog, deixo meus sinceros agradecimentos, por me fazer entender.

Aos demais, aqueles que se posicionaram contrários, meus sinceros sentimentos pelo louvor à ignorância.

Anônimo disse...

Bom dia.
Utilizo adesivo em meu veículo. Na maçonaria promete-se usar símbolos e sinais de conhecimento da Ordem para reconhecimento entre os Maçons.
Portanto, não há que se falar em ostentação...principalmente pq muitas pessoas não conhecem a Maçonaria e não a entendem...Pelo contrário, falam muitas coisas sem sentido e equivocadas, que até mesmo geraria um desabono em pertencer a Ordem.
Todavia, é uma alegria quando recebo um sinal de luz na estrada...encontro um irmão na rua... Ou seja, facilita o reconhecimento entre os Maçons e, em consequência disto, já obtive longas conversas harmoniosas com pessoas que jamais poderia imaginar que faziam parte da Ordem.
Registro, que tem muitos "maçons" que preferem se reconhecer somente quando tem interesses...devemos ser "Maçom" dentro e fora do templo...
Portanto, sigam o juramente...se mostrem a outros irmãos... facilitem o reconhecimento... Quem não é da Maçonaria via de regra não sabe o que significa e o nosso objetivo. E para quem não é Maçom... por mais que não acredite, isso não gera benefícios e não nos torna melhor que ninguém...Se algo melhor acontece em nossa vida, é porque se tornamos pessoas melhores..
Obs.: Alguns são contras e utilizam TFA no texto..Pq? mesmo objetivo dos simbolos e sinais!
Abs. :)

liberi pensatori disse...

Bom...eu concordo com o autor do texto... E não entendo a reação tão áspera de tua parte. Não é muito maçônico ir contra a liberdade de expressão do amigo. E é ridículo o comércio que estamos transformando a maçonaria. Ordem de pessoas discretas rs ... Não mais

Nassar disse...

Senhores, boa noite.
Não sei de quando foi essa postagem mas digo uma coisa.
Não sou vendedor, muito menos coloquei no meu carro, mas pensando bem, acho que vou colocar, sabe pq? Ví um acidente aqui no Rio de Janeiro e era um senhor de idade. Antes de qualquer sinal ví o adesivo e cumprimentei-o de forma habitual e pude socorrê-lo. Claro que eu ajudaria qualquer pessoa, mas naquele momento eu estava com pressa e com uma emergência particular e como já tinham outras pessoas ajudando, eu ia passar direto. Quando ví que era irmão, fui socorrê-lo, pois lembrei das nossas obrigações. Se não tivesse o adesivo, eu poderia ter sido negligente com um irmão. TFA

Unknown disse...

Parabéns pela matéria!

Eu colocaria em meu carro apenas um adesivo com três pontinhos, sem emblema qualquer, sem frase nenhuma, para simples reconhecimento. Não vejo com bons olhos nem mesmo a incauta autopropaganda, quanto mais essas coisas!

Anônimo disse...

Como me entristece, ver meus IIr.'. nessa discussão desnecessária. Acredito que use o adesivo quem deseja usar, cada um deve fazer o que achar melhor, pois um simples adesivo não fará ninguém melhor ou pior que o outro! O mais importante, é sua postura perante sua família e perante a sociedade, pois como já sabemos, o que no homem comum é uma virtude, para o maçom é uma obrigação. Meu sogro é um homem super discreto e utiliza sim, um adesivo e sua caminhonete, com as iniciais MICTMR, e digo com todas as letras, ele é um exemplo de homem, um exemplo de maçom e um exemplo de chefe de família! TFA e que o GADU vos guie!

Anônimo disse...

V.Ã.O T.R.A.B.A.L.H.A.R.
E ainda me aparecem com essa fala complexa na tentativa desnecessária de externar vossos egos em um canal informal como a internet.

noronc disse...

Lendo atentamente os comentários acima, cheguei à conclusão de que poderíamos, com o auxílio de todo esse material, elaborar uma cartilha de como o maçom não deve proceder, pois para começar, esqueceram-se que o maçom é fraterno e tolerante, deve se destacar pela educação, humildade, o tratamento deve ser cordial, mesmo que não concorde com o que os outros dizem e pelos bons exemplos, pois estes são os verdadeiros sinais para que um maçom seja reconhecido, não precisando de acrônimos ou de quaisquer outros meios ostensivos.

Anônimo disse...

Bom dia a todos,esquecemos de algumas passagens, onde devemos,Levantar templos a Virtude e cavar Masmorras ao Vicio, "A Instituição é perfeita , o que não é, são alguns maçons.
Devemos relembrar que somos Livres e A.'. e de B.'.C.'.. não devemos julgar para não sermos julgados.
TFA.'.
Ir. MM.'. José A.Mateus Jr. L.'. 3830 GOB

Unknown disse...

Quando não pudermos falar bem, deveremos ficar calados. Juramento mano

IGC.Brasil disse...

Que artigo medíocre. Quer dar a entender que MICTMR é uma palavra de passe, ou sagrada. Nada disso. Fizemos juramentos, sim, de não revelar nossos ss., pp. tt., não isso daí em questão. Purista.
Maçons assim é o que faz a nossa ordem, em princípio, progressista estar repleta de gente retrógrada e que, em muitos casos, beira ao bizarro, com neste caso.
Poucos são os profanos, pouquíssimos mesmo, que se dão conta desta inscrição nos carros. Tanto estardalhaço pra nada.
No mais, sabemos que não temos o direito de apontar em público quem é Irmão ou não, mas temos todo o direito de nos apresentar como tal a quem quer que seja. Portanto... purista.

MARCO ALMEIDA disse...

Bons e maus, assim é o mundo. Livre arbítrio e´facultados a todos, já o discernimento e a observância do bom senso é escolha pessoal e, por tanto, de única e exclusiva responsabilidade de cada um.
Não faço parte da ordem, porém, tenho uma profunda admiração pelos preceitos fieis a maçonaria, lamente ver tanto comentário impróprio, ou inadequado, ao que a ordem prega.

Abraço a todos!

Eli Afonso disse...

--->>>>MICTMC.blogspot.com
Estranho falar do carro se o blog tem esse nome

Indhs disse...

Meus ir:. Sabemos todos que devemos tolerar ter adesivo en carros tatuages aneis brincos nao faz um m:. Deixar de ser verdadeiro sabemos todos que olhamos todos na mesma direçao e questionar un ir:. não corresponde ao padrão maçônico, respeitar a tolerância e fraternidade através da liberdade de expressão." Isso tudo é simplesmente uma forma de nos identificarmos de formas mais facil e logo depois saberemos se é un verdadeiro ir:. De F:. Atraves de metodos que sabemos muito bem entao retornen la atras quando iniciamos e lembre !!. TFA a todos e desculpe me pelos erros de ortografia meu portugues foi ensinado en casa por familia 😉!.

Aprendiz disse...

Concordo com você

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)