Maçons Imperfeitos (Uma Fábula).

Existe uma antiga história, uma Lenda Maçônica, que deve ser observada atentamente para o entendimento a União, já que somos Maçons, ou... será que não somos Maçons?

O G:.A:.D:.U:. estava sentado, meditando, sob a sombra de um pé de jabuticaba. Lentamente o Senhor do Universo erguia sua mão e colhia uma e outra fruta, saboreando o fruto de sua criação. Ao sentir o gosto adocicado de cada uma daquelas frutas fechava os olhos e permitia um sorriso caridoso, feliz, ao mesmo tempo em que mantinha um ar complacente.

Foi então que, das nuvens, surge um de seus Arcanjos vindo em sua direção.

Diz a lenda que a voz de um Anjo é como o canto de mil baleias. É como o pranto de todas as crianças do mundo. É como o sussurro da brisa.

O Arcanjo tinha asas brancas como a neve: imaculadas.

Levemente, desce ao lado do G:.A:.D:.U:. e ajoelhando a seus pés disse...

- Senhor, visitei a vossa criação como pediste. Fui a todos os cantos, estive no Sul, no Norte, no Oriente e no Ocidente. Vi e fiz parte de todas as coisas. Observei cada uma das suas crianças humanas. Notei que em seus corações havia uma Iniciação, eram iniciados Maçons e que, deste a cada um destes, apenas uma asa. Senhor... Eles não podem voar apenas com uma asa!

O G:.A:.D:.U:. na brandura de sua benevolência, respondeu pacientemente a seu Anjo:

- Sim. Eu sei disso. Sei que fiz os Maçons com apenas uma asa.

Intrigado com a resposta, o Anjo queria entender, e voltou a perguntar:

- Senhor, mas porque deu aos Maçons apenas uma asa quando são necessárias duas asas para se poder voar... Para poderem ser livres?

Então responde o G:.A:.D:.U:. :

- Eles podem voar sim, meu Anjo. Dei aos Maçons apenas uma asa para que eles pudessem voar mais e melhor. Para poderem evoluir levemente... Para voar, meu Arauto, você precisa de suas duas asas: Embora livre, você estará sempre sozinho, ou será somente acompanhado pelos demais. Como os pássaros que, ao mesmo tempo estão juntos, e em seguida debandam.... - Mas os Maçons com sua Única asa, necessitarão sempre de darem-se às mãos e entrelaçarem seus braços, assim terão suas duas asas. Na verdade, cada um deles sempre terá um par de asas. Em cada canto do mundo sempre encontrarão um outro Irmão com uma outra asa, e assim, sempre estará se completando, sempre sendo um par. Dei aos Maçons a verdadeira Liberdade a cada um dei-lhe também, em Igualdade, uma única asa, para que desta forma, possam sempre viver em Fraternidade.

(Autoria desconhecida.)

13 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo em se tratando de uma fábula, fica difícil aceitar um enredo como esse com pinceladas poéticas.
1 Anjo um ser á parte da criação?
2 Deus antropomórfico.
3 Maçons pessoas diferentes das
demais pelos atributos divinos.
Com todo respeito, pois, esse ensinamento esta faltando um pouco de racionalidade. Apesar de não conhecer a maçonaria fico com a impressão de de mais uma doutrina
proselitista.

Eterno.Aprendiz disse...

Prezado anônimo do comentário acima,

É um prazer responder a comentários como o seu.

Vamos por partes:

- Já que concordamos com o caráter de fábula, aceitar as pinceladas poéticas do enredo é uma questão de gosto;

- Por lógica, não dá para subentender que do “vossa criação” infere-se que os anjos estejam fora dela;

- Há motivo para estranheza num Deus antropomórfico? Se há, será tarefa deveras difícil convencer os bilhões de humanos que assim pensam Nele. Não?

- Maçons são pessoas diferentes das demais, são maçons. A citada asa única não é uma presunção de atributos divinos, é parte da alegoria. Digamos que tem um caráter “motivacional”.

- Em uma fábula é fácil apontar a falta de racionalidade, principalmente aos olhos daqueles que não podem compreendê-la de forma contextualizada.

- Proselitismo? Sim. A Maçonaria é proselitista, empenha-se de forma ativa em converter pessoas a uma crença ou conjunto de idéias. A tríade de preceitos mais divulgada é Liberdade, Igualdade e Fraternidade (sobre a qual o texto trata) para toda a humanidade, mas existem outros.

Obrigado e um Abraço Frateno.

Anônimo disse...

Eterno.Aprendiz mui grato pelo esclarecimento e aproveito para resaltar que a Liberdade esta condicionada a certas circunstâncias da vida como a conta bancária, saúde,cultura e etc e a Igualdade não existe diante da condição humana e nem no campo filosófico religioso, pois as almas ou espíritos, são individualidades ímpares num processo evolutivo constante.Fraternidade como ser fraterno se ainda não somos livres e iguais.Vivemos em um mundo em que uns poucos homens determinam o que devemos falar e pensar através de seus capatazes midiáticos.Saudações

Eterno.Aprendiz disse...

Anônimo, obrigado por seu retorno e por manifestar-se tão claramente sobre questões cruciais, mesmo que contrariando ideais da Maçonaria. O debate de bom nível é sempre agradável e proveitoso.

Leio nas entrelinhas de suas manifestações um certo ceticismo ou descrença. Respeito-o e comento por partes:

- “Liberdade esta condicionada a certas circunstâncias da vida como a conta bancária, saúde, cultura e etc” : são inegáveis, mas não irrestritamente verdadeira as suas afirmações. Apesar disto, tanto quanto mais inegáveis forem, maiores serão os motivos para que trabalhemos contra esse “estado das coisas”;

- “Igualdade não existe diante da condição humana e nem no campo filosófico religioso, pois as almas ou espíritos, são individualidades ímpares num processo evolutivo constante.” : Tal como você definiu, realmente a igualdade não existe. Não há dois seres humanos iguais. Por outro lado, a Maçonaria se refere à igualdade de direitos e deveres para todos. De toda forma, é curiosos notar nuanças espíritas em alguém que se manifesta, aparentemente, como cético;

- “Fraternidade como ser fraterno se ainda não somos livres e iguais.” : é possível, sim, ser fraterno sem que sejamos ainda iguais ou todos livres. É ato de fraternidade lutar, mesmo que isoladamente, pela liberdade e igualdade para aqueles que ainda não as possuem;

- “Vivemos em um mundo em que uns poucos homens determinam o que devemos falar e pensar através de seus capatazes midiáticos.” : Sim. E não só a mídia tem este poder e pretensão. O que dizer dos bancos, indústria petrolífera e governos, cujas ações, muito menos visíveis que as da mídia, têm influências nefastas sobre o destino de populações inteiras? Podemos aceitar passivamente tais forças ou podemos resistir e, eventualmente, contra-atacar.

Um abraço,

do Eterno Aprendiz

Anônimo disse...

Caro Eterno.Aprendiz, não tenho nenhuma pretensão de debate e muito menos
contrariar suas bases doutrinárias, pretendo nesse respeitoso espaço amealhar alguns conhecimentos mesmo que superficiais de uma seara a mim desconhecida.
Quando estamos com problemas financeiros desencadeiam uma série de injunções circunstanciais que não nos permite logicar 100%, quando estamos doentes, com
com dor, alteramos nossa linha comportamental, ás vezes uma dor de cabeça ou
outra de menor gravidade nos deixa agressivo, para não dizer mau educado; quando me refiro ao aspecto cultural cito uma comparação moral que diz o seguinte: Ao chegar numa praia havia uma pegada na areia o policial disse:- eis uma pista, uma outra pessoa interpretou que era simplesmente uma pegada, enquanto que o poeta entendeu ter passado por ali sua grande musa, seu verdadeiro amor.São por essas observações de natureza externas que eu acho que a faculdade do livre arbítrio recebe influência nas decisões. Se as decisões serão corretas ou não; dependerá também de um conjunto de natureza sociológica, e etc..Interessante a sua afirmativa: É ato de fraternidade lutar, mesmo que isoladamente, pela liberdade e igualdade para aqueles que ainda não as possuem. O homem está sempre em luta contra alguma coisa e é
nessa luta que ele forja sua liberdade.A paz ás vezes não passa de comodismo de
homens doente de preguiça e covardia.
Eu não disse só a mídia tem poder e pretensão, eu disse uns poucos homens determinam..Pretendi dizer que são os responsáveis ou donos dos grandes conglomerados e grandes instituições, que pagam a mídia para nos alienar.
Por mais racionais e livres que tentamos ser, não escapamos da alienação, em parte.No nosso contato do dia a dia, quase tudo que pensamos e falamos temos como referencial os meios de comunicação.
Abraço.

Eterno.Aprendiz disse...

caro Anônimo (já está na hora de você assumir um pseudônimo!)
Não entendo a palavra debate com conotação negativa. Se preferir, considere colóquio.;

Contrariar minhas bases doutrinárias não é uma ofensa, é uma oportunidade de aferir a solidez das mesmas, exercitar a tolerância e conviver, preferencialmente de forma harmônica, com a diversidade;

As injunções circunstanciais são o que são, circunstanciais. No seu caso, perfeitamente toleráveis.

Concordo. As decisões, corretas ou não, sempre dependem de conjuntura ampla;

“A paz ás vezes não passa de comodismo de homens doente de preguiça e covardia.” - Isto também me lembrou de um certo “que” espírita. Certa vez, li: “A paz que você protege é a mesma que te dá proteção”. Adaptando, poderíamos dizer “a paz pela qual lutas é mesma que lutará por ti”?

Eu entendi “os poucos homens”. Quis acrescentar que os meios para alienar não se restringem à mídia. Eu, por exemplo, não assisto televisão, não leio jornais e, quando muito, folheio rapidamente a Veja. Será que assim escapo do poder alienatório das corporações? Acho que não. Existem “verdades”, “fatos” e atos que, de tão consolidados e corriqueiros, simplesmente banem de nossa memória, por exemplo, direitos. Isto é alienação, não é? Só para clarificar o a que me refiro: o crônico péssimo funcionamento do SUS não nos aliena quanto ao preceito constitucional que diz algo como “A saúde é dever do estado e direito do cidadão”? Capiche!?

Um Abraço.

Anônimo disse...

Atencioso ETERNO.APRENDIZ sou grato pela sua tolerância e se por ventura sentir incomodado pelas perguntas não receie em ignorá-las. Observo em suas linhas um livre pensador.Não pretendo no momento levar a conversa para o terreno político-ideológico ainda que considero a política um instrumento de ajuste da sociedade.Gostaria de receber a luz do seu ponto de vista baseado nos ensinamentos maçônicos o que o solicíto a seguir: Jesus nasceu numa região em que as pessoas eram de peles escuras e o protótipo que nos mostram através dos desenhos é que ele tem olhos azuis, pele branca parecendo um romano.Segundo ponto; Jesus aceitar pacificamente seu martírio não seria um suicida? Terceiro ponto; não seria ele e a divindade responsáveis pela morte das crianças em função do seu nascimento? Abraço.

Eterno.Aprendiz disse...

Caro Anônimo

Fique à vontade, tanto para perguntar como para opinar. Como eu já disse, é um prazer o debate educado e com bons propósitos.

Se minhas mal escritas palavras sinalizam um livre pensador eu não sei, mas que tenho esta pretensão, a de livre pensar, tenho.

Qualquer conversa no âmbito político-ideológico é mais espinhosa do que as filosóficas. Certo?

Você disse “Gostaria de receber a luz do seu ponto de vista baseado nos ensinamentos maçônicos o que o solicito a seguir:... ” – Eu destaco o seguinte, Nunca afirmei aqui ser maçom. Apesar de escrever sobre o tema maçonaria, minhas posições não são a de um porta-voz da mesma e podem não refletir o pensamento oficial das entidades maçônicas e de muitos maçons, inclusive sendo em alguns casos antagônicas.

Sua primeira pergunta é: “Jesus nasceu numa região em que as pessoas eram de peles escuras e o protótipo que nos mostram através dos desenhos é que ele tem olhos azuis, pele branca parecendo um romano.” Considere:

-O Cristianismo foi feito e conduzido pelos Romanos, não pelos judeus da palestina. Desde o Imperador Constantino e do concílio de Nicéia, em 325 DC, tem sido assim.

-É famosa a frase “os vencedores fazem (refazem!) a história”. No momento o biótipo do vencedor é o dos brancos de origem européia, com nariz aquilino e cabelos lisos. Na melhor versão, ele tem olhos azuis e cabelos loiros. É por isto que Jesus é representado como o é.

-Segundo estudiosos e historiadores a verdadeira aparência de Jesus seria muito diferente. O link a seguir mostra o mais provável. http://media.guardian.co.uk/broadcast/image/0,7668,463542,00.html

Na segunda e terceira perguntas, para mim, ficam evidentes as características de sofismas. Ademais, o que você pede é para que eu julgue a divindade, algo impossível por princípio, imperdoável para os religiosos e do qual raramente resulta algo útil. Não enveredarei por esse caminho.


Um abraço.

Anônimo disse...

Gentil ETERNO.APRENDIZ- Começo do final lhe pedindo desculpas por ter
feito as perguntas que vos levou a entender que eu estaria induzindo-o a uma situação de conflito com outros corpos doutrinários; não foi essa a intenção e também não estou na posição de um cigano tirando a sorte de outro cigano.A resposta da primeiro pergunta foi satisfatória.Quem somos nós para julgar a DIVINDADE? Mas exercitar o livre pensamento na busca da verdade não significa julgar.”Conheça a verdade e a verdade vos libertará”, eis a utilidade.Não ser porta-voz ,não refletir o pensamento maçônico e de alguns maçons e até ser contrário em alguns pontos denota muita sinceridade. Gentil ETERNO. APRENDIZ Se tu não és um maçom assim como eu, não seríamos um cego guiando outro? Gostaria estar
me informando com algum maçom como interpretam os maçons a MORAL e a ÉTICA em separado e quando o termo é usado compostamente ÉTICO-MORAL.

Eterno.Aprendiz disse...

Caro Anônimo

Não há do que se desculpar. Não interpretei como indução. Simplesmente não gosto e acredito improdutivas as discussões sobre sofismas e falácias.

Obrigado por sua apreciação de “satisfatória” para a resposta à primeira pergunta.

“Conheça a verdade e ela vos libertará”!? Sim e não! Tudo depende de qual é o conceito de liberdade que está em pauta. Afinal, “Aquele que come o fruto da árvore do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”

“Se tu não és um maçom assim como eu, não seríamos um cego guiando outro?” Sim, seríamos. Com um detalhe: também nunca afirmei o contrário. Segundo reza a lenda, um maçom não grita a plenos pulmões sua condição.

Se sua intenção é encontrar um interlocutor para esclarecer as interpretações maçônicas relativas aos conceitos filosóficos de Moral e Ética, antecipo-lhe que não me julgo douto o suficiente para assumir tal papel.

MARCOS CASTILHO ALEXANDRE disse...

A Viagem


O aprendiz chegou ao recanto de antigo orientador da vida cristã e perguntou, em seguida às saudações costumeiras:
- Instrutor, posso acaso receber as suas indicações quanto ao melhor caminho para o encontro com Deus?
A resposta do mentor não se fez esperar:
- A viagem para o encontro com Deus é repleta de obstáculos por vencer... Espinheiros, precipícios, charcos e pedreiras perigosas...
Silenciando o interpelado, o moço prosseguiu:
- Isso tudo conheço... Já visitei vários templos da Índia, quando estive por vários dias na intimidade de faquires famosos, todos eles revestidos de faculdades supranormais; arrisquei-me a cair nos despenhadeiros do Tibet para conviver com os monges santos; orei na grande Pirâmide do Egito; demorei-me na Palestina, procurando registrar impressões da paisagem na qual Jesus viveu, no entanto, estou saciado de excursões à procura da Divina Presença...
O orientador escutou com humildade e esclareceu, em seguida:
- Sim, é verdade que todas essas peregrinações e práticas auxiliam na busca do Supremo Senhor, mas, ao que me parece, há um engano de sua parte...
E arrematou:
- A viagem para o encontro com Deus é para dentro de nós.

Anônimo disse...

Ja vi o cão chupando manga, mais
O G:.A:.D:.U:. chupar jabuticaba essa é demais hahahaha

Sônia disse...

Por favor,quem tem o poder maior na maçonaria do Rio Grande do Sul?
Preciso fazer contato com alguém que cuide da ética.É importante.
Grata.

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)