Campanha da Maçonaria contra a Corrupção.

A Maçonaria de Jaraguá do Sul (em Santa Catarina) está fazendo o que em muitos outros lugares os membros da Ordem deveriam reproduzir: um combate explícito da corrupção.

Este mal endêmico que assola a sociedade brasileira, a corrupção, sempre mereceu uma resposta e um combate mais ativo por parte das fraternidades maçônicas. Aqui no blog, já tocamos no tema no tema “política” no simplíssimo Ordem no Congresso. Achamos que se sujeitar a hábitos alienados (como o de ser apolítico), impostos por forças tirânicas do passado, não condiz com os princípios básicos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade nem antecipam um futuro com significado prático e honrado.

Meus parabéns aos Maçons de Jaraguá do Sul!



5 comentários:

Unknown disse...

Olá, mais umavez, Eterno Aprendiz.

É bom ver o retorno das atividades do blog!

Essa mobilização dos maçons deveria, na verdade, ser realizada por toda a sociedade civil. Diariamente. Observando desde os "jeitinhos" dados por todos nós em alguma s situações até os desmandos daqueles que nos "representam" no cenário político.

Agora, cá entre nós, se os políticos - pelo menos os da cidade citada - forem daqueles que acham que a Ordem "é do coisa ruim", creio que os cidadãos não terão mais tantos problemas... :)

Eterno.Aprendiz disse...

Olá Márcio.

De fato, as mobilizações deveriam ser de toda a sociedade civil. Infelizmente, o espírito de bovinos presos a um curral ainda prevalece. Portanto, é louvável a iniciativa dos catarinenses.

Quanto ao "coisa ruim", sabe que até não é má idéia. Rs.

Unknown disse...

Eterno Aprendiz,

Piores do que o espírito de "gado" - exemplificado da melhor forma possível na letra da canção Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho - só mesmo as manobras de caça às bruxas que os corruptos (em qualquer setor da sociedade) realizam contra as instituições que agem em favor da cidadania.

Seria cômico se não fosse trágico!

Não me surpreenderá se, daqui a alguns dias, a mídia começar a "pipocar" fatos noticiosos contra a conduta das instituições, entidades ou pessoas que aderiram à campanha Ficha Limpa, do MCCE.

E, nossa, logo a Maçonaria - e todos os seus "mistérios" - estando envolvida! Creio que esse é um bom background para uma série de matérias televisivas, impressas, mesas redonda e conversas de boteco...

Como de praxe, muitos intere$$es podem ser feridos ou colocados por terra caso Fulano de Tal ou Aquele Sicrano não conseguirem suas respectivas reeleições, não é mesmo?

Abraço, bom feriado.

Ailton disse...

Vejo com bons olhos o combate a corrupção e acredito que a internet pode ser um dos fatores para vinculação para tal objetivo principalmente pela facilidade de postagem sobre esclarecimento politico, eu mesmo acompanho dentre este vários outros blog e seit e me surpreendo com as informações prestada parabéns a este blog tenho certeza cada vez que uma verdade vem a tona um pilar da corrupção se dez faz.

Cavaleiro da Cruz 267 disse...

Meus estimados irmãos, de fato, a corrupção seja administrativa ou idealista-política ou moral, é uma verdadeira cela onde se aprisiona todos os bons costumes e a liberdade de se ser cidadão esperança de um futuro mais decente e permanente. É um cancro social que visa abatar todo o vigor da vida, e geradora dos mais duradouros desestimulos do viver e do existir. Bem dizia Rui Bem dizia Rui Barbosa: Haverá um tempo em que os homens passaram a ter vergonha de serem honestos". Denunciemos a corrupção e destruamo-na. Abrahão Marcos M.M. Oriente de Goiana PE.

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)