Na Imprensa

O texto abaixo é mera transcrição da matéria publicada no Jornal Gazeta de Ribeirão. O autor do blog não endossa nem questiona as informações nele contidas. O objetivo é simplesmente reportar o que considero uma tendência ascendente. É anacrônico o pé fincado de uma grande parcela dos filósofos da ordem contra a participação feminina. Afinal, “Liberté, Egalité, Fraternité” são conceitos que não se ampliam aos gêneros?

Maçonaria para Mulheres

Primeira experiência em Ribeirão deve ser aberta até o final do ano; casais estão em treinamento na capital.

Até o final deste ano Ribeirão Preto deve ter a sua primeira loja maçônica mista. Ainda sem local definido para a construção, a loja deve receber inicialmente cerca de 30 pessoas.

Há cerca de quatro anos um estudo vem sendo feito na cidade e cinco casais já participam de cursos de iniciação em São Paulo. "São estes casais que ficarão responsáveis pelos trabalhos de iniciação de outros integrantes", afirma uma das responsáveis em Ribeirão, Márcia Christine Bueno Domiciano, de 32 anos.

De acordo com ela, o ideal é que as mulheres participem da maçonaria acompanhadas pelos maridos para que a família seja fortalecida. No entanto, nada impede que mulheres solteiras também façam partes dos encontros.

Márcia acredita que na cidade existem hoje cerca de 30 lojas maçônicas masculinas. "A loja mista é necessária justamente pelo comportamento da cidade. A presença da mulher é vista como uma evolução. Não existe diferença nas ideologias e nem na filosofia", diz ela.

Segundo o mestre Ivan Gonzaga, um levantamento de possíveis locais para a instalação da loja já está sendo feito na cidade.

O prédio precisa ser adaptado e deve começar a funcionar logo no final deste ano.

Para ser um maçom é preciso ter sensibilidade para interpretar a filosofia, ter situação financeira definida (que seus nomes não estejam com restrições), não ter sofrido condenações ou processos criminais e possuir um bom convívio em família e em sociedade.

"É importante acreditar também em um ser supremo que é Deus. A maçonaria é uma sociedade filosófica, filantrópica, iniciática, educativa e progressiva. Nossa maior missão é a busca pelo aperfeiçoamento moral e intelectual", explica o mestre.

De acordo com Gonzaga, através do amor, a maçonaria procura a melhora de seus integrantes para depois devolvê-los para a sociedade.

A maçonaria mista surgiu no Brasil em 1919, no Rio de Janeiro. Hoje, já são mais de 500 lojas em todo o país.

"Infelizmente o preconceito ainda existe. Muitas pessoas, principalmente os mais radicais, criticam as lojas mistas", afirma Gonzaga.

A estrutura maçônica
Cada loja maçônica funciona como uma determinada oficina. Todas são células autônomas, iguais em direitos e honras e independentes entre si. Existem dois tipos das conhecidas oficinas: as lojas e os triângulos.

A loja é composta por no mínimo sete maçons perfeitos e não tem um limite máximo de membros. Já o triângulo tem três maçons perfeitos, pelo menos, e seis integrantes, no máximo.

Quando o sétimo membro chega ao triângulo, este passa a ser loja. Uma loja maçônica completa tem dez funcionários.

O venerável ou presidente preside os trabalhos e faz a orientação. O primeiro vigilante dirige os trabalhos dos companheiros e vela pela disciplina local. O orador é o encarregado de fazer a síntese dos trabalhos e deles extrair as conclusões. (Gazeta de Ribeirão)

Homens são contra
De um modo geral, quando se fala em maçonaria a primeira idéia que vem á mente é de um ordem masculina. De modo semelhante às confrarias, às ordens religioso-militares e a outras instituições, ao longo de vários séculos esse conceito tem incitado a imaginação de amantes do ocultismo e ainda hoje, para muitos, tem a exclusividade masculina.

Por telefone, a reportagem da Gazeta conversou com um representante maçom de Ribeirão Preto que não quis ser identificado. Questionado sobre a instalação da loja mista na cidade ele ficou irritado.

"Isso não pode acontecer. Nossa ordem não admite mulheres", disse o maçom. Segundo ele, a maçonaria, desde os seus primórdios sempre foi voltada para os homens e nunca admitiu o acesso de mulheres. (Gazeta de Ribeirão)

Rui Barbosa foi Maçom
Pessoas ilustres da história mundial fizeram parte da ordem maçônica. Na Europa, os nomes mais conhecidos foram os dos filósofos Voltaire, Goethe e Lessing.

Entre os músicos, a maçonaria também era praticada por Mozart e Beethoven e ainda militares como Frederico e o Grande Napoleão.

No Brasil, o nome mais conhecido é o de Dom Pedro I que lutou pela Independência do país e os maçons garantem que ele sempre foi apoiado pela ordem.

Outros nomes conhecidos são os de José Bonifácio, Duque de Caxias, Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Campos Sales, Nilo Peçanha, Prudente de Morais, Wenceslau Braz e Rui Barbosa entre outros.

Na América, todos os libertadores foram maçons. Washington nos Estados Unidos, Miranda, o padre da Liberdade sul-maericana e ainda Bolivar e Benito Juarez.

Fonte:Gazeta de Ribeirão, Autora: Lívia Cerezoli

9 comentários:

Anônimo disse...

Acho besteira desses machistas incondicionais pois hoje no brasil tem um pontência feminina somos poucas mais fortes e corajosa,somos as obreiras da Paz e devagar estamos chegando de mansinho em todo Brasil

Anônimo disse...

Prezados Amigos, IIr.'. e foristas,

A maçonaria Mista existe há mais de 120 anos, como especulativa. Já a Maçonaria Operária Mista não se pode precisar, tão antiga e tradicional é a sua existência. Provas disto é o Manuscrito de Halliwell ou Poema Régius, ritos do antigo egito e demais documentos que tratam de irmãos e irmãs no ofício.
É assustador encontrar ainda hoje, tal objeção.

Um TFA,
Cordialmente,
Yasmin

Anônimo disse...

Devemos exaltar sempre as mulheres pois, são genitoras de VIDAS e LUZ, sendo semelhantes a DEUS.
Com Releção ao ingresso na Ordem Maçônica, vejo que não só as Mulheres não podem, assim com escravos(que não são livres de expressão),deficientes físicos(não pelo preconceito, acima de tudo) mas, quando em Processo de INICIAÇÃO, estes deverão gozar da virtude Física para a execussão de várias provas.
Sobre as Mulheres, quem sou eu e demais Irmãos que impedem os seus ingressos, longe disso.
A Maçonaria é Universal, e quando passou a ser Especulativa ou Moderna, criaram-se Marcos que devem ser seguidos e respeitados e como recebidos deverão ser TRANSMITIDOS, segundo ALBERT GALLET MACKEY, onde entre vários Landmarks, exclui-se a presença feminina, e nós devemos seguir o seu último Landmark que diz e dá fé que ESTE ÚLTIMO LANDMARK DÁ A IMUTABILIDADE dos outros.

Abraços Fraternos IR.'.Giovanni.
e-mail: giovannimg@terra.com.br

Anônimo disse...

Infelizmente o preconceito e a falta de conhecimento histórico têm sido muito frequênte em comentários sobre a Mulher e a Maçonaria. Muitos não sabem que apenas 20% (aprox.) da Maçonaria no mundo é a dita "Maçonaria Regular" ligada à Grande Loja Unida da Inglaterra. A Maçonaria Liberal e Mista estão presente em todos os continentes em número muito acima dos "Regulares" e Nenhum "Maçom Regular" disse até hoje que os Landmarks Ingleses ferem a constituição de quase todos os países livres e democráticos no mundo qdo impede o ingresso de mulheres e deficientes físicos em suas Lojas. No Brasil , pelo menos, é crime a descriminação por motivo de cor, raça, SEXO e condição social. Após o novo Código Civil, está proibido que se registrem estatutos de Lojas que tenham qualquer tipo de proibição por ordem de sexo, raça e condição social. Antes de um Landmark Inglês obscuro e caduco, lembrem-se que o Maçom deve respeitar as Leis de sua País.....
Quem foi Anderson ? Porque queimaram centenas de documentos e manuscritos maçônicos antes de elaborarem a "contituição" maçônica que até hoje é questionada e em muitos países ignorada ?
Para não mostrar que mulheres sempre foram iniciadas na Ordem ? E ele como um Pastor , um relioso fanático não suportaria ter mulheres do seu lado, a exemplo da Bíblia Judaico-Cristã, que sempre subjulgou as mulheres ?

T:.F:.A:.
Rdf

Anônimo disse...

O q faz um Maçom ser um Livre Pensador e trabalhar para o bem da Humanidade ? A Potência que ele ingressa ? Se ele ou ela não forem iniciados em um potência franquia da Grande Loja Unida da Inglaterra não terá Livre Pensamento suficiente ? Suas obras não terão validade ? Ou o bem que ele ou ela fizerem não poderão ser aceitos pela comunidade , pois não tem o selo de autenticidade desta ou daquela potência regular ?
Ora, Ora , Livre Pensadores......
Não se deixem dominar pela vaidade e concentrem esforços para o trabalho e para fazer o bem ao próximo.
A Maçonaria Mista tem feito um trabalho social magnífico no Brasil...e isso que importa.

T:.F:.A:.
Roberto

Hiram disse...

Se a Maçonaria é tão unida assim, a ponto de chamar um ao outro de "Irmão", porque tantas potências e desafetos? Porque tanta diversidade de opiniões e ações, se a essência da Maçonaria é uma só? Ainda que sejam instituições diferentes, mas funcionam como paralelos na sociedade, os clubes de serviço Lions e Rotary são coordenados por uma única potência e a união é muito maior dentre "os Companheiros", do que os "Irmãos" dentro da Maçonaria.
Sobre a questão mulher, até alguns anos atrás tanto o Rotary e o Lions Clube também eram "Clube do Bolinha", mas postaram à frente de prerrogativas de tradição, evoluindo nessa condição (conforme a evolução natural da humanidade), convidando mulheres na participação de suas atividades como Associadas. Hoje Elas se mostram fundamentais no exercício de tudo o que se faz para o bem desses clubes, das comunidades e sociedades que representam. Então, a tradição medieval poderia dar lugar também a uma evolução da Instituição como um todo, caminhando juntos para o melhor benefício da Humanidade. Assim que eu penso. Obrigado.

Anônimo disse...

Sou a favor da Maçonaria mista.
na Europa ja existe desde 1717 no Brasil desde 1919 no Rio de Janeiro Le Droit Humain que se alastrou em todo o Brasil, não podemos fechar os olhos para elas, uma vez que a propria Maçonaria prega a igualdade isso inclui as Mulheres tambem.
sejam bem vindas
ass. Ronaldo Pucci .´.
Or.´. São Paulo

raphaelcasaes disse...

o grande orinte ortodoxo do brasil, reconhece a mulher como maçom. Por direito do fato e por um fato do direito; todos os profetas e grandes luzes, foram gerados por mulheres, em se respeitando o direito da mulher contidos na carta da ONU, e na nossa constituição e inconteste tal direito. Razão pela qual nos os exercitamos IN TOTUM, nossa ordem e registrada em todo territorio nacional.

Anônimo disse...

Li e ainda não entendi ao certo mulheres podem entrar para a maçonaria ou não?

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)