Negros ou Evangélicos podem ser Maçons?

Analisando as palavras chaves nas estatísticas das buscas que trazem a este blog, já deparei muitas vezes com duas perguntas recorrentes e que merecem um esclarecimento taxativo. Estas perguntas são:
  • Negro pode ser maçom?
  • Evangélico pode ser maçom?
A resposta é absolutamente simples: SIM! Não há impedimento de espécie alguma que esteja ligado à raça, etnia ou credo. Ao julgar se um candidato é apto para ingressar na Maçonaria, as duas perguntas fundamentais (não as únicas) são: Ele é um homem livre? e Ele é um homem de bons costumes? Ninguém perguntará, com a intenção ou possibilidade de impugnar um candidato, qual é a cor de sua pele ou qual igreja ele freqüenta.

Não possuímos dados estatísticos a respeito do tema, mas as Lojas Maçônicas são freqüentadas por muitos afro-brasileiros e evangélicos.

Para quem desejar mais informações, sugiro a leitura de: O Evangélico e a Maçonaria; e , embora não tenhamos algo semelhante no Brasil, Prince Hall, A Maçonaria dos Negros Americanos, da qual Barack Obama é membro.

9 comentários:

Unknown disse...

Olá! Parabéns pelo Blog.

Se puder auxiliá-lo com os desdobramentos desse tópico, recomendo a leitura (caso o senhor já não a tenha realizado) do livro O Protestantismo, a Maçonaria e a Questão Religiosa no Brasil, de David Gueiros Vieira.

Em suas páginas, é descorrida grande parte da história da relação da Ordem com os primeiros protestantes em solo brasileiro. Podendo ser destacado o fato de que muitas celebrações presbiterianas e batistas foram realizadas em templos maçônicos àquela época.

Abraço e boa semana.

Márcio

Eterno.Aprendiz disse...

Olá Márcio,

Obrigado por seu comentário e pela sugestão de leitura.

A propósito, é importante lembrar que o autor da Constituição dos Maçons Livres, James Anderson, foi pastor da Igreja Presbiteriana até o fim de sua vida.

Unknown disse...

Olá, Eterno Aprendiz!

Muito bem lembrado. Outra observação que pode ser feita é a semelhança arquitetônica externa de templos batistas e presbiterianos com a arquitetura clássica dos templos maçons. Suponho que seja uma "herança" dos tempos em que as celebrações dessas denominações protestantes eram celebradas no espaço físico das lojas e que o governo brasileiro proibia a semelhança de arquitetura dos templos protestantes com os católicos...

Abraço e bom fim de semana!

Unknown disse...

Realmente, Dentra da Loja que participo, Há um Negro, em Um VM Instalado, è Evangelico!

Isto é totalmente Normal!

Reccanello disse...

Quanto à frase: "Não há impedimento de espécie alguma que esteja ligado à raça, etnia ou credo", pergunto: ateus podem ser maçons???

[]s
Reccanello

Reccanello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eterno.Aprendiz disse...

Sr. Reccanello

Seu perfil, abaixo reproduzido, aparentemente descreve com precisão sua atitude e seu caráter. Por mais que o senhor deseje acreditar, seu comentário não foi censurado, como é visível acima. Ele apenas não havia sido publicado porque aborda um tema muito interessante e que merece uma resposta meticulosamente ponderada, à qual eu pretendia devotar alguma atenção. No entanto, frente à atitude impertinente e precipitada, eu gostaria de informar-lhe que isto aqui não é um serviço 24 hs de atendimento instantâneo a céticos sem fundamentação e ateus de “meia tigela”.

Dependendo de seu comportamento e do meu interesse, talvez eu aborde o tema “Teísmo e Ateísmo na Maçonaria”.



Perfil de Reccanello
* Idade: 32
* Sexo: Masculino
* Atividade: Assuntos legais
* Profissão: Advogado
* Local: Guarapuava : Paraná : Brasil

Quem sou eu: Chato, arrogante, anarquista, metido, não gosto de crianças (exceto meu filhote) nem de parentes, não gosto de Natal, não gosto de Páscoa, não gosto de aniversários nem de Festa Junina! Ateu convicto, cético radical, materialista ferrenho, e adoro arranjar confusão! E estou ficando cada dia mais rabugento!

Anônimo disse...

Eu como evangelico sou maçom sem problema nenhum, inclusive o pai do Bispo Edir Macedo , era nosso irmao ate ir para o oriente eterno, minha familia toda evangelico nao se incomoda.

Unknown disse...

Tenho uma duvida e espero que possa me responder, só apos ser convidado você pode ser maçom?

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)