Maçonaria Feminina: Estamos na contramão da história?

Símbolos da Maçonaria: Esquadro e Compasso"Quando formardes os dois um,
e o interno como o externo,
e o alto como o baixo,
a fim de fazer o macho
e a fêmea em um só,
para que o macho não se faça macho,
e a fêmea não se faça fêmea,
ingressareis então no reino".
(dito 23 do Evangelho segundo São Tomás)


Esta senhora se chamava Elizabeth Aldworth. Observe que ela usa trajes maçônicos. Note a postura e o que há sobre o livro que ela aponta. Sua iniciação se deu em 1712 na Lodge No44 em Doneraile Court (Inglaterra).
Gravura retratando a primeira mulher na maçonaria

Abaixo vemos um retrato de Maria Deraismes, uma feminista francesa, co-fundadora da Respeitável Loja Le Droit Humain, (Maçonaria Mista), em Paris - 1893.
Foto da fundadora da Loja Maçônica Direitos Humanos de Paris

As mulheres maçons da imagem seguinte estão prontas para a Consagração de Templo exclusivamente feminino St. Ermins (Westminster, EUA). A foto é do dia 26 de Setembro de 1933. A Grão Mestre Elizabeth Boswell-Reid é a quarta mulher da direita para a esquerda.
Consagraçao de Templo Maçônico para Mulheres

Mulheres não participam da Maçonaria?
A participação das mulheres na maçonaria é muito pouco conhecida por historiadores de nossa época, tendo em vista as dificuldades interpostas, dentre as quais a destruição de uma grande parte dos documentos que comprovavam tais fatos; os próprios maçons de lojas exclusivamente masculinas, resistiam e ainda resistem a idéia de que as mulheres possam fazer parte da sociedade maçônica.

Agora, responda: será que as mulheres da fotografia abaixo estão reunidas para um desfile de moda? (Clique sobre a imagem e ela se ampliará muito, abrindo em uma nova janela).
Reunião Maçônica Feminina

A senhora na “cadeira” de Salomão da foto seguinte é Brenda Taylor a Grão Mestre da Order of Women Freemasons ou Ordem das Mulheres Maçons. (Imagem de 2007).
Grão Mestre da Maçonaria de Mulheres


Para os interessados no tema, recomenda-se a leitura de "A Mulher na Maçonaria: Desde O Século Xvii Até Nossos Dias", de autoria de Esteva Maria Krinski.

19 comentários:

azul disse...

não ficou muito claro a questão de mulheres participando da marçonaria,visto que sabemos da proibiçao das mulheres nas lojas maçonicas.Se existiu a maçonaria feminina,por que existe hoje essa proibiçao?

Eterno.Aprendiz disse...

A Maçonaria com participação de mulheres não existiu, ela existe!

Embora consideradas irregulares por várias potências maçônicas, lojas mistas e exclusivamente femininas existem, inclusive no Brasil.

Esta é uma das questões anacrônicas e não resolvidas com que a maçonaria exclusivamente masculina convive.

Só o tempo dirá a solução, mas, pessoalmente, acredito que o rumo, inevitável, está traçado.

Anônimo disse...

VERMELHO disse...se sabemos que existe mulheres na Maçomaria, que com o passar do tempo provavelmente terão reconhecimento Nacional e Internacional,porque não se coloca este assunto em debate? E estas melheres porque não procuramum reconhecimento com potências,grandes Orientes,lojas, ????????

vilim disse...

-Não prezados Ir.:, não estamos na contramão da história. Se buscar-mos um estudo mais aprofundado de nossa Ordem, desde os tempos dos pedreiros livres e artífices das construções, seculo XI, até a criação, no século XVII da Maçonaria Simbólica sob grande infuência da Ordem Rosacruz,e sua evolução até o século XX, veremos que não foram publicadas quaisquer informações acerca do tema, ou seja, a Ordem sempre foi exclusivamente masculina. Sofremos alguns choques de pseudo/modernismos e liberalismos que a meu ver nos afastam das reais tradições da Ordem. Conheci a Venerável de uma loja mista, porém recusei o convite em conhecer e participar dos trabalhos.

Anônimo disse...

Gostaria de deixar o meu recado e protesto. Ao dizerem que não existe Maçonaria feminina as pessoas estão certa. O que existe são grupos feminino que se intitulam como Maçon. Mas as mesma não comunicam as futuras candidatas que elas estarão entrando em uma ordem considerada espúria e não reconhecidas como ordem maçonica. Na minha opinião estes grupos femininos fazem isso por puro ego por não serem aceitas na Verdadeira Maçonaria. Pois a verdadeira maçonaria não convida ninguém por e-mail, telefone ou carta. As que fazem isso tanto feminina como masculina são consideradas espúrias. Abraços a todos

Anônimo disse...

A maçonaria hoje não se chama especulativa? Então, como proceder dentro de uma situação que se diz tão conservadora? Se não é operativa, que seja, essencialmente constituida de homens ou pedreiros e artífices que pela sua própria atividade seria masculina. Como já citado é especulativa, então por que não ter a participação feminina, século 21 tempo de crescimento espiritual!

Elaine disse...

oi! ka . estou eu querendo saber talvez oque vcs sabem ;sempre procuro a resposta mas,,,nao as tenho talvez nao saibão na verdade ou tem medo de saber? temos que aprender umas com as outras! devemos seguir a grande MÃE não existe o sol sem a lua nem o sim sem o não! pensem vamos unir nossos conhecimemtos sem preconceitos de sociedade por;que talvez procuramos as respostas no lugar errado? pensem nisso?agradecida desde já saiba devemos nos UNIR!!!!!!!!!!

morgana disse...

como eternos aprendizes e buscadores, devemos sempre reconhecer a dualidade presente no universo... sim a maçonaria feminina existe, sempre existiu... não é correto considerar-la irregular.... poderia citar inumeros argumentos, historicos, filosoficos, misticos... a maçonaria ke eu keru, é uma maçonaria sem discriminação, uma maçoanria ke respeita opniões, graus... independente de sexo

Anônimo disse...

A Maçonaria é Universal. Desde a sua origem, no Antigo Egito, sempre esteve permeada por homens e mulheres em iguais condições. A condição de "uma ordem exclusiva de homens" trata-se de uma interpretação errônea dos seus primórdios,uma visão distorcida no Ocidente, na época em que predominava excessivamente o domínio machista. Somos a GLOMEB, maçonaria mista, inclusiva, independente e soberana, acreditamos na igualdade, liberdade e fraternidade na verdadeira acepção dessas palavras.

Anônimo disse...

Anônimo:Acho impressionante como ainda existem homens com essa mentalidade retrógrada,que mesmo conhecendo vários segredos da existencia humana,insistem em desconsiderar que o feminino e o masculino se completam.As mulheres ao terem acesso á iniciação maçõnica,automaticamente passam a conhecer os segredos e ritos há séculos executados apenas pelos homens.N aceitar isso n é Tirania;;;

Anônimo disse...

Acredito que tanto homens quanto mulheres, precisam de conhecimento para crescer espiritualmente, e de oportuninades para exercer a caridade. Independente do gênero temos todos a obrigação de crescer como seres humanos garantindo a todos a liberdade e a igualdade.
Afinal quando falamos de fraternidade, a meu ver, falamos de seres humanos unidos para o bem de todos, e o quanto mais forem os que se unem para isso, melhor.

Anônimo disse...

Ola,
Boa Tarde,
Eu creio que somos todos iguais perante Deus o Grande Arquiteto do Universo, Por isto tenho convicçao que as mulheres tem direito de ser maçom, hoje vemos que a Presidente do Pais e uma Mulher, assim quebrando toda barreira, entao uma mulher consegue ser Presidente de um Pais, mas nao pode ser maçom, isto e ridiculo, apoio a loja maçom femina, e creio que um dia todos seremos iguais, entao chega de preconceito ok!!!!
Ir:. Todos Abr:. Fr:.

Anônimo disse...

A maçonaria ao pregar a busca da verdade em todas suas nuances não pode estar presa a preconceitos. Quando dizemos que esta é conservadora não significa que seja retrógrada. Os Landmarks sao os pontos de inicio, não o final do nosso caminho. A igualdade deve ser respeitada pelas suas individualidades, o que vemos atualmente é uma briga de egos entre pessoas que servem a ordem, nao a ordem que serve a humanidade.

ideal.wakarimashta@hotmail.com

Anônimo disse...

Não existe maçonaria feminina e nunca existirá. O que existe é grupo de mulheres que leem artigos e criam a revelia lojas e intitulam "potências" piada. E no Brasil somente existe o Grande Oriente do Brasil GOB, As Grandes Lojas e os Grande Orientes Independentes. O resto é farsa. Senhores leitores fiquem atentos pois o LOBO SE VESTE NA PELE DO CORDEIRO. Vamos verificar se o autor do Blog vai permitir ou vai bloquear uma verdade.

Anônimo disse...

maçonaria egipcia rsrs
Isso não existe!

Não consigo nen escrever com letra maiscula.

Se não for Grande Oriente do Brasil (GOB), Grandes Lojas e Grandes Orintes.

É farsa. Esqueçam é uma furada. Nunca serão reconhecidos.
Não são Maçons.
Maçonária é coisa séria ... não é simples vaidade.
Ponto final.

Anônimo disse...

Ricardo escreve ...
Senhores(as)
Não existe a maçonaria feminina!
O que escrevem nos comentários é vaidade. Site, e-mail perguntas feitas pela internet se querem ser maçom isso não existe.
Futuros Maçons são convidados e passados por rigorosas avaliações onde quem indica é o padrinho e responsavel por tudo do candidato. No Brasil existem tres potências e só. O resto é geuta. A verdadeira Maçonaria somente admite homens livres e de bons costumes (Landmarks).

Vivi Passos disse...

Boa Noite,
Entendo por um lado a contradição existente em aceitar ou não mulheres na maçonaria... mas como em todas as situações que vivemos(maçons ou não) o que nos difere não é sexo, cor, etnia ou religião e sim princípios éticos,morais e sociais. Se não existissem mulheres não haveriam homens, e não haveria maçonaria... Se Deus apenas tivesse criado o homem, como seria habitado o mundo e o ser humano multiplicado??? Nós mulheres jamais seremos iguais aos homens, jamais faremos as mesmas coisas que os homens, somos diferentes,porém cada um com sua função social dentro de um universo único. Não digo que oas lojas maçônicas devem ser mistas, muito pelo contra´rio como mencionei somos seres diferentes, mas deve sim haver estudos, pesquisas, ensinamentos, práticas e rituais maçônicos que busquem uma harmonização entre homens e mulheres dentro de um mesmo fundamento ético e moral com práticas de conduta que resgatem valores já perdidos em uma sociedade corrompida pelas práticas nocivas de maus elementos que objetivam justamente a destruição e o conflito mundial. Escrevo esses breves pensamentos e opiniões por ser uma mulher, ter real noção do meu papel na sociedade e na vida mas ter uma profunda admiração e desejo de fazer parte deste universo maçon ao qual tenho plena convicção ainda ser um último grupo, sociedade, irmandade e fraternidade o qual ainda busca a preservação de valores tão importantes para o bom andamento da sociedade e suas relações humanas.
T:.F:.A:.
Viviane Passos

Unknown disse...

A minha mãe deseja ser um ser de luz(Maçonico) O que ela deve fazer?

Unknown disse...

Minha Mae deseja ser um ser Maçonico e ela le varios livros Mais como explica o livro so homens podem ser seres maçonicos Deviam existir direitos iguais

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)