A Ordem DeMolay

Ao longo do tempo a Maçonaria inspirou ou criou várias organizações para educação e formação de jovens. Em função do enorme contingente de maçons existentes nos Estados Unidos e da ampla disseminação dos ideais maçônicos, este país foi o berço de várias destas organizações, as quais posteriormente se internacionalizaram. São exemplos as seguintes Ordens: DeMolay Internacional, Filhas de Jó, Garotas do Arco-Íris, Boy Builders, Girls of the Golden Court, Organization of Triangles, Constellation of Junior Stars. Destas, seguramente, a Ordem DeMolay é a maior e mais difundida.
.
.
O que é DeMolay?
DeMolay é uma organização iniciática dedicada a preparar jovens, entre 12 e 21 anos e do sexo masculino, para terem uma vida produtiva, feliz e bem sucedida. Contrariamente ao que muitos supõem, a Ordem não é uma Maçonaria juvenil, embora muitos princípios comuns permeiem as duas. Muitos dos membros são filhos de maçons, mas não exclusivamente, estando as portas da organização abertas a todos.

Baseando sua abordagem em princípios eternos e práticos e na participação ativa, a Ordem procura desenvolver nos jovens a consciência cívica, a responsabilidade pessoal e a habilidade de liderança, tão primordialmente necessárias na sociedade atual. Neste intento, são enfatizadas Sete Virtudes Cardeais. São elas: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Crenças religiosas não são ensinadas no âmbito da Ordem. Não há a pretensão de propagar ensinamentos de caráter religioso, mas a reverência ao sagrado é firmemente encorajada, seja qual for a religião de devoção do membro.

A organização combina sua séria missão com uma abordagem agradável que conduz à formação de laços de amizade entre os membros filiados aos mais de 1000 Capítulos existentes em todo o mundo. Os Capítulos são a “unidade operacional” da Ordem e se caracterizam por serem grupos distintos em constituição e localização geográfica, mas sempre subordinados a um Supremo Conselho. Cada Capítulo é patrocinado por um grupo e Maçons e assistido por um Conselho Consultivo.


Capítulos
No Brasil a Ordem DeMolay é relativamente recente, sua fundação ocorreu em 16 de agosto de 1980. Apesar disto, já existem muitos Capítulos. A maioria das cidades de médio porte possui um ou mais. Abaixo vão alguns links com endereços.

.

.

DeMolays Famosos

Tendo em vista sua recente fundação, a Ordem ainda não produziu expoentes no Brasil, mas em outros países há muitas pessoas de enorme destaque que foram “alumni” DeMolay. Três são muito famosos: Walt Disney, criador da Disney; John Wayne, ator de muito destaque; e Bill Clinton, ex-presidente americano.



No link abaixo existe uma interessante Galeria da Fama dos DeMolay:
http://universe.demolay.org/halloffame/

Foto de Jovens DeMolay Americanos

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom,você diz que a sociedade ou fraternidade DeMolay não é direcionado à filhos de MAÇON,mas falo para vocês que isso não é verdade pois tive um enorme interesse em conhecer afundo,mas um maçon me desmotivou dizendo que os Demolay era uma iniciação para a maçonaria,por isso somente filhos de maçon poderia entrar.Bom se isso não for verdade como você vem afirmando neste texto me mande um email.marcu_dc@yahoo.com.br

isis disse...

Bom dia!
Se um Maçon pede o quit place,seu filho Lowton continua sendo protegido pela Ordem ou Loja onde o mesmo foi apresentado como lowton?

Anônimo disse...

estimado anonimo, sou DeMolay a alguns anos e não sou filho de maçon, para que você possa fazer parte de nossa ordem precisa ser uma pessoa util a sociedade e de bons costumes, nos falamos em nossa ordem que, "para ser util a sociedade não precisa ser DeMolay, mas para ser um DeMolay tem que ser util a sociedade" continue buscando o conhecimento meu amigo e se aperfeiçoe como ser humano que certamente não passará despersebido pelos olhos de nossa fraterna ORDEM DEMOLAY
Que o pai celestial o ilumine.

Claudeval Galvão

Unknown disse...

Falou bonito irmão, tbm sou demolay, e não era filho de maçon na época em que entrei para a ordem

Queres Segredos da Maçonaria?

Então leia o que Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da língua portuguesa, escreveu sobre o Segredo Maçônico.

Pedras Evoluídas

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,
Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.
Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,
Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

Chico Science, cantor pernambucano falecido em 1997. (Uma pedra “evoluída”?)